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Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - I.V., laser e U.V.

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre as propriedades físicas das ondas eletromagnéticas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danilo Pereira Pinseta

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta de uma sequência de cinco aulas que abordarão assuntos relacionados à aplicações das radiações em medicina. Nesta aula o assunto é a utilização médica das radiações infravermelho, lasers (luz) e ultravioleta. Esta proposta de aula está apoiada na realização de uma pesquisa por parte dos alunos, de modo que eles deverão ter acesso disponível à internet.

Para saber mais:

VITAMINA D:

http://insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/174.pdf

PROTETORES SOLARES:

https://novaescola.org.br/conteudo/1140/como-funciona-o-protetor-solar

https://www.proteste.org.br/saude-e-bem-estar/cuidados-com-a-pele/como-fizemos-o-teste/como-testamos-protetores

https://www.proteste.org.br/saude-e-bem-estar/cuidados-com-a-pele/guia-de-compras/guia-de-compras-protetor-solar

FOTOTERAPIA:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962006000100010

Materiais necessários para a aula: Roteiro de pesquisa, presente em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVyEfwcFfRn95QeNTVzmkQUWtCX73s3XyMUawnaNd9AQ52X6cj4nzDKy86RR/cie09-07me05--material-de-apoio--roteiro-de-pesquisa.pdf

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide com o título da aula. Pergunte aos alunos se eles compreendem as diferenças entre infravermelho, laser e ultravioleta apresentado no slide. Nesse momento, é importante destacar que os alunos já possuem concepções ou até mesmo definições de que infravermelho e ultravioleta são tipos de radiação e que as mesmas podem se distinguir, uma da outra, através da análise de elementos fundamentais como; comprimento de onda e frequência. Por outro lado, é inserido um novo elemento, o laser, explique: “ O Laser é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais, uma delas, em particular, é que ela é um tipo de radiação monocromática (possui comprimento de onda muito bem definido)”. Explique ainda que existem outras características que definem o Laser, mas que estão fora do escopo de estudo desta aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente o gráfico do espectro solar para os alunos. Colabore com a tradução da linguagem gráfica identificando, juntamente com alunos, os elementos que compõem o gráfico, como por exemplo: identificar que no eixo horizontal temos o comprimento de onda da radiação solar que se estende na faixa de 300 nm a 2500 nm, aproximadamente. Explique que a unidade de comprimento de onda nm (nanometro) indica 10-9 m. No eixo vertical, explique que temos a intensidade da radiação normalizada, caso julgue necessário, acrescente, que a radiação normalizada indica que todas as intensidades de radiação foram divididas pela máxima intensidade observada nesta faixa espectral. Neste ponto é importante que seja realizada a formalização do conceito principal de que o “Sol como um emissor de ondas U.V., luz e I.V..” Pergunte aos alunos, com base no gráfico, “qual tipo de radiação é mais abundante?”, por exemplo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide com a questão disparadora para os alunos. Lembre-se que já abordamos as ondas ultravioleta e infravermelho anteriormente, na aula CIE09_07ME01. O Intuito principal deste questionamento á confrontar os alunos quanto ao benefícios e malefícios da radiação solar. Portanto, permita que os alunos manifestem suas “concepções alternativas” com base no que eles têm ouvido em noticiários de TV ou jornal sobre as radiações em questão. Neste caso, é importante que os alunos tentem estabelecer uma associação entre os tipos radiação e seus impactos sobre a vida do ser humano.

Para ter acesso a aulas que tratam sobre radiação U.V. e I.V, acesse os links descritos abaixo:

(https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AdTNfS7KGzckSfnjWZ5MGX6hfBvSW8FWcf5uzxQVnEmEsu7bKhCdne23YXR8/resolucao-da-atividade-roteiro-de-pesquisa-cie09-07me01.pdfe https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Vd6rez8xSuXWwuSnMRn8MYQzfHR8TnsbdpV6EBc5peaDbDYyZCXJffCzgcJf/cie09-07me01.pdf).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: A etapa do “Mão na massa” desta aula prevê a realização de uma pesquisa pelos alunos. Divididos em 5 grupos, eles deverão pesquisar temas relacionados aos benefícios e malefícios das ondas eletromagnéticas presentes no espectro solar (ultravioleta, luz e infravermelho) e procedimentos médicos que envolvem estes tipos de radiação. Sugerimos que a distribuição dos temas para os grupos seja feita mediante sorteio. Os 5 roteiros de pesquisa para os grupos encontram-se disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVyEfwcFfRn95QeNTVzmkQUWtCX73s3XyMUawnaNd9AQ52X6cj4nzDKy86RR/cie09-07me05--material-de-apoio--roteiro-de-pesquisa.pdf. O tema 3 traz o termo fototerapia entre aspas pois o prefixo foto refere-se à luz, que é um termo baseado na sensibilidade ocular dos seres humanos, sendo extrapolado constante, mas indevidamente, para outras faixas do espectro eletromagnético, como o ultravioleta e o infravermelho.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações: Solicite aos grupos que escolham cada um um representante para expor o conteúdo obtido mediante pesquisa para a sala. Conforme as informações forem sendo expostas e discutidas, é interessante que se estimule os alunos a fazerem associações entre os temas, a partir dos links existentes entre cada um deles. Por exemplo, a vitamina D é formada a partir da incidência de radiação U.V. na pele, a mesma radiação que é usada na “fototerapia”, no tratamento de algumas doenças, geralmente de pele (mas não só), geralmente auto-imunes. A relação entre estas coisas está no fato de que a vitamina D tem papel regulador do sistema imunológico. Não há entretanto motivo para preocupação caso os alunos não consigam estabelecer as relações neste momento da aula, pois elas estarão presentes e serão apresentadas no próximo momento da aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e faça a leitura do texto para a sala. Saliente a importância da exposição solar moderada para que se obtenha efeitos orgânicos benéficos, e os cuidados que devemos tomar para não sofrermos com eventuais prejuízos oriundos de descuidos e exageros. Este é um momento importante para os alunos confrontarem suas respostas à questão norteadora sinalizando compreensão ao objetivo de aprendizagem da aula “Explorar as propriedades físicas das ondas eletromagnéticas para estudar e compreender sua potencialidades de utilização em medicina”. Para complementar a sistematização do tema apresente o slide a seguir.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: (Continuação do slide anterior). Projete o slide e faça a leitura do texto para a sala. Neste momento, os alunos já devem tem ter concepções bem estruturadas e claras acerca do uso das radiações dentro de alguns campos da medicina. Por fim, não permita que o debate se encerre sem perspectivas que continuidade e aprofundamento do tema, motive os alunos a explorar mais sobre o uso da radiação na medicina. Como sugestão, os sites listados abaixo podem ser interessantes para aprofundamento do tema:

http://www.radiacao-medica.com.br/dados-sobre-radiacao/beneficios-e-riscos-da-radiacao/radiacao-na-medicina/

https://radioprotecaonapratica.com.br/radiacao-entenda-de-uma-vez-por-todas/

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta de uma sequência de cinco aulas que abordarão assuntos relacionados à aplicações das radiações em medicina. Nesta aula o assunto é a utilização médica das radiações infravermelho, lasers (luz) e ultravioleta. Esta proposta de aula está apoiada na realização de uma pesquisa por parte dos alunos, de modo que eles deverão ter acesso disponível à internet.

Para saber mais:

VITAMINA D:

http://insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/174.pdf

PROTETORES SOLARES:

https://novaescola.org.br/conteudo/1140/como-funciona-o-protetor-solar

https://www.proteste.org.br/saude-e-bem-estar/cuidados-com-a-pele/como-fizemos-o-teste/como-testamos-protetores

https://www.proteste.org.br/saude-e-bem-estar/cuidados-com-a-pele/guia-de-compras/guia-de-compras-protetor-solar

FOTOTERAPIA:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962006000100010

Materiais necessários para a aula: Roteiro de pesquisa, presente em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVyEfwcFfRn95QeNTVzmkQUWtCX73s3XyMUawnaNd9AQ52X6cj4nzDKy86RR/cie09-07me05--material-de-apoio--roteiro-de-pesquisa.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide com o título da aula. Pergunte aos alunos se eles compreendem as diferenças entre infravermelho, laser e ultravioleta apresentado no slide. Nesse momento, é importante destacar que os alunos já possuem concepções ou até mesmo definições de que infravermelho e ultravioleta são tipos de radiação e que as mesmas podem se distinguir, uma da outra, através da análise de elementos fundamentais como; comprimento de onda e frequência. Por outro lado, é inserido um novo elemento, o laser, explique: “ O Laser é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais, uma delas, em particular, é que ela é um tipo de radiação monocromática (possui comprimento de onda muito bem definido)”. Explique ainda que existem outras características que definem o Laser, mas que estão fora do escopo de estudo desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Apresente o gráfico do espectro solar para os alunos. Colabore com a tradução da linguagem gráfica identificando, juntamente com alunos, os elementos que compõem o gráfico, como por exemplo: identificar que no eixo horizontal temos o comprimento de onda da radiação solar que se estende na faixa de 300 nm a 2500 nm, aproximadamente. Explique que a unidade de comprimento de onda nm (nanometro) indica 10-9 m. No eixo vertical, explique que temos a intensidade da radiação normalizada, caso julgue necessário, acrescente, que a radiação normalizada indica que todas as intensidades de radiação foram divididas pela máxima intensidade observada nesta faixa espectral. Neste ponto é importante que seja realizada a formalização do conceito principal de que o “Sol como um emissor de ondas U.V., luz e I.V..” Pergunte aos alunos, com base no gráfico, “qual tipo de radiação é mais abundante?”, por exemplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide com a questão disparadora para os alunos. Lembre-se que já abordamos as ondas ultravioleta e infravermelho anteriormente, na aula CIE09_07ME01. O Intuito principal deste questionamento á confrontar os alunos quanto ao benefícios e malefícios da radiação solar. Portanto, permita que os alunos manifestem suas “concepções alternativas” com base no que eles têm ouvido em noticiários de TV ou jornal sobre as radiações em questão. Neste caso, é importante que os alunos tentem estabelecer uma associação entre os tipos radiação e seus impactos sobre a vida do ser humano.

Para ter acesso a aulas que tratam sobre radiação U.V. e I.V, acesse os links descritos abaixo:

(https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AdTNfS7KGzckSfnjWZ5MGX6hfBvSW8FWcf5uzxQVnEmEsu7bKhCdne23YXR8/resolucao-da-atividade-roteiro-de-pesquisa-cie09-07me01.pdfe https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Vd6rez8xSuXWwuSnMRn8MYQzfHR8TnsbdpV6EBc5peaDbDYyZCXJffCzgcJf/cie09-07me01.pdf).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: A etapa do “Mão na massa” desta aula prevê a realização de uma pesquisa pelos alunos. Divididos em 5 grupos, eles deverão pesquisar temas relacionados aos benefícios e malefícios das ondas eletromagnéticas presentes no espectro solar (ultravioleta, luz e infravermelho) e procedimentos médicos que envolvem estes tipos de radiação. Sugerimos que a distribuição dos temas para os grupos seja feita mediante sorteio. Os 5 roteiros de pesquisa para os grupos encontram-se disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVyEfwcFfRn95QeNTVzmkQUWtCX73s3XyMUawnaNd9AQ52X6cj4nzDKy86RR/cie09-07me05--material-de-apoio--roteiro-de-pesquisa.pdf. O tema 3 traz o termo fototerapia entre aspas pois o prefixo foto refere-se à luz, que é um termo baseado na sensibilidade ocular dos seres humanos, sendo extrapolado constante, mas indevidamente, para outras faixas do espectro eletromagnético, como o ultravioleta e o infravermelho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações: Solicite aos grupos que escolham cada um um representante para expor o conteúdo obtido mediante pesquisa para a sala. Conforme as informações forem sendo expostas e discutidas, é interessante que se estimule os alunos a fazerem associações entre os temas, a partir dos links existentes entre cada um deles. Por exemplo, a vitamina D é formada a partir da incidência de radiação U.V. na pele, a mesma radiação que é usada na “fototerapia”, no tratamento de algumas doenças, geralmente de pele (mas não só), geralmente auto-imunes. A relação entre estas coisas está no fato de que a vitamina D tem papel regulador do sistema imunológico. Não há entretanto motivo para preocupação caso os alunos não consigam estabelecer as relações neste momento da aula, pois elas estarão presentes e serão apresentadas no próximo momento da aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e faça a leitura do texto para a sala. Saliente a importância da exposição solar moderada para que se obtenha efeitos orgânicos benéficos, e os cuidados que devemos tomar para não sofrermos com eventuais prejuízos oriundos de descuidos e exageros. Este é um momento importante para os alunos confrontarem suas respostas à questão norteadora sinalizando compreensão ao objetivo de aprendizagem da aula “Explorar as propriedades físicas das ondas eletromagnéticas para estudar e compreender sua potencialidades de utilização em medicina”. Para complementar a sistematização do tema apresente o slide a seguir.

Slide Plano Aula

Orientações: (Continuação do slide anterior). Projete o slide e faça a leitura do texto para a sala. Neste momento, os alunos já devem tem ter concepções bem estruturadas e claras acerca do uso das radiações dentro de alguns campos da medicina. Por fim, não permita que o debate se encerre sem perspectivas que continuidade e aprofundamento do tema, motive os alunos a explorar mais sobre o uso da radiação na medicina. Como sugestão, os sites listados abaixo podem ser interessantes para aprofundamento do tema:

http://www.radiacao-medica.com.br/dados-sobre-radiacao/beneficios-e-riscos-da-radiacao/radiacao-na-medicina/

https://radioprotecaonapratica.com.br/radiacao-entenda-de-uma-vez-por-todas/

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