14640
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Produção coletiva de textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Produção coletiva de textos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail.
- Opcional: canal para aula online, como Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio ao grupo de alunos, pelo WhatsApp (ou outro canal), compartilhando que hoje irão elaborar coletivamente algumas curiosidades. Relembre a aula anterior (LPO1_03SQA08). Explique que, em pequenos grupos criados no aplicativo, irão ditar o texto e você irá escrever. Cada grupo escreverá (professor será o escriba) uma curiosidade de cada animal selecionado na 1ª aula desta sequência. Crie grupos com no máximo 5 alunos, mesmo que 2 grupos escrevam sobre o mesmo animal.

Desenvolvimento
Envie um quadro, conforme o número de animais definidos com a turma (4, 5 ou 6) e com o nome de cada um deles dentro de cada espaço, de acordo com o modelo do slide de Desenvolvimento do plano de aula.
Peça para alguns alunos, já nos pequenos grupos, relatarem uma curiosidade que foi muito instigante. Permita a todos que quiserem falar que o façam, entretanto, estabeleça uma ordem e tempo para tanto, a fim de que não fique cansativo para quem está participando.
Pergunte se algum texto tinha a pergunta “Você sabia?”. Explique então que, nos textos que trazem uma curiosidade, é bem comum utilizar essa expressão.
Observe as orientações 1 e 2 e siga as de número 3 a 9 do slide de Desenvolvimento do plano de aula. Registre que todos os textos produzidos serão postados no grupo com todos os alunos.

Fechamento
Leia as curiosidades finalizadas no grupo da turma para que conheçam os diferentes textos produzidos. Parabenize os alunos pela produção e compartilhe que irão produzir outros textos sobre esses animais nas próximas aulas.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar e interagir com a criança durante a aula de hoje. Considere efetuar orientação à família para que a criança seja, de fato, a protagonista desse momento.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_03SQA09

(EF01LP24) Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas