14628
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Carta de solicitação: conjunções e construção da argumentação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre conjunções

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação no campo de atuação na vida pública. A aula, de Análise linguística, faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Para esta aula, serão necessários projetor, quadro, cópias ou impressões da atividade de análise de Carta de solicitação.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes confundam listar solicitações com argumentar por elas.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o título da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo e apresente a proposta da aula para os estudantes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Faça a pergunta do slide para a turma.
  • Ajude os estudantes a relembrar os principais conceitos acerca da Carta de solicitação para que identifiquem as partes a que a pergunta se refere (saudação, contexto da solicitação, exposição da solicitação, defesa da solicitação, despedida). Conduza-os por meio de outras perguntas como:
    Para que serve uma Carta de solicitação? O que há em uma Carta de solicitação? Além de solicitar algo, o que mais é preciso fazer em uma Carta de solicitação? O objetivo desta etapa da aula é relembrar que uma Carta de solicitação tem por objetivo fazer uma solicitação a alguém a fim de obter algo. Além disso, deixe claro que a solicitação deve ser justificada por meio de argumentos que evidenciem a importância daquilo que se solicita.
  • Instigue os alunos a pensar quais elementos linguísticos podem auxiliar na ligação das partes da carta.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos.

Orientações:

  • Entregue para os alunos a atividade que consta nos Materiais complementares. Trata-se de uma Carta de solicitação da qual os conectivos foram retirados.
  • Projete no quadro o trecho inicial da Carta de solicitação e inicie sua leitura com a turma. Peça aos estudantes que deem atenção especial às lacunas na carta como os termos faltantes se organizam na construção da carta como um todo, na estruturação da argumentação e da solicitação.
  • Uma vez terminada a leitura do trecho projetado, peça aos estudantes para completar o restante da carta e que tentem levantar hipóteses sobre a função dos termos faltantes no texto na construção do conteúdo da carta, que deve ser uma solicitação fundamentada por argumentação. Conduza-os a perceber que estes elementos auxiliam na conexão entre palavras e termos que compõem o texto. Para auxiliar neste processo, siga para a próxima etapa do desenvolvimento deste plano: a análise da carta inteira com os termos, os conectivos, inseridos.

Material Complementar: Você encontra a versão da atividade para impressão aqui. Uma referência de respostas da atividade para o professor está aqui.

Fonte: Adaptado para fins pedagógicos de http://vadebike.org/2013/03/carta-de-reivindicacoes-ciclovia-eliseu-de-almeida-encontro-camara/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a pergunta acima aos estudantes. Deixe-os levantar suas hipóteses com base em exemplos já vistos na aula. Leve-os a perceber, com base na análise do texto com ausência de conjunções, que há lacunas de sentido e, em alguns momentos, há termos, palavras e/ou orações apenas justapostos, sem que haja uma relação de sentido entre eles. Logo, a defesa da solicitação fica prejudicada.
  • Por fim, explique aos estudantes que as conjunções (ou locuções conjuntivas, quando cada termo é composto de mais de uma palavra) estabelecem relações de sentido entre palavras e orações que constituem os textos e interferem na qualidade da argumentação que se pretende construir na carta.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Faça a pergunta do slide à turma. Conduza as respostas dos estudantes à percepção de o quanto as conjunções são fundamentais na construção de todo o sentido pretendido pela carta.
  • Questione qual o papel, no caso da carta lida, das conjunções na construção da argumentação da carta. Leve os estudantes a perceber que os relatos e as descrições são organizados e articulados entre si com base nos efeitos de sentido promovidos pelas conjunções utilizadas. Exemplifique apontando que os fatos que compõem os relatos presentes na argumentação são adicionados uns aos outros, explicados, colocados como fatos adversos a outros fatos. Se julgar necessário, ressalte alguns trechos da carta lida e apontes as relações explicitadas.
  • Por fim, peça aos estudantes que reflitam se seria possível construir uma Carta com solicitação e argumentação que a fundamente sem a utilização de conjunções e locuções conjuntivas. Leve-os a compreender a impossibilidade de escrita sem o uso destes operadores argumentativos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação no campo de atuação na vida pública. A aula, de Análise linguística, faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Para esta aula, serão necessários projetor, quadro, cópias ou impressões da atividade de análise de Carta de solicitação.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: Carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes confundam listar solicitações com argumentar por elas.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2018.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o título da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo e apresente a proposta da aula para os estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Faça a pergunta do slide para a turma.
  • Ajude os estudantes a relembrar os principais conceitos acerca da Carta de solicitação para que identifiquem as partes a que a pergunta se refere (saudação, contexto da solicitação, exposição da solicitação, defesa da solicitação, despedida). Conduza-os por meio de outras perguntas como:
    Para que serve uma Carta de solicitação? O que há em uma Carta de solicitação? Além de solicitar algo, o que mais é preciso fazer em uma Carta de solicitação? O objetivo desta etapa da aula é relembrar que uma Carta de solicitação tem por objetivo fazer uma solicitação a alguém a fim de obter algo. Além disso, deixe claro que a solicitação deve ser justificada por meio de argumentos que evidenciem a importância daquilo que se solicita.
  • Instigue os alunos a pensar quais elementos linguísticos podem auxiliar na ligação das partes da carta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos.

Orientações:

  • Entregue para os alunos a atividade que consta nos Materiais complementares. Trata-se de uma Carta de solicitação da qual os conectivos foram retirados.
  • Projete no quadro o trecho inicial da Carta de solicitação e inicie sua leitura com a turma. Peça aos estudantes que deem atenção especial às lacunas na carta como os termos faltantes se organizam na construção da carta como um todo, na estruturação da argumentação e da solicitação.
  • Uma vez terminada a leitura do trecho projetado, peça aos estudantes para completar o restante da carta e que tentem levantar hipóteses sobre a função dos termos faltantes no texto na construção do conteúdo da carta, que deve ser uma solicitação fundamentada por argumentação. Conduza-os a perceber que estes elementos auxiliam na conexão entre palavras e termos que compõem o texto. Para auxiliar neste processo, siga para a próxima etapa do desenvolvimento deste plano: a análise da carta inteira com os termos, os conectivos, inseridos.

Material Complementar: Você encontra a versão da atividade para impressão aqui. Uma referência de respostas da atividade para o professor está aqui.

Fonte: Adaptado para fins pedagógicos de http://vadebike.org/2013/03/carta-de-reivindicacoes-ciclovia-eliseu-de-almeida-encontro-camara/

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a pergunta acima aos estudantes. Deixe-os levantar suas hipóteses com base em exemplos já vistos na aula. Leve-os a perceber, com base na análise do texto com ausência de conjunções, que há lacunas de sentido e, em alguns momentos, há termos, palavras e/ou orações apenas justapostos, sem que haja uma relação de sentido entre eles. Logo, a defesa da solicitação fica prejudicada.
  • Por fim, explique aos estudantes que as conjunções (ou locuções conjuntivas, quando cada termo é composto de mais de uma palavra) estabelecem relações de sentido entre palavras e orações que constituem os textos e interferem na qualidade da argumentação que se pretende construir na carta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Faça a pergunta do slide à turma. Conduza as respostas dos estudantes à percepção de o quanto as conjunções são fundamentais na construção de todo o sentido pretendido pela carta.
  • Questione qual o papel, no caso da carta lida, das conjunções na construção da argumentação da carta. Leve os estudantes a perceber que os relatos e as descrições são organizados e articulados entre si com base nos efeitos de sentido promovidos pelas conjunções utilizadas. Exemplifique apontando que os fatos que compõem os relatos presentes na argumentação são adicionados uns aos outros, explicados, colocados como fatos adversos a outros fatos. Se julgar necessário, ressalte alguns trechos da carta lida e apontes as relações explicitadas.
  • Por fim, peça aos estudantes que reflitam se seria possível construir uma Carta com solicitação e argumentação que a fundamente sem a utilização de conjunções e locuções conjuntivas. Leve-os a compreender a impossibilidade de escrita sem o uso destes operadores argumentativos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano