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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Carta de solicitação: conjunções e construção da argumentação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre conjunções

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Carta de solicitação: conjunções e construção da argumentação

Finalidade da aula: Identificar os efeitos construídos pelas conjunções em Cartas de solicitação.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Carta de solicitação

Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros (Carta de solicitação, Carta de reclamação, petição online, carta aberta, abaixo-assinado, proposta etc.). Aplicação e réplica.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP17

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação no campo de atuação na vida pública. A aula, de Análise linguística, faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:  Para esta aula, serão necessários projetor, quadro, cópias ou impressões da atividade de análise de Carta de solicitação.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes confundam listar solicitações com argumentar por elas.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 14 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.


Código: LPO7_03SQA07

(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.


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