14615
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Gênero Folheto/panfleto e as escolhas lexicais: adjetivos e advérbios

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre os gêneros folheto e panfletos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Atenção: Esta adaptação reúne os planos 7 e 8, de uma sequência de planos de aula sobre o gênero panfleto/folheto.

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Orientações iniciais: Os dois planos aqui adaptados compõem uma proposta para realização de análise linguística e semiótica de panfletos e folhetos, de modo a levar os alunos à percepção de como elementos qualificadores, intensificadores e circunstanciais (como tempo e lugar) são regularidades estilísticas nos textos do gênero panfleto/folheto, contribuindo para o efeito de sentido pretendido.

Introdução: Ressaltando qualidades: a alma do negócio
Previamente, salve em um arquivo as imagens apresentadas na Introdução do plano, disponíveis aqui, para enviar aos alunos.
Para aquecer e convidar os alunos a entrar no clima da aula, envie-lhes um áudio, pelo WhatsApp, perguntando se já ouviram dizer que “a propaganda é a alma do negócio”. Explique que eles terão que descobrir na prática se esse ditado é verdade. Envie, então, uma imagem diferente a cada grupo de alunos. Para facilitar a organização, enumere as imagens. Explique que os alunos que receberam a imagem 1, por exemplo, podem conversar e trocar ideias sobre as melhores estratégias para divulgar o produto e convencer o outro a comprá-lo. Com base nessa interação, os alunos deverão produzir um texto para compor um folheto de divulgação do produto. Estabeleça um tempo para a realização da tarefa e peça que os grupos troquem entre si os textos criados. Acompanhe essas trocas entre os grupos. Espera-se, nessa atividade, que os estudantes tenham escolhidos adjetivos positivos para caracterizar e ressaltar a funcionalidade de cada produto. Após terem trocado entre si, grave um áudio comentando a atividade, explicando sobre a importância das escolhas lexicais para a construção do sentido pretendido.
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.

Desenvolvimento: Análise de folhetos/panfletos
    1. Envie aos alunos os dois arquivos disponíveis na seção Materiais e Atividades do plano 7, disponíveis aqui. Digite em um documento de Word os questionamentos apresentados nos slides 1 e 2, do Desenvolvimento do mesmo plano. A ideia é que os estudantes reconheçam os adjetivos e advérbios utilizados, percebendo sua importância para a construção de sentido no gênero folheto/panfleto, qual seja, convencer o outro, persuadi-lo a adquirir o produto. Ao enviar a atividade, explique aos alunos a intenção do estudo, dando a comanda de como devem proceder a análise. Estabeleça um prazo para a realização a atividade. A devolutiva será feita conjuntamente, no fechamento, após a realização da próxima etapa desta adaptação.
    2. Previamente, salve em um arquivo as imagens apresentadas no plano 8, disponíveis aqui. Digite em um arquivo de Word as questões apresentadas no slide de Desenvolvimento. Envie aos estudantes, por e-mail, as imagens e as questões a serem respondidas por eles. Estabeleça um prazo para a realização e entrega da tarefa.

Fechamento: Qual a importância e a função do uso de adjetivos e advérbios em folhetos/panfletos?
Para o fechamento, prepare um quadro-síntese com as respostas dadas pelos alunos nas duas atividades e com algumas observações suas sobre os usos de adjetivos e advérbios nos folhetos analisados. Grave um vídeo ou um áudio apresentando seus comentários sobre a atividade e sua explicação sobre a importância da seleção lexical para a construção de sentidos. Explique que, para vendermos um produto ou uma ideia, é preciso convencer o outro, e que fazemos isso o tempo todo por meio das escolhas de palavras.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família, perguntando-lhes se já se sentiram tentados a consumir um produto depois de ter recebido um panfleto ou folheto. Incentive-os também a tentar vender aos familiares um dos produtos  invenções inúteis – da atividade da Introdução. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_02SQA07

(EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas