9958
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Uma investigação numérica

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Identificar e organizar os dados de um problema. Descrever estratégias para solucionar atividades onde há dados insuficientes para resolução do problema para obter uma resposta.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Felipe Henrique Silva,

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Felipe Henrique Silva

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Objetivos específicos

  • Identificar e organizar os dados de um problema.
  • Descrever estratégias para solucionar atividades em que há, inicialmente, dados insuficientes para resolução do problema de modo a se obter uma única resposta.



Conceitos-chave

Investigação numérica e Pensamento algébrico.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas neste plano.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Professor, utilize essa atividade para introduzir o conceito abordado nessa aula, ou seja, problemas com falta de dados. Inicialmente, leia a primeira parte (slide 3) do problema com a turma e discuta se é possível resolvê-lo apenas com as informações dadas. Em seguida, leia a segunda parte (slide 4) do problema e discuta novamente com a turma sobre o que mudou no problema.

Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta falta de dados.

Discuta com a turma:

  • As informações iniciais são suficientes para encontrar uma única resposta para o problema? Por quê?
  • É possível pensar em soluções para esse problema?
  • Que nova informação poderia ser adicionada ao problema para permitir uma solução única?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta falta de dados.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides de 5 a 7)

Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, solicite que eles tentem descobrir os dados faltantes na tabela por meio dos dados ainda visíveis. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem reflexões sobre o problema. No entanto, não direcione-os para uma resolução específica. Permita que eles construam uma estratégia própria e concluam que os dados apresentados são insuficientes. Na sequência, apresente o slide seguinte (slide 7) em que há um acréscimo de informação.

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há falta de dados.

Discuta com a turma:

  • Podemos encontrar os valores faltantes por meio desses dados?
  • Podemos preencher os dados faltantes com quaisquer valores? Se sim, como isso comprometeria o resultado da pesquisa?
  • Que outras informações seriam necessárias para determinarmos os valores faltantes?
  • Com o acréscimo da informação “75 meninos” podemos encontrar os valores faltantes?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há falta de dados.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há falta de dados.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 8 a 14)

Orientações: Professor, apresente essa solução aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles. Discuta sobre a falta de dados para solução do problema e como a informação “75 meninos” permite concluir o preenchimento da tabela.

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • As soluções encontradas pelo Cauê e pelo Bruno coincidem com as estratégias adotadas por vocês?
  • Quais são os pontos em comum? E as diferenças?
  • De que outras maneiras poderíamos concluir o preenchimento da tabela?
  • Poderíamos preencher o restante da tabela em outra ordem? Se sim, como faríamos isso?
  • Se o total de meninos fosse igual ao triplo do número de meninas, o que mudaria? Nesse caso, poderíamos afirmar que 61 meninos preferem futebol? Por quê?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Sistematização de conteúdo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Professor, explore como a identificação e organização de dados contribuem para resolução de situações-problemas em geral.

Propósito: Destacar o conceito principal trabalhado durante a aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula. Entre eles, destaque que alguns problemas podem apresentar falta de dados. Além disso, discuta sobre as estratégias e hipóteses levantadas após perceber a ausência de dados. Por fim, incentive os alunos a elaborarem um problema com dados faltantes e, em seguida, solicite que eles troquem com um colega para discutirem a solução juntos.

Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.

Discuta com a turma:

  • No cotidiano, é possível encontrarmos problemas com falta de dados?
  • Como as hipóteses equivocadas podem comprometer a solução do problema?
  • Como tabelas e esquemas podem nos ajudar na organização dos dados? Isso agiliza a resolução do problema?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o problema com a turma. Peça que algum aluno conte com suas palavras o que precisa fazer. Estimule os alunos a desenvolverem uma estratégia própria de resolução. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.

Propósito: Avaliar a compreensão do conceito de problemas com falta de dados através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Inicialmente, há informações suficientes para resolver o problema? Por quê?
  • Podemos supor quaisquer valores para preencher a tabela? Se sim, como isso poderia comprometer o resultado da pesquisa?
  • Com o acréscimo da informação “quantidade de meninas é igual ao triplo de meninos” é possível preencher a tabela?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas neste plano.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Felipe Henrique Silva

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Objetivos específicos

  • Identificar e organizar os dados de um problema.
  • Descrever estratégias para solucionar atividades em que há, inicialmente, dados insuficientes para resolução do problema de modo a se obter uma única resposta.



Conceitos-chave

Investigação numérica e Pensamento algébrico.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Professor, utilize essa atividade para introduzir o conceito abordado nessa aula, ou seja, problemas com falta de dados. Inicialmente, leia a primeira parte (slide 3) do problema com a turma e discuta se é possível resolvê-lo apenas com as informações dadas. Em seguida, leia a segunda parte (slide 4) do problema e discuta novamente com a turma sobre o que mudou no problema.

Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta falta de dados.

Discuta com a turma:

  • As informações iniciais são suficientes para encontrar uma única resposta para o problema? Por quê?
  • É possível pensar em soluções para esse problema?
  • Que nova informação poderia ser adicionada ao problema para permitir uma solução única?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta falta de dados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides de 5 a 7)

Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, solicite que eles tentem descobrir os dados faltantes na tabela por meio dos dados ainda visíveis. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem reflexões sobre o problema. No entanto, não direcione-os para uma resolução específica. Permita que eles construam uma estratégia própria e concluam que os dados apresentados são insuficientes. Na sequência, apresente o slide seguinte (slide 7) em que há um acréscimo de informação.

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há falta de dados.

Discuta com a turma:

  • Podemos encontrar os valores faltantes por meio desses dados?
  • Podemos preencher os dados faltantes com quaisquer valores? Se sim, como isso comprometeria o resultado da pesquisa?
  • Que outras informações seriam necessárias para determinarmos os valores faltantes?
  • Com o acréscimo da informação “75 meninos” podemos encontrar os valores faltantes?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há falta de dados.

Slide Plano Aula

Propósito: Explorar uma situação-problema em que há falta de dados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 8 a 14)

Orientações: Professor, apresente essa solução aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles. Discuta sobre a falta de dados para solução do problema e como a informação “75 meninos” permite concluir o preenchimento da tabela.

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • As soluções encontradas pelo Cauê e pelo Bruno coincidem com as estratégias adotadas por vocês?
  • Quais são os pontos em comum? E as diferenças?
  • De que outras maneiras poderíamos concluir o preenchimento da tabela?
  • Poderíamos preencher o restante da tabela em outra ordem? Se sim, como faríamos isso?
  • Se o total de meninos fosse igual ao triplo do número de meninas, o que mudaria? Nesse caso, poderíamos afirmar que 61 meninos preferem futebol? Por quê?
Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Professor, explore como a identificação e organização de dados contribuem para resolução de situações-problemas em geral.

Propósito: Destacar o conceito principal trabalhado durante a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula. Entre eles, destaque que alguns problemas podem apresentar falta de dados. Além disso, discuta sobre as estratégias e hipóteses levantadas após perceber a ausência de dados. Por fim, incentive os alunos a elaborarem um problema com dados faltantes e, em seguida, solicite que eles troquem com um colega para discutirem a solução juntos.

Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.

Discuta com a turma:

  • No cotidiano, é possível encontrarmos problemas com falta de dados?
  • Como as hipóteses equivocadas podem comprometer a solução do problema?
  • Como tabelas e esquemas podem nos ajudar na organização dos dados? Isso agiliza a resolução do problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia o problema com a turma. Peça que algum aluno conte com suas palavras o que precisa fazer. Estimule os alunos a desenvolverem uma estratégia própria de resolução. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.

Propósito: Avaliar a compreensão do conceito de problemas com falta de dados através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Inicialmente, há informações suficientes para resolver o problema? Por quê?
  • Podemos supor quaisquer valores para preencher a tabela? Se sim, como isso poderia comprometer o resultado da pesquisa?
  • Com o acréscimo da informação “quantidade de meninas é igual ao triplo de meninos” é possível preencher a tabela?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano