Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso das aspas em discurso citado, por meio do gênero discursivo notícia.
Materiais necessários: Papéis numerados, caixa, notícia “Guerra ao H3N2” impressa, lápis das cores azul, vermelho e amarelo, sacola de tecido, lápis, borracha, pedaços de papel.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades com a leitura e a percepção das aspas em discurso citado na notícia.
Referências sobre o assunto: JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994. 321p.
PASCOALINA, B. O. S. A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis. D.E.L.T.A, 33.4, 2017, p. 1177-1208. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v33n4/1678-460X-delta-33-04-1177.pdf. Acesso em 06 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula reunindo os alunos em uma roda, dividindo-os em trios.
- Coloque no meio da roda uma caixa com papéis numerados referentes à quantidade de trios.
- Enumere os trios, baseando-se pelos números dentro da caixa.
- Pegue na caixa, individualmente, quatro números e peça que os quatro trios sorteados respondam às seguintes perguntas:
- De que maneira percebemos o discurso citado em textos de divulgação científica, como a notícia?
- Qual recurso gráfico é utilizado para apresentar o discurso citado de uma pessoa, geralmente, um especialista no assunto?
- Quais verbos são comumente utilizados? Em que tempo e em qual posição eles aparecem na notícia?
- Qual a função das aspas em discurso citado?
- Lembre aos alunos que as perguntas serão feitas por ordem de sorteio e cada trio responderá, apenas, uma pergunta.
- Caso os alunos apresentem dúvidas, faça a mediação, lembrando-os do que foi estudado sobre o uso das aspas em discurso citado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em quatro grupos, organizando-os em pequenas rodas.
- Em seguida, explique aos grupos que será feito um game chamado Central dos Deadlines, com a dinâmica a seguir: cada grupo será uma Central e os alunos serão os editores. Os alunos de cada grupo receberão a mesma notícia impressa, sem as aspas em discurso citado. Fale para os grupos que eles deverão ler a notícia e inserir as aspas nos trechos adequados. Cada grupo terá um tempo de 15 minutos para a leitura e para a inserção das aspas no texto. Com o término do tempo, peça que os grupos troquem a notícia entre si e corrijam a utilização das aspas em discurso citado feita pelo outro grupo. Cada acerto valerá um ponto e ganha quem obtiver a maior pontuação. Ao todo, foram omitidos seis casos de utilização das aspas em discurso citado.
- A notícia usada será a seguinte:
- Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018.
- Caso julgue necessário, o texto da notícia, adaptado para fins didáticos, bem como a resolução da atividade, estão disponíveis em material complementar.
- Aproveite o momento do game e explique aos alunos que deadline é uma palavra em inglês que significa o fim de um prazo. Explique que esta palavra é muito usada no jornalismo e se refere ao tempo máximo para realização de uma tarefa, como a entrega de uma notícia ou de uma entrevista.
- Após a troca dos textos entre os grupos de alunos e sua respectiva análise, peça que um representante-editor de cada grupo fale por vez, para a turma, se a inserção das aspas em discurso citado feita pelo outro grupo está correta e o porquê. E, assim, sucessivamente, até todos os grupos terem socializado os resultados encontrados. Corrija o uso das aspas junto com os alunos e marque os pontos de cada grupo no quadro. Peça que os alunos coloquem as aspas nos trechos adequados, após as correções, se necessário.
- Durante esse momento, levante perguntas como:
- A utilização das aspas em discurso citado feita pelo grupo está correta? Por quê?
- De que forma foi possível perceber a necessidade de uso das aspas em discurso citado?
- Quais verbos indicaram a presença de discurso citado no texto da notícia? Eles apareceram antes ou depois do discurso citado?
- Ao final, entregue para os grupos, lápis das cores azul, vermelho e amarelo. Peça que os alunos pintem na notícia, com o lápis de cor azul, os verbos que apresentam a fala dos especialistas, com o lápis de cor vermelha, as aspas, e com o lápis de cor amarela o discurso dos especialistas.
- Convide os alunos para socializarem as notícias, após as últimas modificações. Coloque as produções no mural da sala, para que os alunos tenham acesso sempre que necessário.
Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.
A resolução da atividade está disponível neste link.
Desenvolvimento
Orientações: Os alunos, divididos em quatro grupos, participarão do game Central dos Deadlines e farão a leitura da notícia "Guerra ao H3N2" (Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos deverão inserir as aspas em discurso citado, que foram omitidas, e, em seguida, deverão trocar os textos entre si e corrigi-los. Ao final, os grupos resolverão questões relacionadas ao assunto.
Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.
A resolução da atividade está disponível neste link.
Desenvolvimento
Orientações: Os alunos, divididos em quatro grupos, participarão do game Central dos Deadlines e farão a leitura da notícia "Guerra ao H3N2" (Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos deverão inserir as aspas em discurso citado, que foram omitidas, e, em seguida, deverão trocar os textos entre si e corrigi-los. Ao final, os grupos resolverão questões relacionadas ao assunto.
Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.
A resolução da atividade está disponível neste link.
Desenvolvimento
Orientações: Os alunos, divididos em quatro grupos, participarão do game Central dos Deadlines e farão a leitura da notícia "Guerra ao H3N2" (Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos deverão inserir as aspas em discurso citado, que foram omitidas, e, em seguida, deverão trocar os textos entre si e corrigi-los. Ao final, os grupos resolverão questões relacionadas ao assunto.
Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.
A resolução da atividade está disponível neste link.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos escrevam, em pedaços de papel, as principais funções das aspas em discurso citado aprendidas.
- Passe uma sacola de tecido entre os alunos e peça que eles coloquem os papéis dentro dela.
- Balance a sacola e passe, novamente, entre os alunos, pedindo que cada um retire um papel.
- Convide três alunos para lerem, em voz alta, as respostas presentes nos papéis. A cada papel retirado, pergunte:
- Vocês concordam com essa resposta? Por quê?
- O que vocês acrescentariam?
- Como podemos identificar as aspas em discurso citado em notícias, por exemplo?