14646
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Variação do artigo, substantivo e adjetivo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Variação do artigo, substantivo e adjetivo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações, atividade e troca de mensagens entre os estudantes e a professora;
Tabela do jogo labirinto, disponível aqui, e resolução do mesmo, disponível aqui;
Imagem da tabela do labirinto em branco, disponível aqui, e lista de palavras, disponível aqui.

- Opcionais:
Google Jamboard (tutorial disponível aqui); 
Canais para videochamadas, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom. 

Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a informação de que, nas próximas atividades, os estudantes vão brincar com algumas palavras. O jogo auxilia no entendimento sobre a classe à qual cada palavra pertence e a possibilidade de variação quanto ao gênero e ao número. Dispare as seguintes perguntas:
“Dizer ‘encontrei o velho soldado’ é o mesmo que dizer ‘encontrei um velho soldado’?
A frase anterior é composta por artigo, substantivo e adjetivo. Você é capaz de definir cada uma dessas classes de palavras? Todas elas podem variar em gênero e número?”
Estipule um prazo de 1 a 2 dias para que eles enviem as respostas. Utilize as orientações do plano original para apoiar sua devolutiva.

Desenvolvimento
Acesse o Google Jamboard para preparar o jogo do labirinto. Com essa ferramenta, será possível inserir a imagem que está no plano original e riscar, com a ajuda das crianças, o caminho até a saída do labirinto. Combine uma videochamada para realizar essa atividade coletivamente. Veja as orientações no plano original.

Caso não seja possível fazê-la coletivamente, envie aos estudantes a tabela do jogo labirinto, disponível aqui, com uma explicação em vídeo ou áudio. Posteriormente, envie a resolução do jogo do labirinto, disponível aqui.

Depois disso, desafie os estudantes a criar seus próprios jogos do labirinto para que os colegas descubram a saída. Explique a atividade com base nas orientações do plano original. Envie a eles a imagem da tabela do labirinto em branco, disponível aqui, e a lista de palavras, disponível aqui. Incentive que troquem informações com os colegas e, se achar possível que todos se comuniquem, forme duplas para a realização dessas atividades.

Estipule um prazo para que lhe enviem os labirintos (eles podem fazer no caderno e fotografar ou fazer uma tabela no Word e digitar). Se possível, converta todos os labirintos para a tabela digitada e reenvie-os para outras duplas tentarem encontrar a saída (certifique-se de que os labirintos funcionam).

Fechamento
Siga as orientações do plano original para fazer o fechamento desta aula. Combine com os estudantes uma videochamada para falar da experiência e compartilhe uma tela com 3 colunas a serem preenchidas coletivamente (palavras que variam em gênero e número - palavras que têm gênero mas não variam - palavras que não variam em nada).

Aproveite para regular possíveis compreensões distorcidas, afinal, essa é a última aula de um conjunto de três planos de aula. Registre com os estudantes as principais conclusões a que chegaram. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para compartilhar com os estudantes que não conseguirem acompanhá-la.

Caso não consiga fazer a videochamada, envie aos estudantes a tabela com as três colunas a serem preenchidas e peça que a completem com as palavras do jogo. Solicite ainda que enviem suas conclusões sobre concordância nominal. Diante dessas falas e do material enviado pelos estudantes, faça uma devolutiva geral para a turma.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a mediar a troca de mensagens com os colegas e com a professora, bem como auxiliar a participação na videochamada (se for o caso). É importante que as famílias incentivem os estudantes a realizar as atividades e que possam apoiar a manutenção dos vínculos afetivos com a turma.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_12ATS03

(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas