14620
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Formas de respiração dos animais

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre as diversas formas de respiração dos animais, relacionando-as ao ambiente em que vivem.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lindsai Santos Amaral Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documento colaborativo: Apresentações Google para projeções.

Contexto e questão disparadora

Envie para os alunos um documento Google Apresentações com o vídeo da música “Peixe Vivo”, disponível no slide 3. Além disso, adicione ao documento um vídeo ou áudio com orientações sobre o contexto da aula.

Apresente a “questão disparadora” para turma e adicione perguntas que instiguem o senso investigativo das crianças, algumas sugestões estão no slide 4. Peça para que façam uma breve pesquisa, com a ajuda das famílias, sobre as questões levantadas e marque uma data para um encontro no Zoom ou Google meet.

Mão na massa

Por meio de videochamada, retome o contexto introduzido pela música e peça para os alunos partilharem as descobertas que fizeram por meio das pesquisas. Explique à turma sobre o funcionamento do sistema respiratório humano, de forma simples, para o contextualizar a montagem do experimento que será proposto. Se preferir, deixe a câmera ligada e mostre para os alunos os movimentos de inspiração e expiração, necessários para o processo de respiração. Chame a atenção dos alunos para esse momento, explicando a atividade que será desenvolvida.

Apresente a divisão dos grupos e sorteie os animais que cada grupo deverá fazer a simulação do sistema respiratório. Com calma, mostre as possibilidades de fazer a massa de modelar caseira. Reforce que os alunos de um mesmo grupo que não tiverem todos os recursos em casa podem contribuir com desenhos e com a pesquisa, que terá um papel fundamental para construção do modelo. Envie para as famílias via e-mail ou Whatsapp a receita da massa. Não fique preso às fichas presentes no material do plano, mas, caso queira usá-las, fique atento a algumas legendas que podem confundir as crianças (lagartixa = lagarto e gafanhoto = abelha).

Sistematização

Faça uma videochamada e convide as crianças a partilharem o que descobriram e os modelos de massa de modelar feitos. Incentive aquelas que não conseguiram fazer a simulação a partilharem as pesquisas. Aproveite a partilha da turma para sistematizar as informações, seguindo as orientações dos slides 8 e 9.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na organização dos materiais para o experimento, na montagem da massinha (caso possível) e no auxílio para a montagem.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_04V&E07

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas