14643
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisando e ampliando a campanha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Revisando e ampliando a campanha

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização) .

Materiais necessários: Cópias das campanhas “Afaste os bichos , lave as mãos”, “Higienize as mãos”, “Hoje é o dia mundial de lavar as mãos” e “Suas mãos levam à saúde” (Anexo 1), cartazes produzidos pelos alunos, matriz do quadro/tabela (Anexo 2) xerocado para cada grupo e papéis diversos.

Links para acesso às campanhas:

https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a. Acesso em 11/12/2018.

http://cromg.org.br/oms-e-anvisa-lancam-campanha-3/. Acesso em 11/12/2018.

http://www.hospitalviladaserra.com.br/dia-mundial-de-lavar-as-maos/. Acesso em 11/12/2018.

https://elosdasaude.files.wordpress.com/2013/05/higienizac3a7c3a3o-das-mc3a3os.jpg. Acesso em 11/12/2018.

Link para acesso às atividades de impressão:

ANEXO 1 - cartazes das campanhas: acesse aqui

ANEXO 2 - matriz quadro/tabela para análise do gênero: acesse aqui

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola:reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Sobre chaves de correção de diversos gêneros textuais:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf. Acesso em 11/12/2018.

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula: realizar uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma utilizando a mesma formatação da aula anterior (plano 8) com os mesmos integrantes de cada grupo, ou seja, a turma será composta por 4 grupos.
  • Para esta aula serão selecionadas as 4 campanhas publicitárias utilizadas no plano anterior e os trabalhos produzidos por cada grupo (cartazes das campanhas).
  • Distribua novamente os trabalhos produzidos para o grupo específico.
  • Diga às crianças que a proposta da aula será revisar o cartaz com a campanha montada na aula anterior e produzir novos slogans para essa mesma campanha.
  • A revisão será relativa aos aspectos estruturais do gênero seguida da produção de novos slogans para ela.

Observações:

  • Deixe reservadas as cópias das campanhas originais que foram usadas no plano 8.
  • Utilize os cartazes que foram produzidos pelos alunos.
  • Por se tratar de um gênero textual multissemiótico (emprega diferentes linguagens em sua composição), no momento da revisão da campanha oriente os alunos para estarem atentos aos aspectos multimodais do texto - gráficos (tipo de letra, tamanho, cor, espessura, etc) e artísticos (imagem, desenhos, ilustrações, fotografias, pintura, etc).
  • Será utilizado para esta aula um quadro/tabela avaliativa (arquivo para impressão Anexo 2) para analisar a produção segundo as características do gênero em si. Cada grupo receberá uma tabela para ser preenchida de forma coletiva por seus integrantes.
  • Estas tabelas são apenas sugestões para que os próprios alunos sejam capazes de revisar o cartaz da campanha produzido. O objetivo é permitir que façam uma análise atentando para as características gerais do gênero e contribuindo para um melhor entendimento e produção futura do mesmo.
  • Explique para as crianças que deverão marcar apenas uma carinha para cada item a ser analisado, fazendo um X embaixo da coluna da carinha escolhida.
  • A coluna “PRECISA MELHORAR”, deverá ser marcada caso avaliem que o item no cartaz poderia ter sido melhor elaborado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade e a distribuição dos cartazes produzidos pelos grupos, peça aos alunos que iniciem o processo de leitura da folha matriz com as tabelas de forma compartilhada entre os seus integrantes.
  • Aproveite o momento e tire possíveis dúvidas explicando como deverá ser preenchida.

É interessante ter uma cópia ampliada desta matriz com as tabelas ou escrevê-la no quadro a fim de facilitar a explicação pelo professor e contribuir para um melhor entendimento dos alunos para o seu correto preenchimento.

  • Quando perceber que todos os grupos já entenderam a proposta de registro nas tabelas, permita que eles iniciem as discussões e análises sobre o material produzido.
  • Será um momento de discussão entre os integrantes do grupo para fazerem a relação dos textos lidos com as imagens de forma que percebam que o sentido do texto (da campanha como um todo) é composto e complementado pela imagem com o slogan, mantendo a coerência textual (verbal e não verbal). E que também a composição e formatação do texto, ou seja, os elementos que o compõe, são fundamentais para atingir a finalidade do gênero, que é chamar a atenção do leitor e convencê-lo a fazer o que a campanha propõe.
  • Ande pela sala e ajude os grupos que estão com dificuldades no preenchimento e análise. Faça perguntas e questionamentos quanto aos aspectos gráficos e estéticos sobre a campanha, seja o mediador dessa análise.
  • Ao perceber que as tabelas já foram preenchidas entregue para cada grupo uma folha de papel A4 e peça que criem um novo slogan para a campanha. A criação poderá ser de uma ou mais frases curtas e bem criativas que esteja de acordo com a intenção da campanha. É importante lembrar que o slogan possui palavras de efeito (imperativas) cujo objetivo é convencer o leitor.
  • Ao final da aula, o grupo irá ler o(s) slogan (s) criado.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que cada grupo entregue a matriz das tabelas preenchidas e apresente o seu cartaz, fazendo a leitura do slogan criado.
  • É um momento para levá-los a perceber que as imagens estão relacionadas aos slogans das campanhas, e que complementam o sentido dentro do texto levando o leitor à compreensão.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • Preencher corretamente a folha matriz com as tabelas. Explicar de forma clara e detalhada antes do início da atividade é necessário, porém, se algum grupo ainda tiver dúvidas, aproxime-se e faça intervenções pontuais.
  • No ato da leitura dos itens das tabelas, muitos alunos podem ainda não dominar o processo de decodificação da escrita, por isso, é importante a ajuda do professor e dos colegas que estão mais avançados na leitura. Reflita sobre palavras que conhecem no texto, onde começamos a ler, que letra está neste início, etc.
  • Escrever os textos considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita). É preciso mostrar aos alunos que escrevemos ou copiamos textos iniciando da esquerda para a direita na folha e de cima para baixo. E que para cada nova palavra a ser copiada devemos soltar um espaço entre elas.
  • Criar novos slogans requer a compreensão do que se deseja com a campanha - conscientização sobre a saúde, portanto, estimule em seus alunos o processo criativo, incentivando-os a elaborar frases oralmente antes de escrevê-las. Pensar em palavras de efeitos que convençam o leitor do cartaz.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização) .

Materiais necessários: Cópias das campanhas “Afaste os bichos , lave as mãos”, “Higienize as mãos”, “Hoje é o dia mundial de lavar as mãos” e “Suas mãos levam à saúde” (Anexo 1), cartazes produzidos pelos alunos, matriz do quadro/tabela (Anexo 2) xerocado para cada grupo e papéis diversos.

Links para acesso às campanhas:

https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a. Acesso em 11/12/2018.

http://cromg.org.br/oms-e-anvisa-lancam-campanha-3/. Acesso em 11/12/2018.

http://www.hospitalviladaserra.com.br/dia-mundial-de-lavar-as-maos/. Acesso em 11/12/2018.

https://elosdasaude.files.wordpress.com/2013/05/higienizac3a7c3a3o-das-mc3a3os.jpg. Acesso em 11/12/2018.

Link para acesso às atividades de impressão:

ANEXO 1 - cartazes das campanhas: acesse aqui

ANEXO 2 - matriz quadro/tabela para análise do gênero: acesse aqui

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola:reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Sobre chaves de correção de diversos gêneros textuais:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf. Acesso em 11/12/2018.

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula: realizar uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma utilizando a mesma formatação da aula anterior (plano 8) com os mesmos integrantes de cada grupo, ou seja, a turma será composta por 4 grupos.
  • Para esta aula serão selecionadas as 4 campanhas publicitárias utilizadas no plano anterior e os trabalhos produzidos por cada grupo (cartazes das campanhas).
  • Distribua novamente os trabalhos produzidos para o grupo específico.
  • Diga às crianças que a proposta da aula será revisar o cartaz com a campanha montada na aula anterior e produzir novos slogans para essa mesma campanha.
  • A revisão será relativa aos aspectos estruturais do gênero seguida da produção de novos slogans para ela.

Observações:

  • Deixe reservadas as cópias das campanhas originais que foram usadas no plano 8.
  • Utilize os cartazes que foram produzidos pelos alunos.
  • Por se tratar de um gênero textual multissemiótico (emprega diferentes linguagens em sua composição), no momento da revisão da campanha oriente os alunos para estarem atentos aos aspectos multimodais do texto - gráficos (tipo de letra, tamanho, cor, espessura, etc) e artísticos (imagem, desenhos, ilustrações, fotografias, pintura, etc).
  • Será utilizado para esta aula um quadro/tabela avaliativa (arquivo para impressão Anexo 2) para analisar a produção segundo as características do gênero em si. Cada grupo receberá uma tabela para ser preenchida de forma coletiva por seus integrantes.
  • Estas tabelas são apenas sugestões para que os próprios alunos sejam capazes de revisar o cartaz da campanha produzido. O objetivo é permitir que façam uma análise atentando para as características gerais do gênero e contribuindo para um melhor entendimento e produção futura do mesmo.
  • Explique para as crianças que deverão marcar apenas uma carinha para cada item a ser analisado, fazendo um X embaixo da coluna da carinha escolhida.
  • A coluna “PRECISA MELHORAR”, deverá ser marcada caso avaliem que o item no cartaz poderia ter sido melhor elaborado.

Slide Plano Aula

Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade e a distribuição dos cartazes produzidos pelos grupos, peça aos alunos que iniciem o processo de leitura da folha matriz com as tabelas de forma compartilhada entre os seus integrantes.
  • Aproveite o momento e tire possíveis dúvidas explicando como deverá ser preenchida.

É interessante ter uma cópia ampliada desta matriz com as tabelas ou escrevê-la no quadro a fim de facilitar a explicação pelo professor e contribuir para um melhor entendimento dos alunos para o seu correto preenchimento.

  • Quando perceber que todos os grupos já entenderam a proposta de registro nas tabelas, permita que eles iniciem as discussões e análises sobre o material produzido.
  • Será um momento de discussão entre os integrantes do grupo para fazerem a relação dos textos lidos com as imagens de forma que percebam que o sentido do texto (da campanha como um todo) é composto e complementado pela imagem com o slogan, mantendo a coerência textual (verbal e não verbal). E que também a composição e formatação do texto, ou seja, os elementos que o compõe, são fundamentais para atingir a finalidade do gênero, que é chamar a atenção do leitor e convencê-lo a fazer o que a campanha propõe.
  • Ande pela sala e ajude os grupos que estão com dificuldades no preenchimento e análise. Faça perguntas e questionamentos quanto aos aspectos gráficos e estéticos sobre a campanha, seja o mediador dessa análise.
  • Ao perceber que as tabelas já foram preenchidas entregue para cada grupo uma folha de papel A4 e peça que criem um novo slogan para a campanha. A criação poderá ser de uma ou mais frases curtas e bem criativas que esteja de acordo com a intenção da campanha. É importante lembrar que o slogan possui palavras de efeito (imperativas) cujo objetivo é convencer o leitor.
  • Ao final da aula, o grupo irá ler o(s) slogan (s) criado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para que cada grupo entregue a matriz das tabelas preenchidas e apresente o seu cartaz, fazendo a leitura do slogan criado.
  • É um momento para levá-los a perceber que as imagens estão relacionadas aos slogans das campanhas, e que complementam o sentido dentro do texto levando o leitor à compreensão.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • Preencher corretamente a folha matriz com as tabelas. Explicar de forma clara e detalhada antes do início da atividade é necessário, porém, se algum grupo ainda tiver dúvidas, aproxime-se e faça intervenções pontuais.
  • No ato da leitura dos itens das tabelas, muitos alunos podem ainda não dominar o processo de decodificação da escrita, por isso, é importante a ajuda do professor e dos colegas que estão mais avançados na leitura. Reflita sobre palavras que conhecem no texto, onde começamos a ler, que letra está neste início, etc.
  • Escrever os textos considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita). É preciso mostrar aos alunos que escrevemos ou copiamos textos iniciando da esquerda para a direita na folha e de cima para baixo. E que para cada nova palavra a ser copiada devemos soltar um espaço entre elas.
  • Criar novos slogans requer a compreensão do que se deseja com a campanha - conscientização sobre a saúde, portanto, estimule em seus alunos o processo criativo, incentivando-os a elaborar frases oralmente antes de escrevê-las. Pensar em palavras de efeitos que convençam o leitor do cartaz.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano