14639
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Explorando o gênero curiosidades em sites

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Explorando o gênero curiosidades em sites

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário:
Canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail;

- Opcional:
Canal para aula online, como o Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie áudio para o grupo de alunos, pelo WhatsApp (ou outro canal), compartilhando que a aula será destinada para pesquisarem curiosidades sobre os animais que visitam ou vivem nos jardins. Retome com a turma a aula anterior e as curiosidades que apreciaram (LPO1_03SQA07).
Leia para a turma as curiosidades do slide seguinte, uma de cada vez, para que comentem comos familiares e se divirtam.

Desenvolvimento
Diga à turma que você enviará links de sites a cada um deles (crie pequenos grupos no WhatsApp) para que leiam e vejam as informações interessantes sobre os animais. Nessa etapa, será bom que um familiar auxilie a criança.
Veja as sugestões no slide de Desenvolvimento - material complementar, do plano de aula, mas considere os animais selecionados por eles na 1ª aula desta sequência. Envie o link de 2 sites para cada aluno (varie os sites, mas ocasionalmente serão os mesmos para alguns).
Lembre-se de que mesmo não sendo leitores, os alunos são capazes de localizar informações a partir do contexto material, que é a informação dada pela diagramação, negritos, imagens etc.
Oriente os alunos a conversarem com a família para analisarem os textos.

Fechamento
Peça para alguns alunos relatarem uma curiosidade que foi muito instigante. Permita àqueles que quiserem compartilhar; entretanto, estabeleça uma ordem e tempo para tanto, a fim de não ficar cansativo para os que estão participando. Faça isso nos pequenos grupos criados.
Pergunte se algum texto tinha a pergunta “Você sabia?”. Explique, então, que nos textos que trazem uma curiosidade é bem comum utilizar essa expressão.
Informe que na próxima aula irão fazer outra atividade com as curiosidades sobre os animais de jardim.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar na exploração do site enviado, acompanhar e interagir com a criança durante a aula de hoje. Considere efetuar uma orientação à família para que a criança seja, de fato, a protagonista desse momento.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_03SQA08

(EF01LP24) Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas