14632
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego de slides: seleção de informações e emprego de ferramentas para apresentações orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre emprego de slides

Plano 08 de 14 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Perguntas impressas ou anotadas no quadro. Laboratório de informática com computadores em que os alunos tenham acesso a programa para elaboração de slides.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Selecionar informações relevantes e distribuir informações em slides. Dificuldade com o uso de ferramentas e do programa escolhido para a elaboração de apresentação de slides. Dificuldade com o uso de outros recursos tecnológicos que são necessários para a realização da atividade. No entanto, tudo isso pode ser superado com a eleição dos alunos mais experientes, como monitores dos grupos para esta atividade. Os alunos podem apresentar dificuldades também para organizar o tempo, o que pode ser superado com orientação do professor sobre como os componentes do grupo devem ser organizar na distribuição de tarefas.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.c137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; SRADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20º CIAED –Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf . Acesso em: 5 ago 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em: 25 de novembro de 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os alunos. Solicite-lhes que discorram sobre apresentações orais das quais já participaram, sejam elas na escola ou em outras esferas, como a política ou religiosa.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em grupos compostos de 3 (três) membros, pois acreditamos que este tipo de agrupamento favorece a interação entre os alunos e o acompanhamento do professor a todos os grupos.
  • Inicie uma conversa com os alunos com as perguntas do slide. Aproveite este momento para fazer uma sondagem a fim de levantar seu conhecimento prévio sobre o tema da aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Informe os alunos que irão assistir a uma apresentação de slides para que observem as regularidades de uma apresentação baseada neste suporte. Vale lembrar que o ensino do oral nas escolas deve partir de atividades que insiram os alunos em situações comunicativas para que percebam a existência de diferentes formas de uso da língua. Assim, faz-se necessário confrontar os alunos com situações de uso público da língua, com vistas ao desenvolvimento de uma relação mais consciente do próprio comportamento linguístico-comunicativo.
  • Chame a atenção dos alunos para o fato de que o emprego de slides numa apresentação oral é um recurso enriquecedor em situações mais elaboradas de produção de linguagem oral. Este recurso pode ser usado como apoio para a apresentação oral e pode conferir-lhe maior dinamicidade.
  • Solicite que os alunos observem os slides “Anfíbios”. Entregue a eles uma folha com um caça-palavras para que encontrem as palavras e expressões dos elementos que aparecem com frequência em slides (títulos, subtítulos, imagens, fundo, efeitos, som, tamanho variado de letras, linguagem sucinta, informações relevantes). Avise-lhes que as expressões estão separadas pela letra “X”
  • Após correção coletiva, solicite que os alunos colem o caça-palavras no caderno. Durante a correção, discuta com os alunos a importância de cada um dos elementos que podem compor o slide bem como possíveis dúvidas que possam aparecer, como a função do slide-mestre, ou seja, o slide principal que armazena todas as informações sobre o tema e os layouts de slide de uma apresentação, inclusive o plano de fundo, a cor, as fontes, os efeitos, os espaços e o posicionamento.

Materiais complementares: Apresentação em slide disponível no link https://pt.slideshare.net/RebecaVale/iv2-anfbios.

Caça-palavras para impressão..

Resolução da atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta atividade, os alunos iniciarão a preparação de conteúdos dos slides que farão parte de uma videoaula sobre o que é um infográfico.
  • Distribua aos alunos ou anote no quadro perguntas cujo objetivo é orientar sobre conteúdos importantes sobre os infográficos para ser abordados nos slides.
  • Solicite que os alunos leiam as perguntas e, caso não consigam respondê-las, façam pesquisas sobre o conteúdo dos slides que farão parte de uma videoaula para ensinar o que é um infográfico. Eles podem agrupar as perguntas por slide. Neste momento o grupo também já pode pensar se usará alguma imagem ou infográficos para ilustrar sua apresentação.

a) Em que campos de atuação o gênero infográfico circula? Sugestão de resposta: O infográfico circula no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. Também pode circular na esfera cotidiana, como em jornais.

b) Em quais suportes o infográfico pode circular? Sugestão de resposta: Jornais, revistas e sites voltados à divulgação de conhecimento científico.

c) Qual é o objetivo do infográfico? Sugestão de resposta: O infográfico tem como objetivo explicar complexas histórias ou procedimentos; explicar como ocorrem fenômenos biológicos, físicos e químicos ou um fato geo-histórico ou promover o entendimento de modo considerado mais dinâmico: por meio de imagens.

d) Quais tipos de conteúdo ele veicula? Sugestão de resposta: Temas relacionados a diversas áreas de estudo, como biologia, física, história, química, geografia, ou áreas como política e comportamento.

e) Quais são os possíveis papéis sociais do interlocutor que lê o infográfico? Sugestão de resposta: Pessoas interessadas em textos de divulgação científica, seja por estudos ou curiosidade, como estudantes e leitores de jornais e de revistas, impressos ou online.

f) Quais tipos de infográfico existem? Sugestão de resposta: Infográficos estáticos, animados (em forma de vídeo) e interativos, nos quais o leitor tem a opção de selecionar a qual informação pretende ter acesso.

g) Nos infográficos, é comum a ocorrência de descrições, conceitos e comparações? Por quê? Sugestão de resposta: Sim, porque descrições, conceitos e comparações são sequências discursivas que contribuem para que o infográfico possa explicar dados e processos.

h) Quais tipos de linguagem existem no infográfico, considerando-se a linguagem verbal e a não verbal? Sugestão de resposta: Os infográficos apresentam linguagem verbal e não verbal. Geralmente, os elementos composicionais mais comuns em infográficos são desenhos, fotografias, tabelas, títulos, subtítulos, conjugados a textos curtos para apresentar informações. Os elementos não verbais, relacionados ao texto verbal, auxiliam a apresentação de informações e de processos de modo sucinto e atraente. A combinação entre palavras, imagens e cores é uma forma sofisticada de oferecer explicações complexas.

i) Como é a linguagem do infográfico: poética, objetiva, impessoal, sucinta? Por que o infográfico apresenta este tipo de linguagem? Sugestão de resposta: A linguagem do infográfico é objetiva, sucinta e impessoal. Geralmente, predominam os verbos no tempo presente do indicativo, tempo verbal que dá ao discurso o valor de simultaneidade, ou seja, favorece a impressão de que o fato descrito ocorre no momento em que o texto é produzido. O infográfico não apresenta palavras que demonstrem avaliação ou julgamento de valor, pois seu objetivo é trazer explicações. Também é comum que, neste gênero do discurso, apareçam termos técnicos, devido ao objetivo do infográfico (apresentar informações e explicações de fatos ou processos, no caso, científicos) e pelo conteúdo temático.

  • As respostas das perguntas deverão ser anotadas nos cadernos, como planejamento para a elaboração dos slides. Neste momento, os alunos já devem pensar o que colocarão no slide-mestre, como dividirão título e subtítulo e como podem topicalizar os conteúdos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo exponha, oralmente, para os demais grupos, como selecionou e organizou os conteúdos que farão parte dos slides. Neste momento, os alunos devem dar especial atenção a elementos como pronúncia correta das palavras, tom de voz, postura, expressão facial e gestos, ou seja, aos elementos paralinguísticos e cinésicos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Perguntas impressas ou anotadas no quadro. Laboratório de informática com computadores em que os alunos tenham acesso a programa para elaboração de slides.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Selecionar informações relevantes e distribuir informações em slides. Dificuldade com o uso de ferramentas e do programa escolhido para a elaboração de apresentação de slides. Dificuldade com o uso de outros recursos tecnológicos que são necessários para a realização da atividade. No entanto, tudo isso pode ser superado com a eleição dos alunos mais experientes, como monitores dos grupos para esta atividade. Os alunos podem apresentar dificuldades também para organizar o tempo, o que pode ser superado com orientação do professor sobre como os componentes do grupo devem ser organizar na distribuição de tarefas.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.c137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; SRADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20º CIAED –Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf . Acesso em: 5 ago 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em: 25 de novembro de 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905. Acesso em: 12 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os alunos. Solicite-lhes que discorram sobre apresentações orais das quais já participaram, sejam elas na escola ou em outras esferas, como a política ou religiosa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Disponha os alunos em grupos compostos de 3 (três) membros, pois acreditamos que este tipo de agrupamento favorece a interação entre os alunos e o acompanhamento do professor a todos os grupos.
  • Inicie uma conversa com os alunos com as perguntas do slide. Aproveite este momento para fazer uma sondagem a fim de levantar seu conhecimento prévio sobre o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Informe os alunos que irão assistir a uma apresentação de slides para que observem as regularidades de uma apresentação baseada neste suporte. Vale lembrar que o ensino do oral nas escolas deve partir de atividades que insiram os alunos em situações comunicativas para que percebam a existência de diferentes formas de uso da língua. Assim, faz-se necessário confrontar os alunos com situações de uso público da língua, com vistas ao desenvolvimento de uma relação mais consciente do próprio comportamento linguístico-comunicativo.
  • Chame a atenção dos alunos para o fato de que o emprego de slides numa apresentação oral é um recurso enriquecedor em situações mais elaboradas de produção de linguagem oral. Este recurso pode ser usado como apoio para a apresentação oral e pode conferir-lhe maior dinamicidade.
  • Solicite que os alunos observem os slides “Anfíbios”. Entregue a eles uma folha com um caça-palavras para que encontrem as palavras e expressões dos elementos que aparecem com frequência em slides (títulos, subtítulos, imagens, fundo, efeitos, som, tamanho variado de letras, linguagem sucinta, informações relevantes). Avise-lhes que as expressões estão separadas pela letra “X”
  • Após correção coletiva, solicite que os alunos colem o caça-palavras no caderno. Durante a correção, discuta com os alunos a importância de cada um dos elementos que podem compor o slide bem como possíveis dúvidas que possam aparecer, como a função do slide-mestre, ou seja, o slide principal que armazena todas as informações sobre o tema e os layouts de slide de uma apresentação, inclusive o plano de fundo, a cor, as fontes, os efeitos, os espaços e o posicionamento.

Materiais complementares: Apresentação em slide disponível no link https://pt.slideshare.net/RebecaVale/iv2-anfbios.

Caça-palavras para impressão..

Resolução da atividade.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta atividade, os alunos iniciarão a preparação de conteúdos dos slides que farão parte de uma videoaula sobre o que é um infográfico.
  • Distribua aos alunos ou anote no quadro perguntas cujo objetivo é orientar sobre conteúdos importantes sobre os infográficos para ser abordados nos slides.
  • Solicite que os alunos leiam as perguntas e, caso não consigam respondê-las, façam pesquisas sobre o conteúdo dos slides que farão parte de uma videoaula para ensinar o que é um infográfico. Eles podem agrupar as perguntas por slide. Neste momento o grupo também já pode pensar se usará alguma imagem ou infográficos para ilustrar sua apresentação.

a) Em que campos de atuação o gênero infográfico circula? Sugestão de resposta: O infográfico circula no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. Também pode circular na esfera cotidiana, como em jornais.

b) Em quais suportes o infográfico pode circular? Sugestão de resposta: Jornais, revistas e sites voltados à divulgação de conhecimento científico.

c) Qual é o objetivo do infográfico? Sugestão de resposta: O infográfico tem como objetivo explicar complexas histórias ou procedimentos; explicar como ocorrem fenômenos biológicos, físicos e químicos ou um fato geo-histórico ou promover o entendimento de modo considerado mais dinâmico: por meio de imagens.

d) Quais tipos de conteúdo ele veicula? Sugestão de resposta: Temas relacionados a diversas áreas de estudo, como biologia, física, história, química, geografia, ou áreas como política e comportamento.

e) Quais são os possíveis papéis sociais do interlocutor que lê o infográfico? Sugestão de resposta: Pessoas interessadas em textos de divulgação científica, seja por estudos ou curiosidade, como estudantes e leitores de jornais e de revistas, impressos ou online.

f) Quais tipos de infográfico existem? Sugestão de resposta: Infográficos estáticos, animados (em forma de vídeo) e interativos, nos quais o leitor tem a opção de selecionar a qual informação pretende ter acesso.

g) Nos infográficos, é comum a ocorrência de descrições, conceitos e comparações? Por quê? Sugestão de resposta: Sim, porque descrições, conceitos e comparações são sequências discursivas que contribuem para que o infográfico possa explicar dados e processos.

h) Quais tipos de linguagem existem no infográfico, considerando-se a linguagem verbal e a não verbal? Sugestão de resposta: Os infográficos apresentam linguagem verbal e não verbal. Geralmente, os elementos composicionais mais comuns em infográficos são desenhos, fotografias, tabelas, títulos, subtítulos, conjugados a textos curtos para apresentar informações. Os elementos não verbais, relacionados ao texto verbal, auxiliam a apresentação de informações e de processos de modo sucinto e atraente. A combinação entre palavras, imagens e cores é uma forma sofisticada de oferecer explicações complexas.

i) Como é a linguagem do infográfico: poética, objetiva, impessoal, sucinta? Por que o infográfico apresenta este tipo de linguagem? Sugestão de resposta: A linguagem do infográfico é objetiva, sucinta e impessoal. Geralmente, predominam os verbos no tempo presente do indicativo, tempo verbal que dá ao discurso o valor de simultaneidade, ou seja, favorece a impressão de que o fato descrito ocorre no momento em que o texto é produzido. O infográfico não apresenta palavras que demonstrem avaliação ou julgamento de valor, pois seu objetivo é trazer explicações. Também é comum que, neste gênero do discurso, apareçam termos técnicos, devido ao objetivo do infográfico (apresentar informações e explicações de fatos ou processos, no caso, científicos) e pelo conteúdo temático.

  • As respostas das perguntas deverão ser anotadas nos cadernos, como planejamento para a elaboração dos slides. Neste momento, os alunos já devem pensar o que colocarão no slide-mestre, como dividirão título e subtítulo e como podem topicalizar os conteúdos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo exponha, oralmente, para os demais grupos, como selecionou e organizou os conteúdos que farão parte dos slides. Neste momento, os alunos devem dar especial atenção a elementos como pronúncia correta das palavras, tom de voz, postura, expressão facial e gestos, ou seja, aos elementos paralinguísticos e cinésicos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP41 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano