Atividade para impressão - folheto/panfleto
folheto/panfleto
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Datashow, computador, folhetos e imagem impressos, caixa de som, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com o objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades de criar um texto rápido e dinâmico, próprio do gênero Folheto/panfleto.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise Interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Significado de Persuadir
Fazer com que alguém acredite; começar a acreditar; expressar aceitação acerca de (alguma coisa); convencer-se
Fazer com que alguém se convença sobre a necessidade de (alguma coisa); induzir
Fazer com que uma pessoa mude de comportamento
Fazer com que uma pessoa fique certa de alguma coisa
Fonte: Dicio, Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/persuadir/
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
imperdível
adjetivo de dois gêneros
que não se pode perder; cujo ganho se tem como certo.
Materiais complementares: Você encontra a versão do folheto/panfleto para impressão aqui.
Orientações:
Materiais complementares: Você encontra a versão do folheto/panfleto para impressão aqui.
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Para os alunos: PicsArt, aplicativo de edição de fotos e imagens para celular (tutorial disponível aqui).
Introdução: Persuadindo o leitor
Envie aos estudantes um áudio falando sobre os significados do verbo persuadir. Como este é o 9º plano de uma sequência de 15, seus alunos já devem ter aprendido o sentido desse verbo e sua relação com as peças publicitárias. Previamente, organize, em um documento de Word, as palavras apresentadas no primeiro slide de Introdução do plano original, diagramadas na página como apresentadas no slide, com um ponto de interrogação ao centro. Envie esse arquivo aos alunos por e-mail, com os seguintes questionamentos: a que objeto estas palavras poderiam caracterizar? Vocês conseguem imaginá-lo? São características boas ou ruins? Que palavras intensificam algumas características? Estabeleça um prazo curto para os alunos darem as respostas, que podem ser enviadas por áudio, caso isso otimize o tempo. Envie aos alunos, então, a imagem do slide 2, no qual se apresenta o objeto ao qual as palavras se referiam, juntamente com seus comentários sobre as respostas dadas por eles anteriormente.
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento
Observação: nesta adaptação para o ensino remoto, optamos por excluir a atividade 2, do slide 1 do Desenvolvimento, a fim de dinamizar a interação com os alunos.
Previamente, salve, em arquivos separados, as imagens apresentadas no slide 2 do Desenvolvimento, disponíveis em arquivo na seção “Materiais e atividades”: sanduíche, donuts, óculos escuros e celular. Organize os alunos em grupos e envie a cada grupo, por e-mail ou WhatsApp, uma das imagens, mesmo que alguns grupos fiquem com a mesma imagem, com a seguinte orientação: observem as imagens e imaginem que elas fazem parte de um folheto/panfleto para o qual vocês terão que produzir um texto escrito, para persuadir o leitor a comprar o produto. Lembrem-se de utilizar palavras que atribuam características ao produto e que intensifiquem tais atributos, com o objetivo de persuadir o leitor a se tornar cliente. Caso os alunos tenham recursos, eles podem usar o aplicativo PicsArt para efetuar a edição das imagens (acesse tutorial disponível aqui) e inserir o texto criado. Caso isso não seja possível, peça que escrevam apenas o texto. Estabeleça um prazo para que os grupos troquem entre si os trabalhos, de modo que cada grupo aprecie o trabalho do outro grupo. Peça que anotem as observações. Em seguida, os trabalhos devem ser encaminhados a você com os comentários dos alunos.
Fechamento: Como o texto escrito produzido pela equipe pode persuadir o leitor a realizar a ação?
Prepare uma devolutiva aos alunos. Pode ser um áudio no qual você comenta os trabalhos e a receptividade demonstrada por cada grupo com os trabalhos dos colegas. Nesse momento, comente os mecanismos linguísticos que contribuíram para a persuasão. Peça que os alunos também enviem áudios comentando se gostaram de fazer os trabalhos e se sentiram persuadidos a consumir os produtos apresentados pelos colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com seus familiares sobre como as peças publicitárias visam persuadir as pessoas a adquirir determinados produtos, às vezes nem tão necessários. Esse é um rico momento para incentivar o diálogo sobre o consumo consciente. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Oliveira
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A linguagem persuasiva no gênero Folheto/panfleto
Finalidade da aula: Produzir o texto escrito do folheto/panfleto a fim de revisar
como adjetivos e advérbios são usados como estratégia de persuasão.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Folheto/panfleto
Objeto(s) do conhecimento: Sequências textuais/elementos notacionais
Prática de linguagem: Sequências textuais/elementos notacionais
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17/EF67LP37
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Datashow, computador, folhetos e imagem impressos, caixa de som, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com o objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades de criar um texto rápido e dinâmico, próprio do gênero Folheto/panfleto.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise Interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <portaldoprofessor.mec.gov.br/panfletos>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: