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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Paroxítonas acentuadas terminadas em ditongo ã, ãs, ão, ãos.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Paroxítonas acentuadas terminadas em ditongo ã, ãs, ão, ãos.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é diferenciar os acentos agudo e circunflexo do til e reconhecer a regularidade para o emprego de acento em paroxítonas terminadas em -ã(s) e -ão(s).

Materiais necessários: Cartaz Campanha Doação de órgãos, projetor, quadro, caderno, lápis

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer a sílaba tônica e ou considerar o til um acento.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos, começando com a pergunta: será que uma palavra pode ter dois acentos? A ideia é que os alunos fiquem em dúvida e procurem se lembrar de palavras assim, de modo que iniciem a aula preparados para o problema.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue em folhas impressas o cartaz da campanha.
  • Você pode também apresentar o vídeo da campanha no lugar da imagem. Nesse caso, a palavra órgãos, que será trabalhada, aparece ao 1 minuto e 55 segundos do vídeo.
  • Leia ou peça que um dos alunos o faça.
  • Discuta brevemente o assunto com os alunos para assegurar que entenderam o texto. Este momento pode ser utilizado para conscientizar as crianças a respeito do tema, ajudando-as a desenvolver as competências ligadas à empatia, solidariedade, responsabilidade e cidadania.

Materiais complementares:

Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?time_continue=120&v=VkVyUDtmMnE

Acesse a imagem: acesse aqui

Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Campanha de Doação de Órgãos 2018. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doeorgaos/downloads/MS_Doador_Cartaz_46x64.pdf. Acesso em 15 out. de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva a palavra “órgãos” no quadro e pergunte:
  • O que há de estranho nesta palavra? É esperado que os alunos respondam que a palavra tem dois acentos.
  • Para que serve o acento gráfico em uma palavra? É esperado que os alunos respondam que serve para marcar a sílaba mais forte (tônica), do contrário explique brevemente que o acento marca a sílaba tônica.
  • Então, será que essa palavra tem duas sílabas tônicas? Aqui os alunos podem responder que sim ou que não. A ideia é fazê-los refletir sobre o assunto.
  • Explique que cada palavra tem apenas uma sílaba tônica e pergunte: qual é a sílaba mais forte desta palavra? É esperado que os alunos respondam que é a sílaba ór-. Caso não respondam corretamente, faça a pronúncia da palavra colocando a sílaba tônica na última sílaba, de modo que eles percebam que a palavra só é pronunciada de forma correta quando a sílaba tônica é a sílaba ór-.
  • Pergunte: se a sílaba tônica é a sílaba ór- (primeira sílaba), então para que serve o til? É esperado que os alunos respondam que serve para modalizar a sílaba de modo que ela seja pronunciada de forma nasal. Do contrário, explique esta questão por meio de exemplos, como a pronúncia desta e de outras palavras sem o til.
  • É importante que os alunos percebam, ao final dessa reflexão, que o acento marca a sílaba tônica enquanto que o til acrescenta a nasalização à sílaba.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva as palavras órgão e maçã no quadro.
  • Pergunte:
  • O que as duas palavras têm em comum. (É esperado que os alunos respondam que é a presença do til na última sílaba.)
  • E o que elas têm de diferente? (É esperado que os alunos respondam que órgão tem acento enquanto maçã não.)
  • E quais são as sílabas tônicas de cada palavra? (É esperado que os alunos respondam que em órgão é a sílaba ór- e em maçã, a sílaba -çã.)
  • Será que existe alguma relação entre a presença do acento e do til e a sílaba tônica? (É esperado que os alunos respondam que, quando uma palavra tem o til e não possui acento, a sílaba tônica é a última e quando possui um acento, a sílaba tônica é aquela que em que o acento se encontra. Caso não cheguem a essa conclusão, explique e deixe isso claro, dando exemplos de como as palavras seriam pronunciadas se a sílaba tônica estivesse em outra posição.) É importante que os alunos compreendam que palavras terminadas em vogais ou ditongos nasais marcados com o til são naturalmente oxítonos, daí a necessidade de que haja acento gráfico quando a palavra é paroxítona.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que se organizem em duplas e distribua as folhas de atividade para cada aluno.
  • Explique a atividade: No primeiro exercício, os alunos devem analisar as palavras completando a tabela. Para isso, eles devem identificar e escrever a sílaba tônica na segunda coluna e dizer se a palavra possui acento ou não. No segundo exercício os alunos devem, com base no primeiro exercício, responder duas questões. Os objetivos desses exercícios consistem em o aluno perceber que o acento marca a sílaba tônica e que o til não possui essa mesma função, cabendo a ele apenas a função de nasalização bem como perceber que a vogal ou ditongo nasalizado com o til no final da palavra a torna oxítona.
  • Circule pela sala e permaneça disponível para que os alunos façam perguntas e manifestem suas dúvidas.
  • Quando os alunos terminarem, peça que eles socializem as suas respostas para o restante da sala. Quando os alunos terminarem, destaque o segundo exercício para, a partir dele, reforçar a regularidade: o acento marca a sílaba tônica e o til não possui essa mesma função, cabendo a ele apenas a função de nasalização e que a presença da vogal ou ditongo nasalizado no final da palavra a torna oxítona, quando não há acento em outra sílaba.

Materiais complementares:

Acesse a atividade para impressão: aqui

Acesse a resolução da atividade: aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Construa no quadro, com base no exercício recém realizado, em conjunto com os alunos, uma conclusão sobre o assunto que deve se assemelhar ao seguinte:
  • Os acentos servem para indicar a sílaba tônica das palavras e o til serve para tornar as vogais nasais.
  • Nas palavras que possuem til no final e não possuem acento, a sílaba mais forte é a última.
  • Quando a palavra possui til e precisa que penúltima sílaba seja a mais forte, ela necessita de um acento agudo ou circunflexo.
  • Peça aos alunos que anotem no caderno.
  • Converse sobre as últimas dúvidas dos alunos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é diferenciar os acentos agudo e circunflexo do til e reconhecer a regularidade para o emprego de acento em paroxítonas terminadas em -ã(s) e -ão(s).

Materiais necessários: Cartaz Campanha Doação de órgãos, projetor, quadro, caderno, lápis

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer a sílaba tônica e ou considerar o til um acento.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos, começando com a pergunta: será que uma palavra pode ter dois acentos? A ideia é que os alunos fiquem em dúvida e procurem se lembrar de palavras assim, de modo que iniciem a aula preparados para o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou entregue em folhas impressas o cartaz da campanha.
  • Você pode também apresentar o vídeo da campanha no lugar da imagem. Nesse caso, a palavra órgãos, que será trabalhada, aparece ao 1 minuto e 55 segundos do vídeo.
  • Leia ou peça que um dos alunos o faça.
  • Discuta brevemente o assunto com os alunos para assegurar que entenderam o texto. Este momento pode ser utilizado para conscientizar as crianças a respeito do tema, ajudando-as a desenvolver as competências ligadas à empatia, solidariedade, responsabilidade e cidadania.

Materiais complementares:

Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?time_continue=120&v=VkVyUDtmMnE

Acesse a imagem: acesse aqui

Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Campanha de Doação de Órgãos 2018. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doeorgaos/downloads/MS_Doador_Cartaz_46x64.pdf. Acesso em 15 out. de 2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva a palavra “órgãos” no quadro e pergunte:
  • O que há de estranho nesta palavra? É esperado que os alunos respondam que a palavra tem dois acentos.
  • Para que serve o acento gráfico em uma palavra? É esperado que os alunos respondam que serve para marcar a sílaba mais forte (tônica), do contrário explique brevemente que o acento marca a sílaba tônica.
  • Então, será que essa palavra tem duas sílabas tônicas? Aqui os alunos podem responder que sim ou que não. A ideia é fazê-los refletir sobre o assunto.
  • Explique que cada palavra tem apenas uma sílaba tônica e pergunte: qual é a sílaba mais forte desta palavra? É esperado que os alunos respondam que é a sílaba ór-. Caso não respondam corretamente, faça a pronúncia da palavra colocando a sílaba tônica na última sílaba, de modo que eles percebam que a palavra só é pronunciada de forma correta quando a sílaba tônica é a sílaba ór-.
  • Pergunte: se a sílaba tônica é a sílaba ór- (primeira sílaba), então para que serve o til? É esperado que os alunos respondam que serve para modalizar a sílaba de modo que ela seja pronunciada de forma nasal. Do contrário, explique esta questão por meio de exemplos, como a pronúncia desta e de outras palavras sem o til.
  • É importante que os alunos percebam, ao final dessa reflexão, que o acento marca a sílaba tônica enquanto que o til acrescenta a nasalização à sílaba.

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Orientações:

  • Projete ou escreva as palavras órgão e maçã no quadro.
  • Pergunte:
  • O que as duas palavras têm em comum. (É esperado que os alunos respondam que é a presença do til na última sílaba.)
  • E o que elas têm de diferente? (É esperado que os alunos respondam que órgão tem acento enquanto maçã não.)
  • E quais são as sílabas tônicas de cada palavra? (É esperado que os alunos respondam que em órgão é a sílaba ór- e em maçã, a sílaba -çã.)
  • Será que existe alguma relação entre a presença do acento e do til e a sílaba tônica? (É esperado que os alunos respondam que, quando uma palavra tem o til e não possui acento, a sílaba tônica é a última e quando possui um acento, a sílaba tônica é aquela que em que o acento se encontra. Caso não cheguem a essa conclusão, explique e deixe isso claro, dando exemplos de como as palavras seriam pronunciadas se a sílaba tônica estivesse em outra posição.) É importante que os alunos compreendam que palavras terminadas em vogais ou ditongos nasais marcados com o til são naturalmente oxítonos, daí a necessidade de que haja acento gráfico quando a palavra é paroxítona.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que se organizem em duplas e distribua as folhas de atividade para cada aluno.
  • Explique a atividade: No primeiro exercício, os alunos devem analisar as palavras completando a tabela. Para isso, eles devem identificar e escrever a sílaba tônica na segunda coluna e dizer se a palavra possui acento ou não. No segundo exercício os alunos devem, com base no primeiro exercício, responder duas questões. Os objetivos desses exercícios consistem em o aluno perceber que o acento marca a sílaba tônica e que o til não possui essa mesma função, cabendo a ele apenas a função de nasalização bem como perceber que a vogal ou ditongo nasalizado com o til no final da palavra a torna oxítona.
  • Circule pela sala e permaneça disponível para que os alunos façam perguntas e manifestem suas dúvidas.
  • Quando os alunos terminarem, peça que eles socializem as suas respostas para o restante da sala. Quando os alunos terminarem, destaque o segundo exercício para, a partir dele, reforçar a regularidade: o acento marca a sílaba tônica e o til não possui essa mesma função, cabendo a ele apenas a função de nasalização e que a presença da vogal ou ditongo nasalizado no final da palavra a torna oxítona, quando não há acento em outra sílaba.

Materiais complementares:

Acesse a atividade para impressão: aqui

Acesse a resolução da atividade: aqui

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Construa no quadro, com base no exercício recém realizado, em conjunto com os alunos, uma conclusão sobre o assunto que deve se assemelhar ao seguinte:
  • Os acentos servem para indicar a sílaba tônica das palavras e o til serve para tornar as vogais nasais.
  • Nas palavras que possuem til no final e não possuem acento, a sílaba mais forte é a última.
  • Quando a palavra possui til e precisa que penúltima sílaba seja a mais forte, ela necessita de um acento agudo ou circunflexo.
  • Peça aos alunos que anotem no caderno.
  • Converse sobre as últimas dúvidas dos alunos.

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