14627
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A linguagem persuasiva no gênero Folheto/panfleto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre folheto e panfleto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Para os alunos: PicsArt, aplicativo de edição de fotos e imagens para celular (tutorial disponível aqui).

Introdução: Persuadindo o leitor
Envie aos estudantes um áudio falando sobre os significados do verbo persuadir. Como este é o 9º plano de uma sequência de 15, seus alunos já devem ter aprendido o sentido desse verbo e sua relação com as peças publicitárias. Previamente, organize, em um documento de Word, as palavras apresentadas no primeiro slide de Introdução do plano original, diagramadas na página como apresentadas no slide, com um ponto de interrogação ao centro. Envie esse arquivo aos alunos por e-mail, com os seguintes questionamentos: a que objeto estas palavras poderiam caracterizar? Vocês conseguem imaginá-lo? São características boas ou ruins? Que palavras intensificam algumas características? Estabeleça um prazo curto para os alunos darem as respostas, que podem ser enviadas por áudio, caso isso otimize o tempo. Envie aos alunos, então, a imagem do slide 2, no qual se apresenta o objeto ao qual as palavras se referiam, juntamente com seus comentários sobre as respostas dadas por eles anteriormente.
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.

Desenvolvimento
Observação: nesta adaptação para o ensino remoto, optamos por excluir a atividade 2, do slide 1 do Desenvolvimento, a fim de dinamizar a interação com os alunos.
Previamente, salve, em arquivos separados, as imagens apresentadas no slide 2 do Desenvolvimento, disponíveis em arquivo na seção “Materiais e atividades”: sanduíche, donuts, óculos escuros e celular. Organize os alunos em grupos e envie a cada grupo, por e-mail ou WhatsApp, uma das imagens, mesmo que alguns grupos fiquem com a mesma imagem, com a seguinte orientação: observem as imagens e imaginem que elas fazem parte de um folheto/panfleto para o qual vocês terão que produzir um texto escrito, para persuadir o leitor a comprar o produto. Lembrem-se de utilizar palavras que atribuam características ao produto e que intensifiquem tais atributos, com o objetivo de persuadir o leitor a se tornar cliente. Caso os alunos tenham recursos, eles podem usar o aplicativo PicsArt para efetuar a edição das imagens (acesse tutorial disponível aqui) e inserir o texto criado. Caso isso não seja possível, peça que escrevam apenas o texto. Estabeleça um prazo para que os grupos troquem entre si os trabalhos, de modo que cada grupo aprecie o trabalho do outro grupo. Peça que anotem as observações. Em seguida, os trabalhos devem ser encaminhados a você com os comentários dos alunos.

Fechamento: Como o texto escrito produzido pela equipe pode persuadir o leitor a realizar a ação?
Prepare uma devolutiva aos alunos. Pode ser um áudio no qual você comenta os trabalhos e a receptividade demonstrada por cada grupo com os trabalhos dos colegas. Nesse momento, comente os mecanismos linguísticos que contribuíram para a persuasão. Peça que os alunos também enviem áudios comentando se gostaram de fazer os trabalhos e se sentiram persuadidos a consumir os produtos apresentados pelos colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com seus familiares sobre como as peças publicitárias visam persuadir as pessoas a adquirir determinados produtos, às vezes nem tão necessários. Esse é um rico momento para incentivar o diálogo sobre o consumo consciente. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_02SQA09

(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas