Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir e perceber a importância da pontuação na compreensão leitora. Identificar os sinais de pontuação, com ênfase na vírgula, em frases e pequenos textos. Ler textos e reconhecer as situações que propiciem do uso correto da vírgula.
Materiais necessários: cartolina, canetas coloridas, fichas, computador, datashow.
Dificuldades antecipadas: Falta de ritmo e sequência lógica na leitura em virtude de pouco uso ou desconhecimento dos sinais de pontuação.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf acesso em 15 out. de 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Questione se eles sabem qual a importância/necessidade e quando utilizar a vírgula.
- Escreva as hipóteses no quadro.
Espera-se que os alunos respondam:
Para separar:
- o vocativo;
- o aposto;
- elementos ou frases (independentes) que podem ser listadas;
- conectivos (advérbios).
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Questione seus alunos:
- Olhando a capa, qual o tema da história que vamos ler?
- Qual será o gênero textual?
- Coloque seus alunos em grupo 5 grupos.
- Cada grupo deverá ter uma lousa mágica para apresentar suas respostas. Caso prefira, você poderá utilizar folhas de sulfite.
- Primeiramente, cada grupo irá pontuar (colocar a vírgula) na sua parte do texto.
Materiais complementares:
Computador e data show.
Fonte:
BRENMAM, Ilan; ZILBERMAN, Ionil. Até as princesas soltam pum. 3. ed. São Paulo: Brinque-book, 2008.
https://www.youtube.com/watch?v=MyS7MrKRD0w acesso em 11 dez. de 2018. Canal - Brinque-Book
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Divida o texto do livro “Até as princesas soltam pum”, de Ilan Brenman e Lonit Zilberman, em 5 partes. Antes de entregar uma cópia aos alunos, retire todas as vírgulas do texto. Caso você não tenha acesso a esse texto, você poderá utilizar outro.
- Entregue uma cópia da atividade para cada componente do grupo. Cada parte deverá ser sorteada.
- Peça aos grupos que leiam silenciosamente.
- Em seguida, peça que coloquem vírgulas onde julgarem necessário.
- Explique que o grupo 4 tem uma vírgula a mais que os outros, contudo só será pontuado até 8 pontos.
- Quando terminarem, projete o texto sem pontuação no quadro ou cole-o em cartazes com letra ampliada.
- Coletivamente, vá realizando as pontuações, conforme os alunos vão apresentando. É importante a visualização do aluno para melhor compreensão.
- Confronte com o texto original e atribua os pontos. Se houver divergências, verifique se a versão do aluno também faça sentido, se sim, atribua a pontuação.
- Numa segunda etapa, a cada pontuação peça que respondam o porquê a utilização da vírgula, escrevendo na lousa mágica. Ganhará o ponto que for o primeiro a responder corretamente, se houver empate, atribua para os que acertarem ao mesmo tempo.
Materiais complementares:
Ilan Brenman e Lonit Zilberman. Até as princesas soltam pum. Brinque Book.
Como fazer uma lousa mágica. Disponível em https://atividadesparaprofessores.com.br/lousa-magica-com-papel-contact/ acesso em 15 out. de 2018.
E.V.A. grosso e fino, papel cartão branco, papel contact incolor, cola quente, caneta para quadro branco.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar, com as próprias palavras, quando a vírgula deve ser utilizada de forma correta. Anote as hipóteses.
- Espera-se que os alunos deem dicas para:
- Vocativo (chamamento)
- Aposto (explicação ou especificação)
- Enumerar ou listar objetos e frase independentes.
- Separar conectivos ou advérbios
3. Lembre-os também que a vírgula é utilizada para separar local e data.
Material complementar:
Para imprimir este slide, acesse aqui