Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é diferenciar os acentos agudo e circunflexo do til e reconhecer a regularidade para o emprego de acento em paroxítonas terminadas em -ã(s) e -ão(s).
Materiais necessários: Cartaz Campanha Doação de órgãos, projetor, quadro, caderno, lápis
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer a sílaba tônica e ou considerar o til um acento.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema para os alunos, começando com a pergunta: será que uma palavra pode ter dois acentos? A ideia é que os alunos fiquem em dúvida e procurem se lembrar de palavras assim, de modo que iniciem a aula preparados para o problema.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete ou entregue em folhas impressas o cartaz da campanha.
- Você pode também apresentar o vídeo da campanha no lugar da imagem. Nesse caso, a palavra órgãos, que será trabalhada, aparece ao 1 minuto e 55 segundos do vídeo.
- Leia ou peça que um dos alunos o faça.
- Discuta brevemente o assunto com os alunos para assegurar que entenderam o texto. Este momento pode ser utilizado para conscientizar as crianças a respeito do tema, ajudando-as a desenvolver as competências ligadas à empatia, solidariedade, responsabilidade e cidadania.
Materiais complementares:
Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?time_continue=120&v=VkVyUDtmMnE
Acesse a imagem: acesse aqui
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Campanha de Doação de Órgãos 2018. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doeorgaos/downloads/MS_Doador_Cartaz_46x64.pdf. Acesso em 15 out. de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva a palavra “órgãos” no quadro e pergunte:
- O que há de estranho nesta palavra? É esperado que os alunos respondam que a palavra tem dois acentos.
- Para que serve o acento gráfico em uma palavra? É esperado que os alunos respondam que serve para marcar a sílaba mais forte (tônica), do contrário explique brevemente que o acento marca a sílaba tônica.
- Então, será que essa palavra tem duas sílabas tônicas? Aqui os alunos podem responder que sim ou que não. A ideia é fazê-los refletir sobre o assunto.
- Explique que cada palavra tem apenas uma sílaba tônica e pergunte: qual é a sílaba mais forte desta palavra? É esperado que os alunos respondam que é a sílaba ór-. Caso não respondam corretamente, faça a pronúncia da palavra colocando a sílaba tônica na última sílaba, de modo que eles percebam que a palavra só é pronunciada de forma correta quando a sílaba tônica é a sílaba ór-.
- Pergunte: se a sílaba tônica é a sílaba ór- (primeira sílaba), então para que serve o til? É esperado que os alunos respondam que serve para modalizar a sílaba de modo que ela seja pronunciada de forma nasal. Do contrário, explique esta questão por meio de exemplos, como a pronúncia desta e de outras palavras sem o til.
- É importante que os alunos percebam, ao final dessa reflexão, que o acento marca a sílaba tônica enquanto que o til acrescenta a nasalização à sílaba.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou escreva as palavras órgão e maçã no quadro.
- Pergunte:
- O que as duas palavras têm em comum. (É esperado que os alunos respondam que é a presença do til na última sílaba.)
- E o que elas têm de diferente? (É esperado que os alunos respondam que órgão tem acento enquanto maçã não.)
- E quais são as sílabas tônicas de cada palavra? (É esperado que os alunos respondam que em órgão é a sílaba ór- e em maçã, a sílaba -çã.)
- Será que existe alguma relação entre a presença do acento e do til e a sílaba tônica? (É esperado que os alunos respondam que, quando uma palavra tem o til e não possui acento, a sílaba tônica é a última e quando possui um acento, a sílaba tônica é aquela que em que o acento se encontra. Caso não cheguem a essa conclusão, explique e deixe isso claro, dando exemplos de como as palavras seriam pronunciadas se a sílaba tônica estivesse em outra posição.) É importante que os alunos compreendam que palavras terminadas em vogais ou ditongos nasais marcados com o til são naturalmente oxítonos, daí a necessidade de que haja acento gráfico quando a palavra é paroxítona.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça aos alunos que se organizem em duplas e distribua as folhas de atividade para cada aluno.
- Explique a atividade: No primeiro exercício, os alunos devem analisar as palavras completando a tabela. Para isso, eles devem identificar e escrever a sílaba tônica na segunda coluna e dizer se a palavra possui acento ou não. No segundo exercício os alunos devem, com base no primeiro exercício, responder duas questões. Os objetivos desses exercícios consistem em o aluno perceber que o acento marca a sílaba tônica e que o til não possui essa mesma função, cabendo a ele apenas a função de nasalização bem como perceber que a vogal ou ditongo nasalizado com o til no final da palavra a torna oxítona.
- Circule pela sala e permaneça disponível para que os alunos façam perguntas e manifestem suas dúvidas.
- Quando os alunos terminarem, peça que eles socializem as suas respostas para o restante da sala. Quando os alunos terminarem, destaque o segundo exercício para, a partir dele, reforçar a regularidade: o acento marca a sílaba tônica e o til não possui essa mesma função, cabendo a ele apenas a função de nasalização e que a presença da vogal ou ditongo nasalizado no final da palavra a torna oxítona, quando não há acento em outra sílaba.
Materiais complementares:
Acesse a atividade para impressão: aqui
Acesse a resolução da atividade: aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Construa no quadro, com base no exercício recém realizado, em conjunto com os alunos, uma conclusão sobre o assunto que deve se assemelhar ao seguinte:
- Os acentos servem para indicar a sílaba tônica das palavras e o til serve para tornar as vogais nasais.
- Nas palavras que possuem til no final e não possuem acento, a sílaba mais forte é a última.
- Quando a palavra possui til e precisa que penúltima sílaba seja a mais forte, ela necessita de um acento agudo ou circunflexo.
- Peça aos alunos que anotem no caderno.
- Converse sobre as últimas dúvidas dos alunos.