14634
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Encontrar/formar rimas em cantigas conhecidas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição de textos poéticos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: 
Nadia Camargo
Mentor: 
Mariana Prado
Especialista:
 Tania Rios

Título da aula: Encontrar/formar rimas em cantigas conhecidas

Finalidade da aula: Encontrar na letra impressa de uma cantiga que sabe de memória, as palavras que rimam.Escrever palavras que faltam em uma cantiga que se sabe de cor formando rimas.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Letra de canção/cantigas

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos

Prática de linguagem:Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP19

Sobre esta aula: esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

 

Materiais necessários: Cartaz com a letra da cantiga, letras de cantigas (disponíveis aqui) impressas para distribuir entre as crianças, lápis, borracha.

 

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte da cultura popular brasileira. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.

 

Dificuldades antecipadas: Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita terão dificuldade em fazer o ajuste da pauta sonora à forma gráfica para encontrar as palavras.

 

Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 pp. 11-26, Jul-Dez 2017.

LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

 

Materiais complementares:

Outras informações sobre o trabalho com rimas em canções: C122 Caderno de orientações: canções. São Paulo, Ministério da Educação, 2011. 24 p. Disponível em: <https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/cancoes-efund-b-20150712180414.pdf>. Acesso em: 11/12/2018.


Código: LPO1_01SQA09

(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas