14632
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego de slides: seleção de informações e emprego de ferramentas para apresentações orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre emprego de slides

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autorJuliana Ormastroni
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Emprego de slides: seleção de informações e emprego de ferramentas para apresentações orais

Finalidade da aula: Selecionar e organizar conteúdos utilizando diferentes ferramentas a fim de elaborar slides  que farão parte de uma videoaula sobre o que é o gênero do discurso infográfico.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Infográfico estático e animado

Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional. Elementos paralinguísticos e cinésicos. Apresentações orais.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP41/EF67LP25

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Perguntas impressas ou anotadas no quadro. Laboratório de informática com computadores em que os alunos tenham acesso a programa para elaboração de slides.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas,  mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Selecionar informações relevantes e distribuir informações em slides. Dificuldade com o uso de ferramentas e do programa escolhido para a elaboração de apresentação de slides. Dificuldade com o uso de  outros recursos tecnológicos que são necessários para a realização da atividade. No entanto, tudo isso pode ser superado com a eleição dos alunos mais experientes, como monitores dos grupos para esta atividade. Os alunos podem apresentar dificuldades também para organizar o tempo, o que pode ser superado com orientação do professor sobre como os componentes do grupo devem ser organizar na distribuição de tarefas.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.c137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium.  In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; SRADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20º CIAED –Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf . Acesso em: 5 ago 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm>. Acesso em: 25 de novembro de 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905. Acesso em: 12 ago. 2018.


Código: LPO7_08SQA08

(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

(EF69LP41) Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais, escolhendo e usando tipos e tamanhos de fontes que permitam boa visualização, topicalizando e/ou organizando o conteúdo em itens, inserindo de forma adequada imagens, gráficos, tabelas, formas e elementos gráficos, dimensionando a quantidade de texto (e imagem) por slide, usando progressivamente e de forma harmônica recursos mais sofisticados como efeitos de transição, slides mestres, layouts personalizados etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas