14644
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quando usar a vírgula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Quando usar a vírgula

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir e perceber a importância da pontuação na compreensão leitora. Identificar os sinais de pontuação, com ênfase na vírgula, em frases e pequenos textos. Ler textos e reconhecer as situações que propiciem do uso correto da vírgula.

Materiais necessários: cartolina, canetas coloridas, fichas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas: Falta de ritmo e sequência lógica na leitura em virtude de pouco uso ou desconhecimento dos sinais de pontuação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf acesso em 15 out. de 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Questione se eles sabem qual a importância/necessidade e quando utilizar a vírgula.
  • Escreva as hipóteses no quadro.

Espera-se que os alunos respondam:

Para separar:

- o vocativo;

- o aposto;

- elementos ou frases (independentes) que podem ser listadas;

- conectivos (advérbios).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Questione seus alunos:

  • Olhando a capa, qual o tema da história que vamos ler?
  • Qual será o gênero textual?
  • Coloque seus alunos em grupo 5 grupos.
  • Cada grupo deverá ter uma lousa mágica para apresentar suas respostas. Caso prefira, você poderá utilizar folhas de sulfite.
  • Primeiramente, cada grupo irá pontuar (colocar a vírgula) na sua parte do texto.

Materiais complementares:

Computador e data show.

Fonte:

BRENMAM, Ilan; ZILBERMAN, Ionil. Até as princesas soltam pum. 3. ed. São Paulo: Brinque-book, 2008.

https://www.youtube.com/watch?v=MyS7MrKRD0w acesso em 11 dez. de 2018. Canal - Brinque-Book

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Divida o texto do livro “Até as princesas soltam pum”, de Ilan Brenman e Lonit Zilberman, em 5 partes. Antes de entregar uma cópia aos alunos, retire todas as vírgulas do texto. Caso você não tenha acesso a esse texto, você poderá utilizar outro.
  • Entregue uma cópia da atividade para cada componente do grupo. Cada parte deverá ser sorteada.
  • Peça aos grupos que leiam silenciosamente.
  • Em seguida, peça que coloquem vírgulas onde julgarem necessário.
  • Explique que o grupo 4 tem uma vírgula a mais que os outros, contudo só será pontuado até 8 pontos.
  • Quando terminarem, projete o texto sem pontuação no quadro ou cole-o em cartazes com letra ampliada.
  • Coletivamente, vá realizando as pontuações, conforme os alunos vão apresentando. É importante a visualização do aluno para melhor compreensão.
  • Confronte com o texto original e atribua os pontos. Se houver divergências, verifique se a versão do aluno também faça sentido, se sim, atribua a pontuação.
  • Numa segunda etapa, a cada pontuação peça que respondam o porquê a utilização da vírgula, escrevendo na lousa mágica. Ganhará o ponto que for o primeiro a responder corretamente, se houver empate, atribua para os que acertarem ao mesmo tempo.

Materiais complementares:

Ilan Brenman e Lonit Zilberman. Até as princesas soltam pum. Brinque Book.

Como fazer uma lousa mágica. Disponível em https://atividadesparaprofessores.com.br/lousa-magica-com-papel-contact/ acesso em 15 out. de 2018.

E.V.A. grosso e fino, papel cartão branco, papel contact incolor, cola quente, caneta para quadro branco.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar, com as próprias palavras, quando a vírgula deve ser utilizada de forma correta. Anote as hipóteses.
  • Espera-se que os alunos deem dicas para:
  • Vocativo (chamamento)
  • Aposto (explicação ou especificação)
  • Enumerar ou listar objetos e frase independentes.
  • Separar conectivos ou advérbios

3. Lembre-os também que a vírgula é utilizada para separar local e data.

Material complementar:

Para imprimir este slide, acesse aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir e perceber a importância da pontuação na compreensão leitora. Identificar os sinais de pontuação, com ênfase na vírgula, em frases e pequenos textos. Ler textos e reconhecer as situações que propiciem do uso correto da vírgula.

Materiais necessários: cartolina, canetas coloridas, fichas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas: Falta de ritmo e sequência lógica na leitura em virtude de pouco uso ou desconhecimento dos sinais de pontuação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf acesso em 15 out. de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Questione se eles sabem qual a importância/necessidade e quando utilizar a vírgula.
  • Escreva as hipóteses no quadro.

Espera-se que os alunos respondam:

Para separar:

- o vocativo;

- o aposto;

- elementos ou frases (independentes) que podem ser listadas;

- conectivos (advérbios).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Questione seus alunos:

  • Olhando a capa, qual o tema da história que vamos ler?
  • Qual será o gênero textual?
  • Coloque seus alunos em grupo 5 grupos.
  • Cada grupo deverá ter uma lousa mágica para apresentar suas respostas. Caso prefira, você poderá utilizar folhas de sulfite.
  • Primeiramente, cada grupo irá pontuar (colocar a vírgula) na sua parte do texto.

Materiais complementares:

Computador e data show.

Fonte:

BRENMAM, Ilan; ZILBERMAN, Ionil. Até as princesas soltam pum. 3. ed. São Paulo: Brinque-book, 2008.

https://www.youtube.com/watch?v=MyS7MrKRD0w acesso em 11 dez. de 2018. Canal - Brinque-Book

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Divida o texto do livro “Até as princesas soltam pum”, de Ilan Brenman e Lonit Zilberman, em 5 partes. Antes de entregar uma cópia aos alunos, retire todas as vírgulas do texto. Caso você não tenha acesso a esse texto, você poderá utilizar outro.
  • Entregue uma cópia da atividade para cada componente do grupo. Cada parte deverá ser sorteada.
  • Peça aos grupos que leiam silenciosamente.
  • Em seguida, peça que coloquem vírgulas onde julgarem necessário.
  • Explique que o grupo 4 tem uma vírgula a mais que os outros, contudo só será pontuado até 8 pontos.
  • Quando terminarem, projete o texto sem pontuação no quadro ou cole-o em cartazes com letra ampliada.
  • Coletivamente, vá realizando as pontuações, conforme os alunos vão apresentando. É importante a visualização do aluno para melhor compreensão.
  • Confronte com o texto original e atribua os pontos. Se houver divergências, verifique se a versão do aluno também faça sentido, se sim, atribua a pontuação.
  • Numa segunda etapa, a cada pontuação peça que respondam o porquê a utilização da vírgula, escrevendo na lousa mágica. Ganhará o ponto que for o primeiro a responder corretamente, se houver empate, atribua para os que acertarem ao mesmo tempo.

Materiais complementares:

Ilan Brenman e Lonit Zilberman. Até as princesas soltam pum. Brinque Book.

Como fazer uma lousa mágica. Disponível em https://atividadesparaprofessores.com.br/lousa-magica-com-papel-contact/ acesso em 15 out. de 2018.

E.V.A. grosso e fino, papel cartão branco, papel contact incolor, cola quente, caneta para quadro branco.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar, com as próprias palavras, quando a vírgula deve ser utilizada de forma correta. Anote as hipóteses.
  • Espera-se que os alunos deem dicas para:
  • Vocativo (chamamento)
  • Aposto (explicação ou especificação)
  • Enumerar ou listar objetos e frase independentes.
  • Separar conectivos ou advérbios

3. Lembre-os também que a vírgula é utilizada para separar local e data.

Material complementar:

Para imprimir este slide, acesse aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano