14635
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O enredo do conto acumulativo: A casa que Pedro fez.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre o enredo de um conto acumulativo, destacando as ações e a sequência acumulativa.

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: 1 folha do texto impresso do conto “A casa que Pedro fez” para leitura pelo Professor; cartões com palavras que expressam as ações do conto (ESPALHOU, CANTOU, ACORDOU, CASOU, ORDENHOU, ATACOU, ESPANTOU, MATOU, COMEU); fichas com sentenças verdadeiras ou falsas sobre o conto; folha A4 para as duplas com trecho com a sequência acumulativa completa e com os elementos para ordenarem.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. p. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 11/12/2018.

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 11/12/2018.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 11/12/2018.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para as crianças e diga que vão investigar os acontecimentos e algumas palavras do conto “A casa que Pedro fez”.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”.
  • Diga às crianças que irá colocar no quadro ou em um mural, palavras que representam os acontecimentos do conto (ESPALHOU, CANTOU, ACORDOU, CASOU, ORDENHOU, ATACOU, ESPANTOU, MATOU, COMEU).
  • Fixe no quadro, apresente num local visível a todas crianças ou projete o slide com cartões com as ações do conto. Os cartões devem ser fixados fora da ordem acumulativa.
  • Leia novamente o último parágrafo do conto que contém a sequência cumulativa completa, pausando a cada novo elemento de ação e convide uma das crianças para localizar o cartão com a ação apresentada em cada pausa.
  • Destaque a ação sinalizada pela criança e recoloque-a no quadro, na sequência dos acontecimentos.
  • Proceda assim até concluir todas as frases do parágrafo, convidando outras crianças para localizarem os cartões com as ações.

Materiais complementares: Cópia do texto “A casa que Pedro fez”, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HaJ3g8q3uyNKdj3muVMAj33nwtRj9SDRZCwst6SPCRp6KAbxYQznktvsmrkd/texto-completo-do-conto-lpo1-02sqa07.pdf

Dificuldades antecipadas/intervenções:

As crianças podem ter dificuldades de compreender e localizar as ações dentre os cartões apresentados.

Leia novamente o trecho para a criança. Pergunte, por exemplo, “O que o fazendeiro fez?” Se ainda assim a criança não compreender e não disser a ação correta, pergunte para a turma. Diga a palavra que se refere a ação e ajude a criança a localizar a palavra, dando pistas sobre a letra inicial, sobre o número de letras. Se necessário, convide outra criança para apoiar a primeira.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações (slides 4 e 5):

  • Organize as crianças em duplas. Nas atividades seguintes, serão propostas atividades de leitura de frases e seleção de informações e palavras. Pelo grau de complexidade das atividades, considerando uma turma de 1º ano, é importante que as crianças se apoiem e compartilhem essas leituras umas com as outras. Para que as atividades sejam mais produtivas e que todos tenham a oportunidade de fazer suas tentativas de leitura, a organização em duplas é mais adequada, pois uma apoiará a outra, sem se dispersarem em grupos maiores. Por isso, é importante selecionar as duplas com níveis de fluência de leitura próximos.

“...interações sociais fazem–se necessárias sempre que não for possível se alcançar, em isolado, a solução para um dado problema: cada aluno deve se incumbir de parte do processo de construção de conhecimentos para que, num esforço conjunto, a solução seja alcançada”. (Davis, Silva e Espósito, 1989, p.52).

  • Entregue para a dupla uma ficha com uma sentença que tenha elementos do conto. Cada dupla pode receber uma ou mais sentenças, de acordo com o número de crianças por sala. As sentenças devem corresponder ao conto ou trazer afirmações diferentes das apresentadas no conto.
  • Oriente as crianças que leiam a sentença que receberam.
  • Elas devem avaliar se esta sentença é verdadeira ou falsa, ou seja, se está ou não de acordo com o enredo do conto.
  • Assim que todos terminarem de ler e analisar, convide as duplas a ler para o grande grupo e definir como verdadeiro ou falso.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenções:

As duplas podem encontrar dificuldades na leitura e compreensão das sentenças, Podem também não se recordarem do enredo do conto e assim não conseguirem definir se a sentença é verdadeira ou falsa.

Leia para as duplas com dificuldades ou se necessário para a turma toda o trecho que contém a sequência cumulativa completa.

Apoie-as na leitura da sentença. Esteja ao lado delas, incentivando-as, apontando as palavras para a leitura e lendo com elas se necessário.

Faça perguntas sobre o elemento principal da sentença, por exemplo, “O que o fazendeiro fez?”.

Questione se a sentença está de acordo ou não com o conto.

Caso ainda não consigam chegar a uma resposta, leve a sentença para a turma, no momento coletivo de leitura e permita que os colegas opinem e apontem a resposta adequada ao conto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Mantenha as crianças em duplas.
  • Projete o slide ou liste no quadro e entregue para cada criança uma folha A4 com uma tabela com os elementos do conto, fora da ordem acumulativa.
  • Diga que vão ouvir a leitura do trecho com a sequência cumulativa completa do conto “A casa que Pedro fez”, e que vão, em duplas, ordenar de 1 a 11 os elementos de acordo com a sequência que surgem no trecho.
  • Inicie a leitura. Faça pausas a cada novo elemento para que as crianças localizem e enumerem em suas folhas com suas duplas.
  • Pergunte às crianças qual o elemento surgiu na leitura.
  • Enumere no quadro a palavra que se refere ao elemento.
  • Proceda assim até concluir a leitura do trecho.
  • Leia com as crianças a lista na ordem dos fatos.

Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:

As duplas podem encontrar dificuldades na leitura e enumeração dos elementos na sequência cumulativa adequada ao conto.

Como fechamento da aula, as crianças estarão em duplas para se apoiarem na leitura das palavras. Por também ser coletiva, a atividade permite a retomada com o professor e com a turma dos elementos essenciais do conto, embora os registros feitos sejam em duplas.

Se necessário, releia cada sentença e pergunte onde está a palavra que representa o elemento indicado na sentença.

Apoie as crianças a localizarem a palavra, a partir da letra/som inicial.

Convide uma criança para indicar a palavra e releia.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: 1 folha do texto impresso do conto “A casa que Pedro fez” para leitura pelo Professor; cartões com palavras que expressam as ações do conto (ESPALHOU, CANTOU, ACORDOU, CASOU, ORDENHOU, ATACOU, ESPANTOU, MATOU, COMEU); fichas com sentenças verdadeiras ou falsas sobre o conto; folha A4 para as duplas com trecho com a sequência acumulativa completa e com os elementos para ordenarem.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. p. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 11/12/2018.

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 11/12/2018.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 11/12/2018.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para as crianças e diga que vão investigar os acontecimentos e algumas palavras do conto “A casa que Pedro fez”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leia o conto “A casa que Pedro fez”.
  • Diga às crianças que irá colocar no quadro ou em um mural, palavras que representam os acontecimentos do conto (ESPALHOU, CANTOU, ACORDOU, CASOU, ORDENHOU, ATACOU, ESPANTOU, MATOU, COMEU).
  • Fixe no quadro, apresente num local visível a todas crianças ou projete o slide com cartões com as ações do conto. Os cartões devem ser fixados fora da ordem acumulativa.
  • Leia novamente o último parágrafo do conto que contém a sequência cumulativa completa, pausando a cada novo elemento de ação e convide uma das crianças para localizar o cartão com a ação apresentada em cada pausa.
  • Destaque a ação sinalizada pela criança e recoloque-a no quadro, na sequência dos acontecimentos.
  • Proceda assim até concluir todas as frases do parágrafo, convidando outras crianças para localizarem os cartões com as ações.

Materiais complementares: Cópia do texto “A casa que Pedro fez”, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HaJ3g8q3uyNKdj3muVMAj33nwtRj9SDRZCwst6SPCRp6KAbxYQznktvsmrkd/texto-completo-do-conto-lpo1-02sqa07.pdf

Dificuldades antecipadas/intervenções:

As crianças podem ter dificuldades de compreender e localizar as ações dentre os cartões apresentados.

Leia novamente o trecho para a criança. Pergunte, por exemplo, “O que o fazendeiro fez?” Se ainda assim a criança não compreender e não disser a ação correta, pergunte para a turma. Diga a palavra que se refere a ação e ajude a criança a localizar a palavra, dando pistas sobre a letra inicial, sobre o número de letras. Se necessário, convide outra criança para apoiar a primeira.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações (slides 4 e 5):

  • Organize as crianças em duplas. Nas atividades seguintes, serão propostas atividades de leitura de frases e seleção de informações e palavras. Pelo grau de complexidade das atividades, considerando uma turma de 1º ano, é importante que as crianças se apoiem e compartilhem essas leituras umas com as outras. Para que as atividades sejam mais produtivas e que todos tenham a oportunidade de fazer suas tentativas de leitura, a organização em duplas é mais adequada, pois uma apoiará a outra, sem se dispersarem em grupos maiores. Por isso, é importante selecionar as duplas com níveis de fluência de leitura próximos.

“...interações sociais fazem–se necessárias sempre que não for possível se alcançar, em isolado, a solução para um dado problema: cada aluno deve se incumbir de parte do processo de construção de conhecimentos para que, num esforço conjunto, a solução seja alcançada”. (Davis, Silva e Espósito, 1989, p.52).

  • Entregue para a dupla uma ficha com uma sentença que tenha elementos do conto. Cada dupla pode receber uma ou mais sentenças, de acordo com o número de crianças por sala. As sentenças devem corresponder ao conto ou trazer afirmações diferentes das apresentadas no conto.
  • Oriente as crianças que leiam a sentença que receberam.
  • Elas devem avaliar se esta sentença é verdadeira ou falsa, ou seja, se está ou não de acordo com o enredo do conto.
  • Assim que todos terminarem de ler e analisar, convide as duplas a ler para o grande grupo e definir como verdadeiro ou falso.

Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenções:

As duplas podem encontrar dificuldades na leitura e compreensão das sentenças, Podem também não se recordarem do enredo do conto e assim não conseguirem definir se a sentença é verdadeira ou falsa.

Leia para as duplas com dificuldades ou se necessário para a turma toda o trecho que contém a sequência cumulativa completa.

Apoie-as na leitura da sentença. Esteja ao lado delas, incentivando-as, apontando as palavras para a leitura e lendo com elas se necessário.

Faça perguntas sobre o elemento principal da sentença, por exemplo, “O que o fazendeiro fez?”.

Questione se a sentença está de acordo ou não com o conto.

Caso ainda não consigam chegar a uma resposta, leve a sentença para a turma, no momento coletivo de leitura e permita que os colegas opinem e apontem a resposta adequada ao conto.

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Mantenha as crianças em duplas.
  • Projete o slide ou liste no quadro e entregue para cada criança uma folha A4 com uma tabela com os elementos do conto, fora da ordem acumulativa.
  • Diga que vão ouvir a leitura do trecho com a sequência cumulativa completa do conto “A casa que Pedro fez”, e que vão, em duplas, ordenar de 1 a 11 os elementos de acordo com a sequência que surgem no trecho.
  • Inicie a leitura. Faça pausas a cada novo elemento para que as crianças localizem e enumerem em suas folhas com suas duplas.
  • Pergunte às crianças qual o elemento surgiu na leitura.
  • Enumere no quadro a palavra que se refere ao elemento.
  • Proceda assim até concluir a leitura do trecho.
  • Leia com as crianças a lista na ordem dos fatos.

Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:

As duplas podem encontrar dificuldades na leitura e enumeração dos elementos na sequência cumulativa adequada ao conto.

Como fechamento da aula, as crianças estarão em duplas para se apoiarem na leitura das palavras. Por também ser coletiva, a atividade permite a retomada com o professor e com a turma dos elementos essenciais do conto, embora os registros feitos sejam em duplas.

Se necessário, releia cada sentença e pergunte onde está a palavra que representa o elemento indicado na sentença.

Apoie as crianças a localizarem a palavra, a partir da letra/som inicial.

Convide uma criança para indicar a palavra e releia.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano