14638
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Explorando textos de curiosidades

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Explorando textos de curiosidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Esta habilidade refere-se a reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível empregá-los adequadamente nos textos a serem produzidos.

Materiais necessários: Algum tipo de projetor (TV ou DataShow) caso tenha fácil acesso, entretanto o plano pode ser realizado sem tais aparelhos.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para caracterizar esse tipo de texto.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 16 de setembro de 2018.

SEGATE, A. Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, n. 23, p. 13-24, 4 set. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053>. Acesso em 16 de setembro de 2018.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In: PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte se alguém na turma é curioso, provavelmente responderão que sim, mas caso surja uma concepção de que não é bacana ser curioso converse sobre a importância de sabermos mais sobre diversos assuntos e que ser curioso é importante para conhecermos cada vez mais sobre o mundo.

Compartilhe com os alunos que hoje a aula vai ser muito divertida pois vão conhecer várias curiosidades bem interessantes.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete esse slide ou faça a pergunta sugerida apenas oralmente.
  • Escute as hipóteses dos alunos incentivando-os a pensar porque tal gesto é considerado ofensivo.
  • Leia o texto “Por que mostrar a língua é uma ofensa”, publicado na Revista Recreio, disponível aqui.
  • Converse com a turma sobre as hipóteses que possivelmente tiveram e o que diz o texto: “E então, se aproximaram ou ninguém pensou nisso?” e “Eu nunca tinha pensado nesse motivo, e vocês?”
  • Ouça os alunos e então direcione a conversa para o gênero textual (curiosidades).
  • Pergunte se essa curiosidade foi interessante. Se gostariam de ler (ou ouvir) outras que também são bem bacanas.

Materiais complementares:

Por que mostrar a língua é uma ofensa?

Revista Recreio, consultoria da Profª Célia Tavares (UERJ). Disponível em: . Acesso em 18/09/2018.

http://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em 17 de setembro de 2018.

https://www.megacurioso.com.br/animais/45175-21-curiosidades-sobre-animais-que-voce-nao-sabia.htm. Acesso em 17 de setembro de 2018.

https://www.sitedecuriosidades.com/animais/. Acesso em 17 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (parte 1)

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos que eles irão gostar de mais 2 curiosidades que você trouxe.
  • Leia ou entregue impresso as curiosidades “A azeitona é fruta ou legume?” e “O que é dinheiro”?, disponível no próximo slide.
  • Pergunte para a turma se a azeitona é fruta ou legume. Depois de ouvir algumas opiniões, leia o texto ou projete o slide seguinte.
  • Depois de ler a primeira curiosidade, diga que conheceremos uma curiosidade sobre o dinheiro e leia o texto (ou projete o slide).

Materiais complementares:

A azeitona é fruta ou legume? Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades>. Acesso em 26/09/2018.

https://www.sitedecuriosidades.com. Acesso em 18 de setembro de 2018.

https://guiadoscuriosos.com.br. Acesso em 18 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos que irão gostar de mais 2 curiosidades que você trouxe.
  • Leia ou entregue impresso as curiosidades “A azeitona é fruta ou legume?” e “O que é dinheiro”?.
  • Pergunte para a turma se a azeitona é fruta ou legume. Depois de ouvir algumas opiniões leia o texto ou projete o slide seguinte.
  • Depois de ler a primeira curiosidade, diga que conheceremos uma curiosidade sobre o dinheiro e leia o texto (ou projete o slide).

Materiais complementares:

O que é o dinheiro? Série educativa / Cadernos BC, Banco Central do Brasil, 2002. Disponível em: . Acesso em 25/09/2018.

https://www.sitedecuriosidades.com. Acesso em 18 de setembro de 2018.

https://guiadoscuriosos.com.br. Acesso em 18 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (parte 2)

Orientações:

  • Forme grupos de 3 a 4 alunos considerando os saberes da turma. É pertinente que os grupos tenham diferentes saberes para que haja cooperação cognitiva. Cuide para que tenham saberes diferentes porém próximos, possibilitando assim interação e trocas.
  • Imprima e entregue um texto para cada aluno (acesse o texto aqui).
  • Leia cada um dos textos do impresso que foi entregue para os alunos, e oriente-os a acompanhar a leitura sempre anunciando qual o número do texto, eles estão numerados de 1 a 10.
  • Explique que marcarão um X nos textos que trazem uma curiosidade.
  • Oriente os alunos a conversarem com os colegas do seu grupo para analisarem se o texto lido é uma curiosidade ou não.
  • Socialize como cada grupo assinalou após concluir a leitura.
  • Peça para um grupo dizer se o texto 1 é uma curiosidade ou não, confirme com os outros grupos e peça para outro falar sobre o texto 2, novamente confirme com os demais grupos, e assim sucessivamente. São curiosidades os textos 1, 3, 6, 7 e 10. Não tem necessidade de classificar os outros textos. Para seu conhecimento, ou caso os alunos perguntem, o texto 2 é parte de um planejamento de professor, o 4 parte de biografia, o 5 um anúncio, o 8 o início de uma história (narrativa) e o 9 é uma estrofe de canção.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Pergunte para os alunos como fizeram para definir se era uma curiosidade ou não. Ouça os alunos.
  • Peça ajuda para escrever uma resposta à questão “Como é um texto que fala sobre uma curiosidade?”.
  • Ouça as sugestões dos alunos e ajude-os a explicitar o que pensam ou falam. A proposta é que cheguem bem próximo de uma definição bem simples, exemplo: “É um texto que traz informação interessante (ou curiosa) sobre algo”; ou ainda, “que fala algo que a gente nem imaginava”.
  • Anote a definição da turma no quadro.
  • Compartilhe que na próxima aula irão pesquisar curiosidades sobre os animais que vivem ou visitam os jardins.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Esta habilidade refere-se a reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível empregá-los adequadamente nos textos a serem produzidos.

Materiais necessários: Algum tipo de projetor (TV ou DataShow) caso tenha fácil acesso, entretanto o plano pode ser realizado sem tais aparelhos.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para caracterizar esse tipo de texto.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 16 de setembro de 2018.

SEGATE, A. Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, n. 23, p. 13-24, 4 set. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053>. Acesso em 16 de setembro de 2018.

PORTO, M. Gêneros Textuais. In: PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte se alguém na turma é curioso, provavelmente responderão que sim, mas caso surja uma concepção de que não é bacana ser curioso converse sobre a importância de sabermos mais sobre diversos assuntos e que ser curioso é importante para conhecermos cada vez mais sobre o mundo.

Compartilhe com os alunos que hoje a aula vai ser muito divertida pois vão conhecer várias curiosidades bem interessantes.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete esse slide ou faça a pergunta sugerida apenas oralmente.
  • Escute as hipóteses dos alunos incentivando-os a pensar porque tal gesto é considerado ofensivo.
  • Leia o texto “Por que mostrar a língua é uma ofensa”, publicado na Revista Recreio, disponível aqui.
  • Converse com a turma sobre as hipóteses que possivelmente tiveram e o que diz o texto: “E então, se aproximaram ou ninguém pensou nisso?” e “Eu nunca tinha pensado nesse motivo, e vocês?”
  • Ouça os alunos e então direcione a conversa para o gênero textual (curiosidades).
  • Pergunte se essa curiosidade foi interessante. Se gostariam de ler (ou ouvir) outras que também são bem bacanas.

Materiais complementares:

Por que mostrar a língua é uma ofensa?

Revista Recreio, consultoria da Profª Célia Tavares (UERJ). Disponível em: . Acesso em 18/09/2018.

http://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em 17 de setembro de 2018.

https://www.megacurioso.com.br/animais/45175-21-curiosidades-sobre-animais-que-voce-nao-sabia.htm. Acesso em 17 de setembro de 2018.

https://www.sitedecuriosidades.com/animais/. Acesso em 17 de setembro de 2018.

Tempo sugerido: 10 minutos (parte 1)

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos que eles irão gostar de mais 2 curiosidades que você trouxe.
  • Leia ou entregue impresso as curiosidades “A azeitona é fruta ou legume?” e “O que é dinheiro”?, disponível no próximo slide.
  • Pergunte para a turma se a azeitona é fruta ou legume. Depois de ouvir algumas opiniões, leia o texto ou projete o slide seguinte.
  • Depois de ler a primeira curiosidade, diga que conheceremos uma curiosidade sobre o dinheiro e leia o texto (ou projete o slide).

Materiais complementares:

A azeitona é fruta ou legume? Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades>. Acesso em 26/09/2018.

https://www.sitedecuriosidades.com. Acesso em 18 de setembro de 2018.

https://guiadoscuriosos.com.br. Acesso em 18 de setembro de 2018.

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos que irão gostar de mais 2 curiosidades que você trouxe.
  • Leia ou entregue impresso as curiosidades “A azeitona é fruta ou legume?” e “O que é dinheiro”?.
  • Pergunte para a turma se a azeitona é fruta ou legume. Depois de ouvir algumas opiniões leia o texto ou projete o slide seguinte.
  • Depois de ler a primeira curiosidade, diga que conheceremos uma curiosidade sobre o dinheiro e leia o texto (ou projete o slide).

Materiais complementares:

O que é o dinheiro? Série educativa / Cadernos BC, Banco Central do Brasil, 2002. Disponível em: . Acesso em 25/09/2018.

https://www.sitedecuriosidades.com. Acesso em 18 de setembro de 2018.

https://guiadoscuriosos.com.br. Acesso em 18 de setembro de 2018.

Tempo sugerido: 20 minutos (parte 2)

Orientações:

  • Forme grupos de 3 a 4 alunos considerando os saberes da turma. É pertinente que os grupos tenham diferentes saberes para que haja cooperação cognitiva. Cuide para que tenham saberes diferentes porém próximos, possibilitando assim interação e trocas.
  • Imprima e entregue um texto para cada aluno (acesse o texto aqui).
  • Leia cada um dos textos do impresso que foi entregue para os alunos, e oriente-os a acompanhar a leitura sempre anunciando qual o número do texto, eles estão numerados de 1 a 10.
  • Explique que marcarão um X nos textos que trazem uma curiosidade.
  • Oriente os alunos a conversarem com os colegas do seu grupo para analisarem se o texto lido é uma curiosidade ou não.
  • Socialize como cada grupo assinalou após concluir a leitura.
  • Peça para um grupo dizer se o texto 1 é uma curiosidade ou não, confirme com os outros grupos e peça para outro falar sobre o texto 2, novamente confirme com os demais grupos, e assim sucessivamente. São curiosidades os textos 1, 3, 6, 7 e 10. Não tem necessidade de classificar os outros textos. Para seu conhecimento, ou caso os alunos perguntem, o texto 2 é parte de um planejamento de professor, o 4 parte de biografia, o 5 um anúncio, o 8 o início de uma história (narrativa) e o 9 é uma estrofe de canção.

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Pergunte para os alunos como fizeram para definir se era uma curiosidade ou não. Ouça os alunos.
  • Peça ajuda para escrever uma resposta à questão “Como é um texto que fala sobre uma curiosidade?”.
  • Ouça as sugestões dos alunos e ajude-os a explicitar o que pensam ou falam. A proposta é que cheguem bem próximo de uma definição bem simples, exemplo: “É um texto que traz informação interessante (ou curiosa) sobre algo”; ou ainda, “que fala algo que a gente nem imaginava”.
  • Anote a definição da turma no quadro.
  • Compartilhe que na próxima aula irão pesquisar curiosidades sobre os animais que vivem ou visitam os jardins.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano