14614
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Entre aspas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre uso de aspas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividade e orientações que ajudem os alunos a resolverem as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.

- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.

Introdução
Faça uma orientação através de áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade para os alunos e oferecendo informações e condições para que realizem as tarefas sozinhos. Fale para os alunos que, nesta atividade, eles irão utilizar o discurso citado, e retome os conceitos já trabalhados nas duas aulas anteriores desta sequência de planos sobre o uso das aspas em discursos de citação. Envie aos alunos as questões propostas no slide da Introdução do plano de aula e proponha que respondam no caderno, consultando as anotações das aulas anteriores, caso seja necessário.

Desenvolvimento
Envie aos alunos o texto da atividade e fale para eles que esta notícia está com um problema de edição, pois o computador cometeu um erro e apagou as aspas que indicam a citação em discurso direto na notícia. Diga que eles farão o papel do editor e, para isso, precisarão ler o texto, localizar todos os trechos em que há citação (explicite que são 6 trechos) e colocar as aspas nos lugares adequados. Disponibilize um tempo para a realização da atividade, envie o texto original aos alunos e oriente que leiam e confiram as citações em suas atividades, corrigindo os possíveis equívocos. Outra possibilidade para corrigir a atividade é realizar uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Zoom ou outra de sua preferência, e discutir o texto com os alunos seguindo as orientações do Desenvolvimento do plano de aula.

Fechamento
Oriente os alunos a registrarem uma nota no caderno respondendo à seguinte questão:
     - Qual a função das aspas em discurso citado?

Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem a notícia com os familiares e mostre a eles as citações localizadas no texto, compartilhando como eles sabem quais são as citações.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_08ATS03

(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas