Guia de intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Uma investigação numérica
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo e elaborando problemas de matemática
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Felipe Henrique Silva
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Objetivos específicos
- Identificar e organizar os dados de um problema.
- Descrever estratégias para solucionar atividades em que há, inicialmente, dados insuficientes para resolução do problema de modo a se obter uma única resposta.
Conceitos-chave
Investigação numérica e Pensamento algébrico.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar e organizar os dados de um problema.
- Descrever estratégias para solucionar atividades em que há, inicialmente, dados insuficientes para resolução do problema de modo a se obter uma única resposta.
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas neste plano.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Professor, utilize essa atividade para introduzir o conceito abordado nessa aula, ou seja, problemas com falta de dados. Inicialmente, leia a primeira parte (slide 3) do problema com a turma e discuta se é possível resolvê-lo apenas com as informações dadas. Em seguida, leia a segunda parte (slide 4) do problema e discuta novamente com a turma sobre o que mudou no problema.
Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta falta de dados.
Discuta com a turma:
- As informações iniciais são suficientes para encontrar uma única resposta para o problema? Por quê?
- É possível pensar em soluções para esse problema?
- Que nova informação poderia ser adicionada ao problema para permitir uma solução única?
Materiais complementares:
Aquecimento
Propósito: Introduzir uma situação-problema que apresenta falta de dados.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides de 5 a 7)
Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, solicite que eles tentem descobrir os dados faltantes na tabela por meio dos dados ainda visíveis. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem reflexões sobre o problema. No entanto, não direcione-os para uma resolução específica. Permita que eles construam uma estratégia própria e concluam que os dados apresentados são insuficientes. Na sequência, apresente o slide seguinte (slide 7) em que há um acréscimo de informação.
Propósito: Explorar uma situação-problema em que há falta de dados.
Discuta com a turma:
- Podemos encontrar os valores faltantes por meio desses dados?
- Podemos preencher os dados faltantes com quaisquer valores? Se sim, como isso comprometeria o resultado da pesquisa?
- Que outras informações seriam necessárias para determinarmos os valores faltantes?
- Com o acréscimo da informação “75 meninos” podemos encontrar os valores faltantes?
Materiais complementares:
Atividade principal
Propósito: Explorar uma situação-problema em que há falta de dados.
Atividade principal
Propósito: Explorar uma situação-problema em que há falta de dados.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 8 a 14)
Orientações: Professor, apresente essa solução aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles. Discuta sobre a falta de dados para solução do problema e como a informação “75 meninos” permite concluir o preenchimento da tabela.
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- As soluções encontradas pelo Cauê e pelo Bruno coincidem com as estratégias adotadas por vocês?
- Quais são os pontos em comum? E as diferenças?
- De que outras maneiras poderíamos concluir o preenchimento da tabela?
- Poderíamos preencher o restante da tabela em outra ordem? Se sim, como faríamos isso?
- Se o total de meninos fosse igual ao triplo do número de meninas, o que mudaria? Nesse caso, poderíamos afirmar que 61 meninos preferem futebol? Por quê?
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Discussão das Soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Discussão das Soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Discussão das Soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Discussão das Soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Sistematização de conteúdo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Professor, explore como a identificação e organização de dados contribuem para resolução de situações-problemas em geral.
Propósito: Destacar o conceito principal trabalhado durante a aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula. Entre eles, destaque que alguns problemas podem apresentar falta de dados. Além disso, discuta sobre as estratégias e hipóteses levantadas após perceber a ausência de dados. Por fim, incentive os alunos a elaborarem um problema com dados faltantes e, em seguida, solicite que eles troquem com um colega para discutirem a solução juntos.
Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.
Discuta com a turma:
- No cotidiano, é possível encontrarmos problemas com falta de dados?
- Como as hipóteses equivocadas podem comprometer a solução do problema?
- Como tabelas e esquemas podem nos ajudar na organização dos dados? Isso agiliza a resolução do problema?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia o problema com a turma. Peça que algum aluno conte com suas palavras o que precisa fazer. Estimule os alunos a desenvolverem uma estratégia própria de resolução. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.
Propósito: Avaliar a compreensão do conceito de problemas com falta de dados através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.
Discuta com a turma:
- Inicialmente, há informações suficientes para resolver o problema? Por quê?
- Podemos supor quaisquer valores para preencher a tabela? Se sim, como isso poderia comprometer o resultado da pesquisa?
- Com o acréscimo da informação “quantidade de meninas é igual ao triplo de meninos” é possível preencher a tabela?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_25RDP02
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp ou acesso à plataforma de interação combinada entre professor e alunos
- Opcionais: podcast
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal e Raio X.
Atividade Principal
Professor, inicie essa aula organizando os alunos em quartetos. Explique a eles que deverão fazer uma vídeo chamada de grupo pelo WhatsApp e que eles terão cerca de 10 minutos para fazer a atividade proposta. Combine com eles o horário de retorno ao grande grupo, para que possam compartilhar suas conclusões. Compartilhe com eles o primeiro e o segundo slides da Atividade Principal. Ao retornarem para o grande grupo, explore bem esse momento. Garanta que cada grupo consiga compartilhar suas conclusões. Se sua aula for síncrona, peça aos alunos de cada grupo que acionem seus microfones para explicar suas estratégias. Caso contrário, solicite que enviem um áudio para o grande grupo explicando suas conclusões. Posteriormente, envie um áudio com a devolutiva dessa atividade.
Discussão das soluções
A discussão das soluções é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Antes de compartilhar o slide da Discussão das soluções com os alunos, explore as perguntas do terceiro slide da Atividade Principal. Essas perguntas ajudarão os alunos a analisar os números para respondê-las. Em seguida, compartilhe um a um os slides da Discussão das soluções e peça a eles que comparem com as suas próprias conclusões. Estimule os alunos a usar uma ferramenta de áudio ou vídeo para falar como pensaram para completar as informações que faltam na tabela e o que acham das colocações dos personagens no slide. Pergunte se eles pensaram da mesma forma e, caso contrário, peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos identifiquem a falta de dados e elaborem hipóteses para possíveis resoluções. Sendo assim, explore essa atividade para que eles possam perceber a necessidade de ler e interpretar a tabela, identificando e relacionando os dados disponíveis.
Raio X
Compartilhe o slide do Raio X com os alunos. Você pode reuni-los em grupos novamente para que realizem a proposta ou organizar um fórum para que eles possam compartilhar suas conclusões. Caso sua aula não seja síncrona, dê uns dias para eles fazerem a atividade e posteriormente grave um áudio ou um podcast com uma devolutiva dessa atividade e envie para os alunos.
Convite às famílias
Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Felipe Henrique Silva
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Objetivos específicos
- Identificar e organizar os dados de um problema.
- Descrever estratégias para solucionar atividades em que há, inicialmente, dados insuficientes para resolução do problema de modo a se obter uma única resposta.
Conceitos-chave
Investigação numérica e Pensamento algébrico.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.