Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Esta habilidade refere-se a reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível empregá-los adequadamente nos textos a serem produzidos.
Materiais necessários: Algum tipo de projetor (TV ou DataShow) caso tenha fácil acesso, entretanto o plano pode ser realizado sem tais aparelhos.
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para caracterizar esse tipo de texto.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 16 de setembro de 2018.
SEGATE, A. Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, n. 23, p. 13-24, 4 set. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053>. Acesso em 16 de setembro de 2018.
PORTO, M. Gêneros Textuais. In: PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte se alguém na turma é curioso, provavelmente responderão que sim, mas caso surja uma concepção de que não é bacana ser curioso converse sobre a importância de sabermos mais sobre diversos assuntos e que ser curioso é importante para conhecermos cada vez mais sobre o mundo.
Compartilhe com os alunos que hoje a aula vai ser muito divertida pois vão conhecer várias curiosidades bem interessantes.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete esse slide ou faça a pergunta sugerida apenas oralmente.
- Escute as hipóteses dos alunos incentivando-os a pensar porque tal gesto é considerado ofensivo.
- Leia o texto “Por que mostrar a língua é uma ofensa”, publicado na Revista Recreio, disponível aqui.
- Converse com a turma sobre as hipóteses que possivelmente tiveram e o que diz o texto: “E então, se aproximaram ou ninguém pensou nisso?” e “Eu nunca tinha pensado nesse motivo, e vocês?”
- Ouça os alunos e então direcione a conversa para o gênero textual (curiosidades).
- Pergunte se essa curiosidade foi interessante. Se gostariam de ler (ou ouvir) outras que também são bem bacanas.
Materiais complementares:
Por que mostrar a língua é uma ofensa?
Revista Recreio, consultoria da Profª Célia Tavares (UERJ). Disponível em:
http://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em 17 de setembro de 2018.
https://www.megacurioso.com.br/animais/45175-21-curiosidades-sobre-animais-que-voce-nao-sabia.htm. Acesso em 17 de setembro de 2018.
https://www.sitedecuriosidades.com/animais/. Acesso em 17 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos (parte 1)
Orientações:
- Compartilhe com os alunos que eles irão gostar de mais 2 curiosidades que você trouxe.
- Leia ou entregue impresso as curiosidades “A azeitona é fruta ou legume?” e “O que é dinheiro”?, disponível no próximo slide.
- Pergunte para a turma se a azeitona é fruta ou legume. Depois de ouvir algumas opiniões, leia o texto ou projete o slide seguinte.
- Depois de ler a primeira curiosidade, diga que conheceremos uma curiosidade sobre o dinheiro e leia o texto (ou projete o slide).
Materiais complementares:
A azeitona é fruta ou legume? Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades>. Acesso em 26/09/2018.
https://www.sitedecuriosidades.com. Acesso em 18 de setembro de 2018.
https://guiadoscuriosos.com.br. Acesso em 18 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Compartilhe com os alunos que irão gostar de mais 2 curiosidades que você trouxe.
- Leia ou entregue impresso as curiosidades “A azeitona é fruta ou legume?” e “O que é dinheiro”?.
- Pergunte para a turma se a azeitona é fruta ou legume. Depois de ouvir algumas opiniões leia o texto ou projete o slide seguinte.
- Depois de ler a primeira curiosidade, diga que conheceremos uma curiosidade sobre o dinheiro e leia o texto (ou projete o slide).
Materiais complementares:
O que é o dinheiro? Série educativa / Cadernos BC, Banco Central do Brasil, 2002. Disponível em:
https://www.sitedecuriosidades.com. Acesso em 18 de setembro de 2018.
https://guiadoscuriosos.com.br. Acesso em 18 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos (parte 2)
Orientações:
- Forme grupos de 3 a 4 alunos considerando os saberes da turma. É pertinente que os grupos tenham diferentes saberes para que haja cooperação cognitiva. Cuide para que tenham saberes diferentes porém próximos, possibilitando assim interação e trocas.
- Imprima e entregue um texto para cada aluno (acesse o texto aqui).
- Leia cada um dos textos do impresso que foi entregue para os alunos, e oriente-os a acompanhar a leitura sempre anunciando qual o número do texto, eles estão numerados de 1 a 10.
- Explique que marcarão um X nos textos que trazem uma curiosidade.
- Oriente os alunos a conversarem com os colegas do seu grupo para analisarem se o texto lido é uma curiosidade ou não.
- Socialize como cada grupo assinalou após concluir a leitura.
- Peça para um grupo dizer se o texto 1 é uma curiosidade ou não, confirme com os outros grupos e peça para outro falar sobre o texto 2, novamente confirme com os demais grupos, e assim sucessivamente. São curiosidades os textos 1, 3, 6, 7 e 10. Não tem necessidade de classificar os outros textos. Para seu conhecimento, ou caso os alunos perguntem, o texto 2 é parte de um planejamento de professor, o 4 parte de biografia, o 5 um anúncio, o 8 o início de uma história (narrativa) e o 9 é uma estrofe de canção.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Pergunte para os alunos como fizeram para definir se era uma curiosidade ou não. Ouça os alunos.
- Peça ajuda para escrever uma resposta à questão “Como é um texto que fala sobre uma curiosidade?”.
- Ouça as sugestões dos alunos e ajude-os a explicitar o que pensam ou falam. A proposta é que cheguem bem próximo de uma definição bem simples, exemplo: “É um texto que traz informação interessante (ou curiosa) sobre algo”; ou ainda, “que fala algo que a gente nem imaginava”.
- Anote a definição da turma no quadro.
- Compartilhe que na próxima aula irão pesquisar curiosidades sobre os animais que vivem ou visitam os jardins.