14627
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A linguagem persuasiva no gênero Folheto/panfleto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre folheto e panfleto

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Datashow, computador, folhetos e imagem impressos, caixa de som, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com o objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades de criar um texto rápido e dinâmico, próprio do gênero Folheto/panfleto.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise Interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte se os estudantes sabem o significado da palavra PERSUADIR.
  • Caso tenham dificuldades de compreender o significado, consulte o dicionário.

Significado de Persuadir

Fazer com que alguém acredite; começar a acreditar; expressar aceitação acerca de (alguma coisa); convencer-se

Fazer com que alguém se convença sobre a necessidade de (alguma coisa); induzir

Fazer com que uma pessoa mude de comportamento

Fazer com que uma pessoa fique certa de alguma coisa

Fonte: Dicio, Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/persuadir/

  • Informe-os de que esta aula irão revisar como adjetivos e advérbios são usados como estratégia de persuasão. As atividades da aula envolverão produzir o texto escrito do folheto/panfleto a fim de incentivar o leitor-consumidor a agir.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leve os alunos até a sala de informática, se disponível, e divida-os em equipes de, no máximo, quatro alunos.
  • Projete o slide. Se estiver na sala de aula, você pode escrever as palavras no quadro. Peça que os estudantes leiam as palavras no slide e tentem descobrir do que se trata.
  • Solicite que eles focalizem nas palavras que caracterizam o objeto e que tentem imaginá-lo.
  • Questione: São características boas ou ruins? Que palavras intensificam algumas características?
  • Promova uma ambiente agradável para que todos possam dar palpites e levantar hipóteses.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre que as palavras referem-se a hambúrguer. Verifique se algum estudante acertou.
  • Indague: Conseguiram imaginar o produto mesmo sem ver a imagem? Que sensação as palavras despertaram em vocês?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Apresente para a turma o folheto/panfleto acima, que pode ser impresso ou projetado.
  • Questione os estudantes: Do que se trata o folheto? Qual seu objetivo? Que recursos ele utiliza para atingir seu objetivo?
  • Espera-se que os estudantes entendam que o folheto trata-se de anunciar as ofertas/promoções da concessionária Palmares. Para isso, utiliza-se de elementos advindos das múltiplas formas da linguagem (escrita e visual), o que inclui imagens, símbolos, números, tipo de fonte, cores e texto escrito.
  • Direcione, neste último questionamento, a atenção dos estudantes. Possivelmente, eles focalizarão de imediato na imagem do carro, no preço apresentado em fonte grande.
  • Peça para que focalizem na expressão “CARNAVAL DE OFERTAS”. O que significa? De que modo a expressão é usada para tentar convencer o leitor-consumidor? Que elementos visuais estão em harmonia com a expressão em questão? É importante que os alunos não apenas percebam que a expressão revela que o folheto foi lançado no período do Carnaval mas também sugere ao leitor que a loja em questão lançará muitas ofertas, um festival de ofertas. Além disso, os elementos visuais, como confetes e serpentinas coloridas, estão em harmonia como o texto escrito.
  • Chame a atenção dos alunos para a frase “PREÇOS E TAXAS IMPERDÍVEIS”.

imperdível

adjetivo de dois gêneros

que não se pode perder; cujo ganho se tem como certo.

  • Pergunte: Como o adjetivo IMPERDÍVEL persuade o leitor à ação?
  • Espera-se que, neste momento, os estudantes compreendam que o uso do adjetivo imperdível tem por objetivo convencer o leitor a ir imediatamente na loja, pois os preços e taxas são tão bons que não se pode perder, ou seja, deixar passar uma tamanha oportunidade como esta e que, conforme significado do dicionário aponta, ganho se tem como certo.
  • Se o objetivo do produtor do folheto fosse focalizar nas características e nos atributos do produto (carros) que adjetivos e advérbios poderiam ser utilizados no texto escrito?
  • Embora seja uma resposta pessoal e criativa do estudante, pode-se esperar respostas como: novos, potentes, muito espaçosos, velozes, tão incríveis, entre outros.

Materiais complementares: Você encontra a versão do folheto/panfleto para impressão aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para realizar esta atividade, utilize programas que possibilitem editar texto em imagem, como o PowerPoint. Se não for possível utilizar a sala de informática, imprima as imagens e peça para que eles façam manualmente.
  • Cada equipe ficará responsável por um imagem. Dependendo do número de alunos, você pode repetir as imagens, por exemplo, se houver oito grupos, dois grupos ficam com a mesma imagem.
  • Peça para que os estudantes imaginem que esta imagem faz parte de um folheto/panfleto e produza o texto escrito para persuadir o leitor a comprar o produto/serviço.
  • Lembre-os de utilizar palavras que atribuem características ao produto ou serviço e palavras que intensificam tais atributos, como objetivo de persuadir o leitor a tornar-se cliente.

Materiais complementares: Você encontra a versão do folheto/panfleto para impressão aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Troque as produções com as equipes para que cada um analise o trabalho da outra e que eles percebam o uso de adjetivos e advérbios usados com o propósito de ressaltar as características do produto/serviço para convencer o leitor a tornar-se consumidor.
  • Peça para que eles leiam cuidadosamente as produções dos colegas, respondendo no caderno a questão acima.
  • Socialize as questões oralmente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Datashow, computador, folhetos e imagem impressos, caixa de som, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com o objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades de criar um texto rápido e dinâmico, próprio do gênero Folheto/panfleto.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise Interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Pergunte se os estudantes sabem o significado da palavra PERSUADIR.
  • Caso tenham dificuldades de compreender o significado, consulte o dicionário.

Significado de Persuadir

Fazer com que alguém acredite; começar a acreditar; expressar aceitação acerca de (alguma coisa); convencer-se

Fazer com que alguém se convença sobre a necessidade de (alguma coisa); induzir

Fazer com que uma pessoa mude de comportamento

Fazer com que uma pessoa fique certa de alguma coisa

Fonte: Dicio, Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/persuadir/

  • Informe-os de que esta aula irão revisar como adjetivos e advérbios são usados como estratégia de persuasão. As atividades da aula envolverão produzir o texto escrito do folheto/panfleto a fim de incentivar o leitor-consumidor a agir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leve os alunos até a sala de informática, se disponível, e divida-os em equipes de, no máximo, quatro alunos.
  • Projete o slide. Se estiver na sala de aula, você pode escrever as palavras no quadro. Peça que os estudantes leiam as palavras no slide e tentem descobrir do que se trata.
  • Solicite que eles focalizem nas palavras que caracterizam o objeto e que tentem imaginá-lo.
  • Questione: São características boas ou ruins? Que palavras intensificam algumas características?
  • Promova uma ambiente agradável para que todos possam dar palpites e levantar hipóteses.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre que as palavras referem-se a hambúrguer. Verifique se algum estudante acertou.
  • Indague: Conseguiram imaginar o produto mesmo sem ver a imagem? Que sensação as palavras despertaram em vocês?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Apresente para a turma o folheto/panfleto acima, que pode ser impresso ou projetado.
  • Questione os estudantes: Do que se trata o folheto? Qual seu objetivo? Que recursos ele utiliza para atingir seu objetivo?
  • Espera-se que os estudantes entendam que o folheto trata-se de anunciar as ofertas/promoções da concessionária Palmares. Para isso, utiliza-se de elementos advindos das múltiplas formas da linguagem (escrita e visual), o que inclui imagens, símbolos, números, tipo de fonte, cores e texto escrito.
  • Direcione, neste último questionamento, a atenção dos estudantes. Possivelmente, eles focalizarão de imediato na imagem do carro, no preço apresentado em fonte grande.
  • Peça para que focalizem na expressão “CARNAVAL DE OFERTAS”. O que significa? De que modo a expressão é usada para tentar convencer o leitor-consumidor? Que elementos visuais estão em harmonia com a expressão em questão? É importante que os alunos não apenas percebam que a expressão revela que o folheto foi lançado no período do Carnaval mas também sugere ao leitor que a loja em questão lançará muitas ofertas, um festival de ofertas. Além disso, os elementos visuais, como confetes e serpentinas coloridas, estão em harmonia como o texto escrito.
  • Chame a atenção dos alunos para a frase “PREÇOS E TAXAS IMPERDÍVEIS”.

imperdível

adjetivo de dois gêneros

que não se pode perder; cujo ganho se tem como certo.

  • Pergunte: Como o adjetivo IMPERDÍVEL persuade o leitor à ação?
  • Espera-se que, neste momento, os estudantes compreendam que o uso do adjetivo imperdível tem por objetivo convencer o leitor a ir imediatamente na loja, pois os preços e taxas são tão bons que não se pode perder, ou seja, deixar passar uma tamanha oportunidade como esta e que, conforme significado do dicionário aponta, ganho se tem como certo.
  • Se o objetivo do produtor do folheto fosse focalizar nas características e nos atributos do produto (carros) que adjetivos e advérbios poderiam ser utilizados no texto escrito?
  • Embora seja uma resposta pessoal e criativa do estudante, pode-se esperar respostas como: novos, potentes, muito espaçosos, velozes, tão incríveis, entre outros.

Materiais complementares: Você encontra a versão do folheto/panfleto para impressão aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para realizar esta atividade, utilize programas que possibilitem editar texto em imagem, como o PowerPoint. Se não for possível utilizar a sala de informática, imprima as imagens e peça para que eles façam manualmente.
  • Cada equipe ficará responsável por um imagem. Dependendo do número de alunos, você pode repetir as imagens, por exemplo, se houver oito grupos, dois grupos ficam com a mesma imagem.
  • Peça para que os estudantes imaginem que esta imagem faz parte de um folheto/panfleto e produza o texto escrito para persuadir o leitor a comprar o produto/serviço.
  • Lembre-os de utilizar palavras que atribuem características ao produto ou serviço e palavras que intensificam tais atributos, como objetivo de persuadir o leitor a tornar-se cliente.

Materiais complementares: Você encontra a versão do folheto/panfleto para impressão aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Troque as produções com as equipes para que cada um analise o trabalho da outra e que eles percebam o uso de adjetivos e advérbios usados com o propósito de ressaltar as características do produto/serviço para convencer o leitor a tornar-se consumidor.
  • Peça para que eles leiam cuidadosamente as produções dos colegas, respondendo no caderno a questão acima.
  • Socialize as questões oralmente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP37 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano