14644
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quando usar a vírgula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Quando usar a vírgula

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações sobre as atividades e troca de mensagens com os estudantes;
Texto de um livro a sua escolha, do qual você possa retirar as vírgulas e separar em trechos para que as crianças possam pontuar;
Canais para videochamadas e aula online, como o Google Meet ou o Zoom, para que os estudantes possam realizar a tarefa em grupos e para o fechamento da proposta.

- Opcionais:
Vídeo do YouTube com a contação da história “Até as princesas soltam pum!”, disponível aqui;
Trechos da história já divididos e compartilhados por meio de arquivos editáveis no Google Drive.

Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o convite para que as crianças ouçam uma história. O plano original sugere o uso do livro “Até as princesas soltam pum!” e um link, disponível aqui, com a contação dessa história. Entretanto, você pode escolher outro livro, desde que seja possível que você grave a contação dessa história e possa manipular o texto, retirando as vírgulas e o dividindo em trechos. Observação: retire do texto apenas as ocorrências de vírgulas que estiverem em contextos já estudados.

Explique para os estudantes que eles receberão trechos sem vírgulas dessa história e que o desafio será pontuá-los lembrando-se dos usos já estudados nas aulas anteriores: chamamentos, explicações, enumerações e conectivos (advérbios).

Se possível, divida-os em grupo e oriente que realizem a atividade juntos, por meio de videochamada ou um arquivo compartilhado no Google Drive.

Desenvolvimento
Se os estudantes forem realizar a atividade em grupos, designe para cada grupo um trecho da história escolhida e peça que o pontuem com vírgulas (lembre-se que o trecho deve estar sem as vírgulas em contextos já estudados).
Após realizarem a atividade, solicite que lhe enviem os trechos pontuados. Se estiverem utilizando um arquivo compartilhável do Google Drive, será possível acompanhar o andamento da atividade e monitorar a participação de cada estudante.

Esses dados são importantes para a avaliação da proposta e para a avaliação individual de cada estudante. Estipule um prazo para a entrega da atividade.

Fechamento
Combine uma aula online para que possam socializar os trechos pontuados da história. Se possível, compartilhe a tela do seu computador com as resoluções dos grupos e problematize o emprego das vírgulas. Aproveite para regular possíveis compreensões distorcidas, afinal, essa é a última aula de um conjunto de três planos de aula. Grave a aula online para compartilhar com os estudantes que não conseguirem acompanhá-la.

Caso não consiga fazer a aula online, peça que os estudantes enviem um áudio relatando suas conclusões e dicas para o emprego da vírgula em textos escritos. Diante dessas falas e do material enviado pelos estudantes, faça uma devolutiva geral à turma, sugerindo revisões, aprofundamentos ou apenas relatando suas percepções sobre a participação e avanços deles durante as propostas.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a ouvir a história junto com a criança. Pode também mediar a troca de mensagens com a professora e com os colegas, bem como auxiliar o uso do Google Drive e a participação na aula online (se for o caso). É importante que a família possa apoiar a manutenção dos vínculos afetivos que existem entre os estudantes e com a professora.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_09ATS03

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas