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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Carta de solicitação: conjunções e construção da argumentação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre conjunções

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias;
Aplicativos indicados a seguir, que funcionam bem por dispositivos móveis como celulares e tablets:
- Padlet (tutorial disponível aqui);
- Quizizz (tutorial disponível aqui), um game de perguntas e respostas;
- Loom (tutorial disponível aqui);
- Flippity.net (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta.

Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Forms (tutorial disponível aqui) ou Microsoft Forms (tutorial disponível aqui), para criar formulários online.

Introdução: Como ligamos partes de uma Carta de solicitação?
Esta aula deve ser desenvolvida a partir da pergunta: “Como ligamos partes de uma carta de solicitação?”
Para isso, será necessário relembrar os estudantes como se organiza (estrutura composicional) e qual a intencionalidade (temática) do gênero carta de solicitação. Se você está seguindo esta sequência, pode fazer uma recapitulação por meio do Quizizz e depois comentar por meio do Loom. Caso esteja começando por este plano, faça uma introdução do gênero, também por meio do Loom, apresentando como ele se organiza (estrutura composicional) e qual sua intencionalidade (temática) por meio de um texto que seja também uma carta de recomendação.
Ainda que você inicie esta aula pelo Quizizz, deve dar o retorno das respostas pelo Loom e destacar o caráter argumentativo da carta de solicitação. Ressalte que nesse gênero são necessárias justificativa e persuasão para convencimento da necessidade do que se solicita. Por isso essa argumentação precisa ser bem articulada.
Finalize essa parte instigando-os a responder à seguinte pergunta: qual classe de palavras (portanto, quais elementos linguísticos) podem auxiliar na articulação (ligação das ideias e das partes da carta) dessa argumentação?
Coloque essa pergunta no Padlet e solicite que deixem lá suas respostas (podem responder individualmente ou em grupos). Solicite apenas que identifiquem as respostas com os nomes dos responsáveis. Assim, você pode acompanhar aqueles que estão ou não participando, para chamá-los para a tarefa e para a aula. Informe qua a resposta dessa tarefa virá após a atividade que farão em seguida (no desenvolvimento do plano original).

Desenvolvimento
Seguindo o plano original, organize a turma em duplas ou trios, e diga que a próxima atividade será realizada conjuntamente, num jogo de completar lacunas.
Mantenha as parcerias já formadas ou proponha uma nova formação de duplas e trios (você poderá utilizar o Flippity.net para sortear os nomes e grupos).
Em seguida, utilize o Loom para orientá-los a respeito da atividade. Apresente a carta que traz a solicitação de associações para a segurança dos ciclistas, com as lacunas.
Leia um trecho para que pensem em quais palavras poderiam ser utilizadas, de modo a organizar essa argumentação. Procure estimular as tentativas e os erros, e dê exemplos corretos ou não, para o primeiro parágrafo da carta (como na orientação do plano original), usando diferentes classes de palavras, até chegar a uma boa organização utilizando conjunções. Mostre, então, a tabela com as conjunções (veja no plano original), que deverá ser enviada a eles por e-mail ou WhatsApp. Diga que a partir dela farão o jogo de completar as lacunas.
Como a carta é extensa, divida a classe em grandes grupos e envie apenas um parágrafo a cada uma das duplas (dentro desses grupos). Estabeleça um tempo para essa tarefa e solicite que avisem por WhatsApp quando tiverem terminado. Utilize o Flippity.net para montar o jogo do preenchimento das lacunas.

Fechamento: Que ideias as conjunções agregam à carta de solicitação? Quais efeitos de sentido podem construir para a argumentação?
Retome a pergunta da introdução: “Qual classe de palavras (portanto, quais elementos linguísticos) podem auxiliar na articulação (ligação das ideias e das partes da carta) da argumentação em uma carta de solicitação?” e as respostas que eles trouxeram no Padlet. Para isso, recolha as diferentes respostas dadas e coloque-as no Loom, em uma gravação para essa última fala, fechando a aula.
Agora, já está claro que são as conjunções. Mostre-lhes, então, a funcionalidade das conjunções, que podem exercer o papel de operadores argumentativos. Lembre-se de comentar as outras respostas (se colocaram adjetivos, por exemplo - também são importantes para a argumentação, por serem valorativos -, mas o papel das conjunções é, especificamente, fazer essas ligações, mais do que todas as outras classes de palavras).
Neste fechamento, utilize as orientações desta etapa do plano original.

Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem que os estudantes continuam estudando cartas de solicitação e que esta aula vai demandar que, em alguns momentos, eles utilizem ferramentas/aplicativos por celular ou notebook, para receber orientações e materiais para o trabalho. Esclareça que você usará o que for acessível a todos da turma. Explique também que os estudantes vão realizar um jogo, colaborativamente, com os parceiros da dupla/trio. Procure dar uma ideia de tempo para essa atividade do jogo, para que um familiar, se possível, possa dar noção do tempo e solicitar ao estudante que não se distraia com outras demandas. Solicite à família ainda que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_03SQA07

(EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.


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