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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Paroxítonas acentuadas terminadas em ditongo ã, ãs, ão, ãos.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Paroxítonas acentuadas terminadas em ditongo ã, ãs, ão, ãos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.

- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Vídeo disponível aqui.

Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), faça a orientação da atividade. Comece perguntando aos alunos se é possível que uma palavra tenha dois acentos. Mostre a imagem do cartaz, disponível no slide da introdução do plano original, leia-o em voz alta para os alunos e faça uma exploração do mesmo. Sinalize a palavra ÓRGÃOS e explicite a acentuação da mesma, convidando os alunos a refletirem sobre o modo como a palavra é acentuada. Caso seja possível, envie o vídeo da campanha, solicite que os alunos o assistam, localizem a palavra órgãos e compartilhem o vídeo com os familiares.

Desenvolvimento
Ainda utilizando o gravador de tela, exponha as palavras propostas nos slides 1 e 2 do desenvolvimento do plano (ÓRGÃOS; ÓRGÃOS X MACÃ). Explore as palavras explicitando a sílaba tônica e a acentuação. Utilize as orientações do plano original para realizar a exploração. Envie, por e-mail ou WhatsApp, a atividade proposta no desenvolvimento do plano (Vamos analisar as palavras?). Proponha que copiem no caderno e resolvam-na analisando qual é a sílaba tônica de cada palavra, para pensar se tem acento ou não. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e mostre as respostas através de ferramenta de gravação de tela, explicando-as para que os alunos corrijam suas atividades, ou, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilite um diálogo sobre a acentuação de palavras paroxítonas terminadas em Ã, ÃS, ÃO e ÃOS.

Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre os aprendizados acerca da acentuação de paroxítonas terminadas em Ã, ÃS, ÃO E ÃOS. Solicite que lhe enviem as anotações e elabore uma nota que sistematize as descobertas dos alunos em um painel, no PowerPoint. Envie-o aos alunos e solicite que o copiem no caderno.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem o cartaz e o vídeo da campanha de doação de órgãos com os familiares e conversem com eles sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_15ATS01

(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).


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