14636
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Observando e organizando a sequência acumulativa.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição narrativas.

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha A4 para cada criança com tabela com palavras numa sequência acumulativa; folha A4 com tabela em branco para as crianças preencherem; cartolina para cartaz, se necessário.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C. et al. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. pp. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L. B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1988.

RUIZ, C. M. P. A casa que Pedro fez. In: Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.

Sites e links:

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em 11/12/2018.

Ministério da Educação. Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: 2011. Disponível em: <www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em 11/12/2018.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em 11/12/2018.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Leia com as criança o tema da aula.
  • Diga que vão explorar sequências acumulativas com palavras.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Pergunte para as crianças “O que pode ser uma sequência?”, “O que torna uma sequência acumulativa?” e “O que é a ideia de acumulação num conto?”.
  • Converse um pouco sobre as primeiras hipóteses. Recorde com as crianças alguns contos de acumulação. Diga que estes contos trazem elementos que se repetem e são ordenados: “Surge um personagem, que não consegue resolver a questão levantada pela história, aparece outro, que também não consegue”, e assim por diante os elementos são ordenados. (Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf)
  • Organize as crianças em duplas. Embora seja uma atividade que será mediada pelo professor com toda turma, o apoio de um colega ao lado é importante para lerem e analisarem as palavras. Este momento acontecerá em duplas, antes da leitura e análise coletivas.
  • Imprima e entregue para cada criança da dupla uma folha A4 com a tabela de palavras.
  • Diga que irão coletivamente localizar e pintar algumas palavras destacadas pelo professor.
  • Peça às crianças que encontrem a palavra CASA, na primeira linha da tabela. Peça que pintem de amarelo esta palavra.
  • Em seguida, pergunte as crianças se esta palavra se repete na tabela.
  • Peça que tentem localizar esta mesma palavra nas outras linhas e pintem.
  • Peça que localizem e pintem de azul a palavra GATO. Pergunte se a palavra se repete na tabela. Caso encontrem, peça que pintem também.
  • Diga às crianças para observarem o restante da tabela. Há outras palavras que se repetem? Quais? Localizem?
  • Pergunte o que elas podem dizer sobre a repetição destas palavras? Como as palavras se repetem?

Dificuldades antecipadas/ sugestão de intervenções:

As crianças podem encontrar dificuldades na leitura das palavras e na localização na tabela. É importante no momento de organizar as duplas pensar em pares que tenham níveis de fluência de leitura próximos, porém com uma das crianças um pouco mais avançada. Caso a dificuldade seja de leitura da palavra, aponte a linha onde a palavra está localizada. Dê pistas sobre o nome da letra que inicia a palavra solicitada, por exemplo, CASA inicia com a letra C. Peça para que leiam, apontando com o dedo. Peça que, observando a palavra, encontre-a nas linhas seguintes. Aponte a linha seguinte. Apoie a dupla a encontrar a palavra. Diga para observarem o número de letras e as letras que compõem a palavra CASA. Aponte a 3ª linha e proceda assim até que localizem todas as palavras que se repetem. Proceda assim também com a palavra GATO. Aponte a linha onde a palavra está localizada. Peça que identifiquem dentre as palavras da linha aquela que tem a letra inicial G. Peça que leiam apontando com o dedo. Aponte uma linha por vez, solicitando que localizem a palavra em cada uma. Utilize, se ajudar, uma folha branca, colocando-a sobre a folha, abaixo de cada linha , para auxiliar a dupla a encontrar a palavra solicitada.

Caso alguma dupla também encontre dificuldades na observação das outras palavras que se repetem, destaque uma das palavras, por exemplo, TRIGO. Leia a palavra. Converse com as crianças perguntando o nome da letra inicial, o número de letras e o nome das demais letras. Peça que localizem a cada linha a palavra.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Imprima e entregue para cada criança da dupla a tabela em branco com uma lista de 5 palavras. Nesta atividade, as palavras foram baseadas no conto “A casa que Pedro fez”.
  • Reproduza um quadro semelhante em branco, no quadro ou num grande cartaz, ou projete o slide.
  • Leia o comando da questão com as crianças e a lista com as 5 palavras.
  • Perguntem como devem realizar esta atividade. Permita que levantem hipóteses e façam as primeiras tentativas.
  • Peça que escrevam a primeira palavra PEDRO, na primeira coluna e na primeira linha.
  • Pergunte, qual seria a próxima palavra a ser escrita.
  • Diga às crianças que devem usar a mesma regra da atividade anterior: formar uma sequência acumulativa com as palavras da lista. Explique que para isso devem escrever uma nova palavra e repetir as palavras anteriores.
  • Aponte a segunda linha. Escreva a palavra PEDRO na primeira coluna. Escreva a próxima palavra IGREJA, à direita da palavra PEDRO.
  • Pergunte qual palavra seria colocada na sequência.
  • Diga que devem repetir as palavras listada na linha acima para formar a sequência acumulativa.
  • Proceda assim até que todas as palavras da lista tenham sido escritas.
  • Ao final, leia com as crianças as palavras da sequência acumulativa, iniciando na primeira linha, da esquerda para a direita.

Dificuldades antecipadas/sugestão de intervenção:

A partir da 3ª linha, as crianças devem realizar a atividade sem o apoio do professor. Dado isso, circule pela sala observando as tentativas de escrita delas. Apoie as crianças que demonstrarem dificuldades. Leia novamente a primeira palavra, na primeira linha. Leia as palavras da segunda linha. Mostre que a palavra PEDRO se repete e somente depois surge uma nova palavra, IGREJA. Aponte a 3ª linha. Mostre que tem três espaços. Em cada um, deve ser escrita uma palavra. Recorde que para formar a sequência é preciso uma nova palavra e repetir as palavras já listadas nas linhas anteriores. Aponte o primeiro espaço da 3ª linha. Releia as primeiras palavras das linhas anteriores: PEDRO, IGREJA. Diga para as crianças que risquem da lista estas palavras. Pergunte qual palavra deve ser escrita no primeiro espaço. Peça que apontem. Caso não identifiquem, aponte a palavra PADRE. Peça que as crianças escrevam na 3ª linha. Leia as palavras da linha. Proceda assim até que tenham compreendido a sequência das palavras a serem escritas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça às crianças que observem, no quadro que compuseram, as palavras que se repetem e a sequência destas palavras.
  • Refaça as perguntas: “O que pode ser uma sequência de palavras e ideias?”, “O que torna uma sequência acumulativa?” e “O que é a ideia de acumulação num conto?”.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha A4 para cada criança com tabela com palavras numa sequência acumulativa; folha A4 com tabela em branco para as crianças preencherem; cartolina para cartaz, se necessário.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C. et al. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. pp. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L. B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1988.

RUIZ, C. M. P. A casa que Pedro fez. In: Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.

Sites e links:

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em 11/12/2018.

Ministério da Educação. Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: 2011. Disponível em: <www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em 11/12/2018.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em 11/12/2018.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Leia com as criança o tema da aula.
  • Diga que vão explorar sequências acumulativas com palavras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Pergunte para as crianças “O que pode ser uma sequência?”, “O que torna uma sequência acumulativa?” e “O que é a ideia de acumulação num conto?”.
  • Converse um pouco sobre as primeiras hipóteses. Recorde com as crianças alguns contos de acumulação. Diga que estes contos trazem elementos que se repetem e são ordenados: “Surge um personagem, que não consegue resolver a questão levantada pela história, aparece outro, que também não consegue”, e assim por diante os elementos são ordenados. (Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf)
  • Organize as crianças em duplas. Embora seja uma atividade que será mediada pelo professor com toda turma, o apoio de um colega ao lado é importante para lerem e analisarem as palavras. Este momento acontecerá em duplas, antes da leitura e análise coletivas.
  • Imprima e entregue para cada criança da dupla uma folha A4 com a tabela de palavras.
  • Diga que irão coletivamente localizar e pintar algumas palavras destacadas pelo professor.
  • Peça às crianças que encontrem a palavra CASA, na primeira linha da tabela. Peça que pintem de amarelo esta palavra.
  • Em seguida, pergunte as crianças se esta palavra se repete na tabela.
  • Peça que tentem localizar esta mesma palavra nas outras linhas e pintem.
  • Peça que localizem e pintem de azul a palavra GATO. Pergunte se a palavra se repete na tabela. Caso encontrem, peça que pintem também.
  • Diga às crianças para observarem o restante da tabela. Há outras palavras que se repetem? Quais? Localizem?
  • Pergunte o que elas podem dizer sobre a repetição destas palavras? Como as palavras se repetem?

Dificuldades antecipadas/ sugestão de intervenções:

As crianças podem encontrar dificuldades na leitura das palavras e na localização na tabela. É importante no momento de organizar as duplas pensar em pares que tenham níveis de fluência de leitura próximos, porém com uma das crianças um pouco mais avançada. Caso a dificuldade seja de leitura da palavra, aponte a linha onde a palavra está localizada. Dê pistas sobre o nome da letra que inicia a palavra solicitada, por exemplo, CASA inicia com a letra C. Peça para que leiam, apontando com o dedo. Peça que, observando a palavra, encontre-a nas linhas seguintes. Aponte a linha seguinte. Apoie a dupla a encontrar a palavra. Diga para observarem o número de letras e as letras que compõem a palavra CASA. Aponte a 3ª linha e proceda assim até que localizem todas as palavras que se repetem. Proceda assim também com a palavra GATO. Aponte a linha onde a palavra está localizada. Peça que identifiquem dentre as palavras da linha aquela que tem a letra inicial G. Peça que leiam apontando com o dedo. Aponte uma linha por vez, solicitando que localizem a palavra em cada uma. Utilize, se ajudar, uma folha branca, colocando-a sobre a folha, abaixo de cada linha , para auxiliar a dupla a encontrar a palavra solicitada.

Caso alguma dupla também encontre dificuldades na observação das outras palavras que se repetem, destaque uma das palavras, por exemplo, TRIGO. Leia a palavra. Converse com as crianças perguntando o nome da letra inicial, o número de letras e o nome das demais letras. Peça que localizem a cada linha a palavra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Imprima e entregue para cada criança da dupla a tabela em branco com uma lista de 5 palavras. Nesta atividade, as palavras foram baseadas no conto “A casa que Pedro fez”.
  • Reproduza um quadro semelhante em branco, no quadro ou num grande cartaz, ou projete o slide.
  • Leia o comando da questão com as crianças e a lista com as 5 palavras.
  • Perguntem como devem realizar esta atividade. Permita que levantem hipóteses e façam as primeiras tentativas.
  • Peça que escrevam a primeira palavra PEDRO, na primeira coluna e na primeira linha.
  • Pergunte, qual seria a próxima palavra a ser escrita.
  • Diga às crianças que devem usar a mesma regra da atividade anterior: formar uma sequência acumulativa com as palavras da lista. Explique que para isso devem escrever uma nova palavra e repetir as palavras anteriores.
  • Aponte a segunda linha. Escreva a palavra PEDRO na primeira coluna. Escreva a próxima palavra IGREJA, à direita da palavra PEDRO.
  • Pergunte qual palavra seria colocada na sequência.
  • Diga que devem repetir as palavras listada na linha acima para formar a sequência acumulativa.
  • Proceda assim até que todas as palavras da lista tenham sido escritas.
  • Ao final, leia com as crianças as palavras da sequência acumulativa, iniciando na primeira linha, da esquerda para a direita.

Dificuldades antecipadas/sugestão de intervenção:

A partir da 3ª linha, as crianças devem realizar a atividade sem o apoio do professor. Dado isso, circule pela sala observando as tentativas de escrita delas. Apoie as crianças que demonstrarem dificuldades. Leia novamente a primeira palavra, na primeira linha. Leia as palavras da segunda linha. Mostre que a palavra PEDRO se repete e somente depois surge uma nova palavra, IGREJA. Aponte a 3ª linha. Mostre que tem três espaços. Em cada um, deve ser escrita uma palavra. Recorde que para formar a sequência é preciso uma nova palavra e repetir as palavras já listadas nas linhas anteriores. Aponte o primeiro espaço da 3ª linha. Releia as primeiras palavras das linhas anteriores: PEDRO, IGREJA. Diga para as crianças que risquem da lista estas palavras. Pergunte qual palavra deve ser escrita no primeiro espaço. Peça que apontem. Caso não identifiquem, aponte a palavra PADRE. Peça que as crianças escrevam na 3ª linha. Leia as palavras da linha. Proceda assim até que tenham compreendido a sequência das palavras a serem escritas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça às crianças que observem, no quadro que compuseram, as palavras que se repetem e a sequência destas palavras.
  • Refaça as perguntas: “O que pode ser uma sequência de palavras e ideias?”, “O que torna uma sequência acumulativa?” e “O que é a ideia de acumulação num conto?”.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano