14631
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisar operadores argumentativos na Carta de solicitação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre argumentos em carta de solicitação

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, cópias das atividades, tesoura e cola.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Projete a questão (você também pode escrevê-la no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre como utilizar as conjunções na Carta de solicitação. Caso tenha desenvolvido as demais aulas deste módulo de Análise linguística/semiótica, relembre a turma acerca do conteúdo já estudado sobre o tema. Se optar por desenvolver apenas esta aula, e se julgar necessário, explique brevemente a questão ou reserve uma aula anterior a esta para retomar o conceito.
  • Por fim, após a participação da turma, anuncie que os alunos farão uma atividade em que será necessário substituir conjunções utilizadas de forma inadequada em uma Carta de solicitação por outras adequadas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Faça a pergunta do slide para a turma.
  • Inicialmente, ajude os estudantes a relembrar os principais conceitos acerca da Carta de solicitação para que identifiquem as partes de que fala a pergunta (saudação, contexto da solicitação, exposição da solicitação, defesa da solicitação, despedida). Conduza-os por meio de outras perguntas como: Para que serve uma Carta de solicitação? O que há em uma Carta de solicitação? Além de solicitar algo, o que mais é preciso fazer em uma Carta de solicitação? O objetivo desta etapa da aula é relembrar que o objetivo de uma Carta de solicitação é fazer uma solicitação a alguém a fim de se obter algo. Além disso, deixe claro que a solicitação deve ser justificada por meio de argumentos que evidenciem a importância daquilo que se solicita.
  • Por fim, ajude-os a relembrar que as conjunções conectam partes do texto, criando efeitos de sentido que auxiliam na construção da argumentação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Peça que os estudantes se organizem em duplas ou trios para que ocorra troca de saberes. Caso tenham dificuldade no processo, estabeleça critérios como: o primeiro e o último números da chamada, o segundo e o penúltimo, e assim sucessivamente.
  • Entregue a cada dupla ou trio uma cópia do arquivo disponível em Materiais complementares: Atividade - algo não está certo nesta carta.
  • Explique para a turma que a atividade consiste em substituir na carta as conjunções em destaque, que foram utilizadas de forma inadequada, por outras, adequadas ao sentido pretendido em cada parte do texto. Lembre que há, na última página da atividade, uma tabela de referência de sentido para auxiliar nas adequações. Peça que leiam os trechos com conjunções inadequadas, compreendam qual o efeito de sentido pretendido e façam a escolha da adequada a este efeito. Instrua-os a recortar as conjunções adequadas na tabela de recorte na última página da atividade e a colarem-nas sobre as conjunções inadequadas.
  • Tendo as conjunções recortadas, peça aos estudantes que, com base na tabela de referência de sentidos, façam discussões e análises em cada parte do texto que necessita de substituição e que colem as conjunções corretas sobre as incorretas de forma a construir adequadamente a argumentação. Enquanto os trios e duplas fazem a atividade, ande pela sala, auxiliando os que necessitarem. Estipule cerca de 25 minutos para a realização desta etapa do desenvolvimento da aula.
  • Explique-lhes que, ao fim desta atividade, eles serão convidados a uma reflexão.

Materiais complementares.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após os estudantes terminarem a atividade, projete e leia a carta juntamente com a turma salientando quais eram as conjunções adequadas a cada trecho. Lembre os estudantes de que há possibilidade de uso de outras conjunções além das que estão na carta original, mas desde que tenham o mesmo efeito de sentido. Peça aos grupos que corrijam eventuais inadequações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após os estudantes terminarem a atividade, projete e leia a carta juntamente com a turma salientando quais eram as conjunções adequadas a cada trecho. Lembre os estudantes de que há possibilidade de uso de outras conjunções além das que estão na carta original, mas desde que tenham o mesmo efeito de sentido. Peça aos grupos que corrijam eventuais inadequações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após os estudantes terminarem a atividade, projete e leia a carta juntamente com a turma salientando quais eram as conjunções adequadas a cada trecho. Lembre os estudantes de que há possibilidade de uso de outras conjunções além das que estão na carta original, mas desde que tenham o mesmo efeito de sentido. Peça aos grupos que corrijam eventuais inadequações.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Após discussão sobre assunto da Carta de solicitação e correção da atividade, pergunte aos estudantes quais foram suas maiores dificuldades para encontrar as conjunções adequadas ao longo do trabalho. Deixe que exponham suas perspectivas, mas conduza à questão de ser necessário compreender os efeitos de sentido pretendidos em cada parte da carta e, com base nisso, escolher conjunções que sejam capazes de produzir tais efeitos.
  • Por fim, conclua a discussão ao focar na segunda questão do slide. Ouça as respostas dos alunos sobre ela, mas conduza as respostas ao fato de que o uso adequado de conjunções está ligado ao efeito de sentido pretendido para a argumentação. Assim, é preciso saber qual efeito se quer e qual conjunção é capaz de produzir tal efeito para, assim, construir uma argumentação eficaz.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo Leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, cópias das atividades, tesoura e cola.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Projete a questão (você também pode escrevê-la no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre como utilizar as conjunções na Carta de solicitação. Caso tenha desenvolvido as demais aulas deste módulo de Análise linguística/semiótica, relembre a turma acerca do conteúdo já estudado sobre o tema. Se optar por desenvolver apenas esta aula, e se julgar necessário, explique brevemente a questão ou reserve uma aula anterior a esta para retomar o conceito.
  • Por fim, após a participação da turma, anuncie que os alunos farão uma atividade em que será necessário substituir conjunções utilizadas de forma inadequada em uma Carta de solicitação por outras adequadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Faça a pergunta do slide para a turma.
  • Inicialmente, ajude os estudantes a relembrar os principais conceitos acerca da Carta de solicitação para que identifiquem as partes de que fala a pergunta (saudação, contexto da solicitação, exposição da solicitação, defesa da solicitação, despedida). Conduza-os por meio de outras perguntas como: Para que serve uma Carta de solicitação? O que há em uma Carta de solicitação? Além de solicitar algo, o que mais é preciso fazer em uma Carta de solicitação? O objetivo desta etapa da aula é relembrar que o objetivo de uma Carta de solicitação é fazer uma solicitação a alguém a fim de se obter algo. Além disso, deixe claro que a solicitação deve ser justificada por meio de argumentos que evidenciem a importância daquilo que se solicita.
  • Por fim, ajude-os a relembrar que as conjunções conectam partes do texto, criando efeitos de sentido que auxiliam na construção da argumentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Peça que os estudantes se organizem em duplas ou trios para que ocorra troca de saberes. Caso tenham dificuldade no processo, estabeleça critérios como: o primeiro e o último números da chamada, o segundo e o penúltimo, e assim sucessivamente.
  • Entregue a cada dupla ou trio uma cópia do arquivo disponível em Materiais complementares: Atividade - algo não está certo nesta carta.
  • Explique para a turma que a atividade consiste em substituir na carta as conjunções em destaque, que foram utilizadas de forma inadequada, por outras, adequadas ao sentido pretendido em cada parte do texto. Lembre que há, na última página da atividade, uma tabela de referência de sentido para auxiliar nas adequações. Peça que leiam os trechos com conjunções inadequadas, compreendam qual o efeito de sentido pretendido e façam a escolha da adequada a este efeito. Instrua-os a recortar as conjunções adequadas na tabela de recorte na última página da atividade e a colarem-nas sobre as conjunções inadequadas.
  • Tendo as conjunções recortadas, peça aos estudantes que, com base na tabela de referência de sentidos, façam discussões e análises em cada parte do texto que necessita de substituição e que colem as conjunções corretas sobre as incorretas de forma a construir adequadamente a argumentação. Enquanto os trios e duplas fazem a atividade, ande pela sala, auxiliando os que necessitarem. Estipule cerca de 25 minutos para a realização desta etapa do desenvolvimento da aula.
  • Explique-lhes que, ao fim desta atividade, eles serão convidados a uma reflexão.

Materiais complementares.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após os estudantes terminarem a atividade, projete e leia a carta juntamente com a turma salientando quais eram as conjunções adequadas a cada trecho. Lembre os estudantes de que há possibilidade de uso de outras conjunções além das que estão na carta original, mas desde que tenham o mesmo efeito de sentido. Peça aos grupos que corrijam eventuais inadequações.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após os estudantes terminarem a atividade, projete e leia a carta juntamente com a turma salientando quais eram as conjunções adequadas a cada trecho. Lembre os estudantes de que há possibilidade de uso de outras conjunções além das que estão na carta original, mas desde que tenham o mesmo efeito de sentido. Peça aos grupos que corrijam eventuais inadequações.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após os estudantes terminarem a atividade, projete e leia a carta juntamente com a turma salientando quais eram as conjunções adequadas a cada trecho. Lembre os estudantes de que há possibilidade de uso de outras conjunções além das que estão na carta original, mas desde que tenham o mesmo efeito de sentido. Peça aos grupos que corrijam eventuais inadequações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Após discussão sobre assunto da Carta de solicitação e correção da atividade, pergunte aos estudantes quais foram suas maiores dificuldades para encontrar as conjunções adequadas ao longo do trabalho. Deixe que exponham suas perspectivas, mas conduza à questão de ser necessário compreender os efeitos de sentido pretendidos em cada parte da carta e, com base nisso, escolher conjunções que sejam capazes de produzir tais efeitos.
  • Por fim, conclua a discussão ao focar na segunda questão do slide. Ouça as respostas dos alunos sobre ela, mas conduza as respostas ao fato de que o uso adequado de conjunções está ligado ao efeito de sentido pretendido para a argumentação. Assim, é preciso saber qual efeito se quer e qual conjunção é capaz de produzir tal efeito para, assim, construir uma argumentação eficaz.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano