Atividade para impressão - Texto 1
Texto 1
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Folhetos/panfletos da campanha publicitária impressos, imagens impressas, projetor multimídia, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber o valor intencional e persuasivo na escolha das palavras que adjetivam com o intuito de incentivar o leitor à ação.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 26 minutos.
Orientações:
Espera-se que os estudantes percebam que a palavra incrível está sendo usada no folheto no sentido de algo que é muito bom, surpreendente, que supera expectativas e poderia ser substituída por extraordinários, fantásticos, por exemplo.
Espera-se que os estudantes percebam que, ao dizer que nesta concessionária há “preços arrasadores”, o folheto convence o leitor-consumidor de não apenas que o preço é excelente e vantajoso mas é também arrasador, no sentido de destruir ou derrubar o preço da concorrência.
Espera-se que os estudantes percebam que, ao utilizar o adjetivo limitado, os produtores do folheto tentam apressar o leitor-consumidor para aproveitar a promoção, pois não durará por muito tempo.
Os estudantes devem perceber que os adjetivos utilizados no folheto são palavras bem pensadas e escolhidas com o intuito de persuadir o leitor-consumidor a adquirir o produto.
Material complementar: Você encontra o texto para impressão aqui.
Fontes:
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.
INCRÍVEL. In.: Dicionário online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/
Orientações:
Espera-se que os estudantes identifiquem as expressões carros NOVOS, carros SEMINOVOS, MULTIMARCAS, REVISADOS e COM GARANTIA, utilitários BONS DE TRABALHO.
Neste momento, os estudantes devem perceber que o folheto informa que os preços e as taxas são imbatíveis, ou seja, nenhuma outra concessionária consegue ofertar algo melhor.
Espera-se que o estudante perceba o uso da linguagem informal, visto que o objetivo é escrever de maneira simples, amigável e, principalmente, carismática para se aproximar do leitor ou público-alvo da marca ou produto anunciado. Além disso, a palavra “demais” foi usada para intensificar a característica bom e poderia ser substituída por muito.
Nesta questão, os estudantes devem notar que a frase pretende apressar a decisão de compra do leitor-consumidor, incentivando a ir imediatamente na loja a fim de comprar o produto.
Material complementar: Você encontra o texto para impressão aqui.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: Esta adaptação reúne os planos 7 e 8, de uma sequência de planos de aula sobre o gênero panfleto/folheto.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais: Os dois planos aqui adaptados compõem uma proposta para realização de análise linguística e semiótica de panfletos e folhetos, de modo a levar os alunos à percepção de como elementos qualificadores, intensificadores e circunstanciais (como tempo e lugar) são regularidades estilísticas nos textos do gênero panfleto/folheto, contribuindo para o efeito de sentido pretendido.
Introdução: Ressaltando qualidades: a alma do negócio
Previamente, salve em um arquivo as imagens apresentadas na Introdução do plano, disponíveis aqui, para enviar aos alunos.
Para aquecer e convidar os alunos a entrar no clima da aula, envie-lhes um áudio, pelo WhatsApp, perguntando se já ouviram dizer que “a propaganda é a alma do negócio”. Explique que eles terão que descobrir na prática se esse ditado é verdade. Envie, então, uma imagem diferente a cada grupo de alunos. Para facilitar a organização, enumere as imagens. Explique que os alunos que receberam a imagem 1, por exemplo, podem conversar e trocar ideias sobre as melhores estratégias para divulgar o produto e convencer o outro a comprá-lo. Com base nessa interação, os alunos deverão produzir um texto para compor um folheto de divulgação do produto. Estabeleça um tempo para a realização da tarefa e peça que os grupos troquem entre si os textos criados. Acompanhe essas trocas entre os grupos. Espera-se, nessa atividade, que os estudantes tenham escolhidos adjetivos positivos para caracterizar e ressaltar a funcionalidade de cada produto. Após terem trocado entre si, grave um áudio comentando a atividade, explicando sobre a importância das escolhas lexicais para a construção do sentido pretendido.
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Análise de folhetos/panfletos
1. Envie aos alunos os dois arquivos disponíveis na seção Materiais e Atividades do plano 7, disponíveis aqui. Digite em um documento de Word os questionamentos apresentados nos slides 1 e 2, do Desenvolvimento do mesmo plano. A ideia é que os estudantes reconheçam os adjetivos e advérbios utilizados, percebendo sua importância para a construção de sentido no gênero folheto/panfleto, qual seja, convencer o outro, persuadi-lo a adquirir o produto. Ao enviar a atividade, explique aos alunos a intenção do estudo, dando a comanda de como devem proceder a análise. Estabeleça um prazo para a realização a atividade. A devolutiva será feita conjuntamente, no fechamento, após a realização da próxima etapa desta adaptação.
2. Previamente, salve em um arquivo as imagens apresentadas no plano 8, disponíveis aqui. Digite em um arquivo de Word as questões apresentadas no slide de Desenvolvimento. Envie aos estudantes, por e-mail, as imagens e as questões a serem respondidas por eles. Estabeleça um prazo para a realização e entrega da tarefa.
Fechamento: Qual a importância e a função do uso de adjetivos e advérbios em folhetos/panfletos?
Para o fechamento, prepare um quadro-síntese com as respostas dadas pelos alunos nas duas atividades e com algumas observações suas sobre os usos de adjetivos e advérbios nos folhetos analisados. Grave um vídeo ou um áudio apresentando seus comentários sobre a atividade e sua explicação sobre a importância da seleção lexical para a construção de sentidos. Explique que, para vendermos um produto ou uma ideia, é preciso convencer o outro, e que fazemos isso o tempo todo por meio das escolhas de palavras.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família, perguntando-lhes se já se sentiram tentados a consumir um produto depois de ter recebido um panfleto ou folheto. Incentive-os também a tentar vender aos familiares um dos produtos – invenções inúteis – da atividade da Introdução. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Oliveira
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Gênero Folheto/panfleto e as escolhas lexicais: adjetivos e advérbios
Finalidade da aula: Identificar as relações semânticas estabelecidas pelos advérbios e adjetivos no gênero Folheto/panfleto a fim de perceber sua contribuição para a construção de estilo e de sentido do gênero.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Folheto/panfleto
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17/EF67LP37
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Folhetos/panfletos da campanha publicitária impressos, imagens impressas, projetor multimídia, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber o valor intencional e persuasivo na escolha das palavras que adjetivam com o intuito de incentivar o leitor à ação.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <portaldoprofessor.mec.gov.br/panfletos>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: