Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Revisar operadores argumentativos na Carta de solicitação
Finalidade da aula: Revisar o uso das conjunções em uma Carta de solicitação na qual, inicialmente, havia incoerência, de modo a trabalhar a proficiência no uso de conjunções.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta de solicitação
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros (Carta de solicitação, Carta de reclamação, petição online, carta aberta, abaixo-assinado, proposta etc.). Aplicação e réplica.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP17
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, cópias das atividades, tesoura e cola.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 14 nov. 2018.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Código: LPO7_03SQA09
(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes