14646
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Variação do artigo, substantivo e adjetivo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Variação do artigo, substantivo e adjetivo

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aplicar os conhecimentos de variabilidade ou não das palavras e retomar conceitos de palavra variável, invariável e os tipos de variabilidade.

Materiais necessários:

Fichas grandes com palavras coloridas;

Malha quadriculada (5X6) com espaçamento suficiente para 30 palavras;

Lápis e borracha;

2 Papéis A3 para montagem de lista coletiva.

Dificuldades antecipadas:

Terão de recorrer a um cartaz ou anotação do caderno ou escrito no quadro para pensar nos conceitos de gênero e número e analisar cada palavra, identificando as que não correspondem a essa variação.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas, tendo o quadro a frente de todos.
  • Coloque no quadro ou projete o título da aula: Substantivo, adjetivo, artigo: variam em quê? Saia desse labirinto!
  • Questione após a leitura:

a) O que significam essas classes de palavras? O que as três têm em comum? Como se relacionam? (Esperamos que respondam que são grupos nominais, no qual o substantivo tem papel central, nomeando seres, o adjetivo dá-lhe características e o artigo determina ou indetermina, a depender do efeito de sentido pretendido. O velho soldado é diferente de um velho soldado.)

b) Em que podem variar? (Esperamos que respondam: em gênero e número).

c) O que esperar da frase “Saia desse labirinto!”?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Coloque no quadro o labirinto acima.
  • Leia e analise com as crianças a que classe de palavras cada uma pertence.
  • Analise a variabilidade, escrevendo no quadro as possibilidades:

a) Varia em gênero e número (colocar exemplos).

b) Tem gênero mas não varia.

c) Não varia em nada.

  • Resolva o labirinto coletivamente: dê atenção especial ao comando, pois terão que produzir um. Faça-os notar que ele precisa ser claro e sucinto.

Materiais complementares:

Para imprimir o labirinto acima (atividade de introdução), acesse aqui

Acesse a resolução da atividade de introdução, acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Entregue a malha quadriculada (5X6) com espaçamento suficiente para 30 palavras.
  • Proponha que cada aluno escolha 30 palavras (que estão no próximo slide ou podem ser impressas, escritas no quadro ou em cartaz) e monte sua cartela da seguinte forma:
  • Escolha um tipo de variabilidade (a ou b).

a) Varia em gênero e número (colocar dois exemplos do exercício anterior).

b) Tem gênero mas não varia (colocar dois exemplos do exercício anterior).

  • Use palavras desse tipo e montar um caminho de labirinto, com entrada e saída, dispondo as palavras no papel.
  • Esconda essas palavras com outras ( substantivos, adjetivos ou pronomes, preenchendo toda a folha).
  • Troque de malha com o colega da dupla para que um resolva o desafio do outro (lembrando que o caminho é sempre vertical ou horizontal, nunca diagonal).

Materiais complementares:

Acesse o labirinto a ser preenchido: acesse aqui

Acesse a lista de palavras: acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Lista de palavras para o exercício.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Vencem todos os que encontrarem as respostas.
  • Monte num cartaz, com o papel A3, três listas de palavras (com as palavras da amostragem ampla), de acordo com a classificação A, B e C:
  • variam em gênero e número.
  • têm gênero, mas não variam.
  • não variam.

3. Questione: na construção do texto, o que podemos observar sobre a variação dos grupos nominais?

(Esperamos que cheguem à reflexão de que o artigo e o adjetivo sempre concordam com o substantivo e que a variação deles altera o sentido do texto, do que queremos dizer).

Materiais complementares:

Acesse a lista de palavras: acesse aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aplicar os conhecimentos de variabilidade ou não das palavras e retomar conceitos de palavra variável, invariável e os tipos de variabilidade.

Materiais necessários:

Fichas grandes com palavras coloridas;

Malha quadriculada (5X6) com espaçamento suficiente para 30 palavras;

Lápis e borracha;

2 Papéis A3 para montagem de lista coletiva.

Dificuldades antecipadas:

Terão de recorrer a um cartaz ou anotação do caderno ou escrito no quadro para pensar nos conceitos de gênero e número e analisar cada palavra, identificando as que não correspondem a essa variação.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento). Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas, tendo o quadro a frente de todos.
  • Coloque no quadro ou projete o título da aula: Substantivo, adjetivo, artigo: variam em quê? Saia desse labirinto!
  • Questione após a leitura:

a) O que significam essas classes de palavras? O que as três têm em comum? Como se relacionam? (Esperamos que respondam que são grupos nominais, no qual o substantivo tem papel central, nomeando seres, o adjetivo dá-lhe características e o artigo determina ou indetermina, a depender do efeito de sentido pretendido. O velho soldado é diferente de um velho soldado.)

b) Em que podem variar? (Esperamos que respondam: em gênero e número).

c) O que esperar da frase “Saia desse labirinto!”?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Coloque no quadro o labirinto acima.
  • Leia e analise com as crianças a que classe de palavras cada uma pertence.
  • Analise a variabilidade, escrevendo no quadro as possibilidades:

a) Varia em gênero e número (colocar exemplos).

b) Tem gênero mas não varia.

c) Não varia em nada.

  • Resolva o labirinto coletivamente: dê atenção especial ao comando, pois terão que produzir um. Faça-os notar que ele precisa ser claro e sucinto.

Materiais complementares:

Para imprimir o labirinto acima (atividade de introdução), acesse aqui

Acesse a resolução da atividade de introdução, acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Entregue a malha quadriculada (5X6) com espaçamento suficiente para 30 palavras.
  • Proponha que cada aluno escolha 30 palavras (que estão no próximo slide ou podem ser impressas, escritas no quadro ou em cartaz) e monte sua cartela da seguinte forma:
  • Escolha um tipo de variabilidade (a ou b).

a) Varia em gênero e número (colocar dois exemplos do exercício anterior).

b) Tem gênero mas não varia (colocar dois exemplos do exercício anterior).

  • Use palavras desse tipo e montar um caminho de labirinto, com entrada e saída, dispondo as palavras no papel.
  • Esconda essas palavras com outras ( substantivos, adjetivos ou pronomes, preenchendo toda a folha).
  • Troque de malha com o colega da dupla para que um resolva o desafio do outro (lembrando que o caminho é sempre vertical ou horizontal, nunca diagonal).

Materiais complementares:

Acesse o labirinto a ser preenchido: acesse aqui

Acesse a lista de palavras: acesse aqui

Slide Plano Aula

Orientações: Lista de palavras para o exercício.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Vencem todos os que encontrarem as respostas.
  • Monte num cartaz, com o papel A3, três listas de palavras (com as palavras da amostragem ampla), de acordo com a classificação A, B e C:
  • variam em gênero e número.
  • têm gênero, mas não variam.
  • não variam.

3. Questione: na construção do texto, o que podemos observar sobre a variação dos grupos nominais?

(Esperamos que cheguem à reflexão de que o artigo e o adjetivo sempre concordam com o substantivo e que a variação deles altera o sentido do texto, do que queremos dizer).

Materiais complementares:

Acesse a lista de palavras: acesse aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP07 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano