14643
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisando e ampliando a campanha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Revisando e ampliando a campanha

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução 
Esta aula retoma e dá continuidade às sugestões propostas na aula anterior, disponível aqui.
Marque um encontro pelo Google Meet e organize os mesmos grupos da aula anterior. Você pode organizar o trabalho em grupos abrindo novas abas no navegador e iniciando novas reuniões pelo Google Meet somente com os integrantes de cada grupo (nesse caso, mantenha igualmente ativa a aba da reunião com a turma toda).
O arquivo com as orientações do plano está disponível aqui.
Para cada grupo, envie o link para o arquivo (cartaz elaborado pelo grupo) que você criou na aula anterior e um link para que as crianças tenham acesso à tabela a ser preenchida (veja a sugestão de tabela disponível aqui).
Caso a sua aula seja assíncrona, envie os links dos arquivos juntamente com um áudio ou vídeo contendo as orientações apresentadas no plano.

Desenvolvimento
Alterne-se entre as abas das reuniões para acompanhar a realização da atividade pelo grupo.
No mesmo arquivo em que estão apresentadas as tabelas, solicite que as crianças digitem o slogan criado pelo grupo.
Caso a sua aula seja assíncrona, oriente os integrantes de cada grupo a conversarem entre si, e solicite que um integrante de cada grupo envie áudios com retornos sobre o andamento do trabalho para você para acompanhar a realização da atividade.

Fechamento
Finalize o encontro seguindo as orientações do plano.
Em aulas assíncronas, solicite aos grupos que enviem um áudio ou vídeo com a leitura de seus respectivos slogans, reúna todos e compartilhe-os com o grupo. Envie um áudio ou vídeo com as intervenções sugeridas no plano.
As imagens das campanhas completas estão disponíveis 1. aqui; 2. aqui; 3. aqui e 4. aqui.

Convite às famílias
Você pode brincar com a criança de “Pense rápido”. Um participante por vez fala uma palavra e os demais precisam inventar um slogan com a palavra dita. Quem concluir um texto claro, com sentido e criativo mais rapidamente será o próximo a propor a palavra.

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO1_05SQA09

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas