14623
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - As condições de saúde das regiões Norte e Nordeste do Brasil

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre doenças relacionadas às condições de saneamento ambiental das comunidades do Norte/Nordeste brasileiro

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: É interessante realizar esta aula próxima da aula CEI7_09VE05, que trata das doenças negligenciadas no Brasil, e pode trazer conceitos como as doenças e as ações para minimizar seu contágio.

Materiais necessários para a aula: Impressão das atividades complementares.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e explore dos alunos como eles acham que devem ser as condições de saúdes das regiões citadas. Se o aluno for do Norte ou Nordeste, questione a região que ele não faz parte, para observar o grau de conhecimento que eles têm de áreas diversas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia os trechos das reportagens com os alunos e faça o questionamento do que eles creem ser saneamento básico (traga os conceitos de água encanada, coleta de esgoto, manejo correto de resíduos sólidos, limpeza urbana e controle de pragas, caso eles não consigam apresentar esses conceitos).

Link para primeira reportagem: http://ultimato.com.br/sites/paralelo10/2017/02/cidades-da-regiao-norte-apresentam-piores-indices-de-saneamento-basico/

Link para segunda reportagem: http://www.diariodaamazonia.com.br/o-saneamento-basico-na-regiao-norte/

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Realize a leitura da questão disparadora e colha algumas ideias que os alunos podem lançar. Possivelmente falarão sobre ter pai/mãe para prover o sustento, outros podem falar sobre vídeo-game ou sobre comida na dispensa, um carro para se locomover, ou qualquer outro item extra que tenham diariamente. Anote no quadro algumas das respostas colhidas por eles e guarde para discutir no final da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações: Solicite que os alunos se dividam em grupos de 5. Todos devem ler os artigos citados abaixo e, em conjunto, devem produzir um manifesto para ser entregue às autoridades estaduais e federais que possam trazer soluções para as regiões citadas. Dê a indicação de que todos criem argumentos que podem retirar dos textos de apoio para a construção deste texto.

Indicação de leitura para o professor explicando o processo de construção de um manifesto: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/manifesto.htm

Indique para a leitura dos grupos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xfSpddtbS2Ggk5JjGgFUD3pAqM9DqvbCwy85EqTpqq4hnEZv6MW2bT8MdFRH/cie7-09ve08--mao-na-massa--atividade-para-impressao-1.pdf

https://gazetanews.com/populacao-norte-nordeste-sofre-falta-de-saneamento/

https://www.bnb.gov.br/documents/80223/2130269/saneamento_analise.pdf/c656286e-1e33-d41a-17c2-92e8bca1260c (imprimir apenas a página 1 do artigo)

https://www.tratamentodeagua.com.br/norte-nordeste-sofrem-falta-saneamento/ (imprima os infográficos presente na publicação)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Volte ao conceito trabalhado pelos alunos na pergunta disparadora, discuta com eles se alguém mudaria o que poderia ser uma casa adequada e quais seriam essas alterações. Comente com eles algumas ações do governo, como a despoluição das bacias hidrográficas através do projeto Atlas Esgoto, que analisa os impactos da poluição das cidades nas bacias e rios próximos das regiões urbanas, mostrando a imagem acima explicando o conceito DBO (quantidade de oxigênio usada no rio e representa o grau de poluição) e as legendas: a azul é uma região limpa, a verde que é uma região com diminuição da vida, por apresentar poluição, sendo proveniente dos esgotos não tratados das cidade que são despejados diretamente no curso das águas; a amarela a vida já teve uma diminuição acentuada e o rio já traz problemas sérios à população; e a vermelha, indicando alto grau de poluição, com morte dos seres que vivem no rio e tornando o rio insustentável para uso humano.

Caso deseje, o assunto pode ser aprofundado com o tema Eutrofização, presente no link a seguir: https://www.ecycle.com.br/1490-eutrofizacao, já que trata de um processo mais pesado de poluição dos rios, porém ainda não tão comum nas regiões Norte/Nordeste.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: É interessante realizar esta aula próxima da aula CEI7_09VE05, que trata das doenças negligenciadas no Brasil, e pode trazer conceitos como as doenças e as ações para minimizar seu contágio.

Materiais necessários para a aula: Impressão das atividades complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e explore dos alunos como eles acham que devem ser as condições de saúdes das regiões citadas. Se o aluno for do Norte ou Nordeste, questione a região que ele não faz parte, para observar o grau de conhecimento que eles têm de áreas diversas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia os trechos das reportagens com os alunos e faça o questionamento do que eles creem ser saneamento básico (traga os conceitos de água encanada, coleta de esgoto, manejo correto de resíduos sólidos, limpeza urbana e controle de pragas, caso eles não consigam apresentar esses conceitos).

Link para primeira reportagem: http://ultimato.com.br/sites/paralelo10/2017/02/cidades-da-regiao-norte-apresentam-piores-indices-de-saneamento-basico/

Link para segunda reportagem: http://www.diariodaamazonia.com.br/o-saneamento-basico-na-regiao-norte/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Realize a leitura da questão disparadora e colha algumas ideias que os alunos podem lançar. Possivelmente falarão sobre ter pai/mãe para prover o sustento, outros podem falar sobre vídeo-game ou sobre comida na dispensa, um carro para se locomover, ou qualquer outro item extra que tenham diariamente. Anote no quadro algumas das respostas colhidas por eles e guarde para discutir no final da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações: Solicite que os alunos se dividam em grupos de 5. Todos devem ler os artigos citados abaixo e, em conjunto, devem produzir um manifesto para ser entregue às autoridades estaduais e federais que possam trazer soluções para as regiões citadas. Dê a indicação de que todos criem argumentos que podem retirar dos textos de apoio para a construção deste texto.

Indicação de leitura para o professor explicando o processo de construção de um manifesto: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/manifesto.htm

Indique para a leitura dos grupos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xfSpddtbS2Ggk5JjGgFUD3pAqM9DqvbCwy85EqTpqq4hnEZv6MW2bT8MdFRH/cie7-09ve08--mao-na-massa--atividade-para-impressao-1.pdf

https://gazetanews.com/populacao-norte-nordeste-sofre-falta-de-saneamento/

https://www.bnb.gov.br/documents/80223/2130269/saneamento_analise.pdf/c656286e-1e33-d41a-17c2-92e8bca1260c (imprimir apenas a página 1 do artigo)

https://www.tratamentodeagua.com.br/norte-nordeste-sofrem-falta-saneamento/ (imprima os infográficos presente na publicação)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Volte ao conceito trabalhado pelos alunos na pergunta disparadora, discuta com eles se alguém mudaria o que poderia ser uma casa adequada e quais seriam essas alterações. Comente com eles algumas ações do governo, como a despoluição das bacias hidrográficas através do projeto Atlas Esgoto, que analisa os impactos da poluição das cidades nas bacias e rios próximos das regiões urbanas, mostrando a imagem acima explicando o conceito DBO (quantidade de oxigênio usada no rio e representa o grau de poluição) e as legendas: a azul é uma região limpa, a verde que é uma região com diminuição da vida, por apresentar poluição, sendo proveniente dos esgotos não tratados das cidade que são despejados diretamente no curso das águas; a amarela a vida já teve uma diminuição acentuada e o rio já traz problemas sérios à população; e a vermelha, indicando alto grau de poluição, com morte dos seres que vivem no rio e tornando o rio insustentável para uso humano.

Caso deseje, o assunto pode ser aprofundado com o tema Eutrofização, presente no link a seguir: https://www.ecycle.com.br/1490-eutrofizacao, já que trata de um processo mais pesado de poluição dos rios, porém ainda não tão comum nas regiões Norte/Nordeste.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano