14614
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Entre aspas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre uso de aspas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso das aspas em discurso citado, por meio do gênero discursivo notícia.

Materiais necessários: Papéis numerados, caixa, notícia “Guerra ao H3N2” impressa, lápis das cores azul, vermelho e amarelo, sacola de tecido, lápis, borracha, pedaços de papel.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades com a leitura e a percepção das aspas em discurso citado na notícia.

Referências sobre o assunto: JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994. 321p.

PASCOALINA, B. O. S. A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis. D.E.L.T.A, 33.4, 2017, p. 1177-1208. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v33n4/1678-460X-delta-33-04-1177.pdf. Acesso em 06 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula reunindo os alunos em uma roda, dividindo-os em trios.
  • Coloque no meio da roda uma caixa com papéis numerados referentes à quantidade de trios.
  • Enumere os trios, baseando-se pelos números dentro da caixa.
  • Pegue na caixa, individualmente, quatro números e peça que os quatro trios sorteados respondam às seguintes perguntas:
  • De que maneira percebemos o discurso citado em textos de divulgação científica, como a notícia?
  • Qual recurso gráfico é utilizado para apresentar o discurso citado de uma pessoa, geralmente, um especialista no assunto?
  • Quais verbos são comumente utilizados? Em que tempo e em qual posição eles aparecem na notícia?
  • Qual a função das aspas em discurso citado?
  • Lembre aos alunos que as perguntas serão feitas por ordem de sorteio e cada trio responderá, apenas, uma pergunta.
  • Caso os alunos apresentem dúvidas, faça a mediação, lembrando-os do que foi estudado sobre o uso das aspas em discurso citado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em quatro grupos, organizando-os em pequenas rodas.
  • Em seguida, explique aos grupos que será feito um game chamado Central dos Deadlines, com a dinâmica a seguir: cada grupo será uma Central e os alunos serão os editores. Os alunos de cada grupo receberão a mesma notícia impressa, sem as aspas em discurso citado. Fale para os grupos que eles deverão ler a notícia e inserir as aspas nos trechos adequados. Cada grupo terá um tempo de 15 minutos para a leitura e para a inserção das aspas no texto. Com o término do tempo, peça que os grupos troquem a notícia entre si e corrijam a utilização das aspas em discurso citado feita pelo outro grupo. Cada acerto valerá um ponto e ganha quem obtiver a maior pontuação. Ao todo, foram omitidos seis casos de utilização das aspas em discurso citado.
  • A notícia usada será a seguinte:
  • Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018.
  • Caso julgue necessário, o texto da notícia, adaptado para fins didáticos, bem como a resolução da atividade, estão disponíveis em material complementar.
  • Aproveite o momento do game e explique aos alunos que deadline é uma palavra em inglês que significa o fim de um prazo. Explique que esta palavra é muito usada no jornalismo e se refere ao tempo máximo para realização de uma tarefa, como a entrega de uma notícia ou de uma entrevista.
  • Após a troca dos textos entre os grupos de alunos e sua respectiva análise, peça que um representante-editor de cada grupo fale por vez, para a turma, se a inserção das aspas em discurso citado feita pelo outro grupo está correta e o porquê. E, assim, sucessivamente, até todos os grupos terem socializado os resultados encontrados. Corrija o uso das aspas junto com os alunos e marque os pontos de cada grupo no quadro. Peça que os alunos coloquem as aspas nos trechos adequados, após as correções, se necessário.
  • Durante esse momento, levante perguntas como:
  • A utilização das aspas em discurso citado feita pelo grupo está correta? Por quê?
  • De que forma foi possível perceber a necessidade de uso das aspas em discurso citado?
  • Quais verbos indicaram a presença de discurso citado no texto da notícia? Eles apareceram antes ou depois do discurso citado?
  • Ao final, entregue para os grupos, lápis das cores azul, vermelho e amarelo. Peça que os alunos pintem na notícia, com o lápis de cor azul, os verbos que apresentam a fala dos especialistas, com o lápis de cor vermelha, as aspas, e com o lápis de cor amarela o discurso dos especialistas.
  • Convide os alunos para socializarem as notícias, após as últimas modificações. Coloque as produções no mural da sala, para que os alunos tenham acesso sempre que necessário.

Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos, divididos em quatro grupos, participarão do game Central dos Deadlines e farão a leitura da notícia "Guerra ao H3N2" (Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos deverão inserir as aspas em discurso citado, que foram omitidas, e, em seguida, deverão trocar os textos entre si e corrigi-los. Ao final, os grupos resolverão questões relacionadas ao assunto.

Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos, divididos em quatro grupos, participarão do game Central dos Deadlines e farão a leitura da notícia "Guerra ao H3N2" (Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos deverão inserir as aspas em discurso citado, que foram omitidas, e, em seguida, deverão trocar os textos entre si e corrigi-los. Ao final, os grupos resolverão questões relacionadas ao assunto.

Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos, divididos em quatro grupos, participarão do game Central dos Deadlines e farão a leitura da notícia "Guerra ao H3N2" (Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos deverão inserir as aspas em discurso citado, que foram omitidas, e, em seguida, deverão trocar os textos entre si e corrigi-los. Ao final, os grupos resolverão questões relacionadas ao assunto.

Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos escrevam, em pedaços de papel, as principais funções das aspas em discurso citado aprendidas.
  • Passe uma sacola de tecido entre os alunos e peça que eles coloquem os papéis dentro dela.
  • Balance a sacola e passe, novamente, entre os alunos, pedindo que cada um retire um papel.
  • Convide três alunos para lerem, em voz alta, as respostas presentes nos papéis. A cada papel retirado, pergunte:
  • Vocês concordam com essa resposta? Por quê?
  • O que vocês acrescentariam?
  • Como podemos identificar as aspas em discurso citado em notícias, por exemplo?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso das aspas em discurso citado, por meio do gênero discursivo notícia.

Materiais necessários: Papéis numerados, caixa, notícia “Guerra ao H3N2” impressa, lápis das cores azul, vermelho e amarelo, sacola de tecido, lápis, borracha, pedaços de papel.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades com a leitura e a percepção das aspas em discurso citado na notícia.

Referências sobre o assunto: JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994. 321p.

PASCOALINA, B. O. S. A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis. D.E.L.T.A, 33.4, 2017, p. 1177-1208. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v33n4/1678-460X-delta-33-04-1177.pdf. Acesso em 06 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula reunindo os alunos em uma roda, dividindo-os em trios.
  • Coloque no meio da roda uma caixa com papéis numerados referentes à quantidade de trios.
  • Enumere os trios, baseando-se pelos números dentro da caixa.
  • Pegue na caixa, individualmente, quatro números e peça que os quatro trios sorteados respondam às seguintes perguntas:
  • De que maneira percebemos o discurso citado em textos de divulgação científica, como a notícia?
  • Qual recurso gráfico é utilizado para apresentar o discurso citado de uma pessoa, geralmente, um especialista no assunto?
  • Quais verbos são comumente utilizados? Em que tempo e em qual posição eles aparecem na notícia?
  • Qual a função das aspas em discurso citado?
  • Lembre aos alunos que as perguntas serão feitas por ordem de sorteio e cada trio responderá, apenas, uma pergunta.
  • Caso os alunos apresentem dúvidas, faça a mediação, lembrando-os do que foi estudado sobre o uso das aspas em discurso citado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em quatro grupos, organizando-os em pequenas rodas.
  • Em seguida, explique aos grupos que será feito um game chamado Central dos Deadlines, com a dinâmica a seguir: cada grupo será uma Central e os alunos serão os editores. Os alunos de cada grupo receberão a mesma notícia impressa, sem as aspas em discurso citado. Fale para os grupos que eles deverão ler a notícia e inserir as aspas nos trechos adequados. Cada grupo terá um tempo de 15 minutos para a leitura e para a inserção das aspas no texto. Com o término do tempo, peça que os grupos troquem a notícia entre si e corrijam a utilização das aspas em discurso citado feita pelo outro grupo. Cada acerto valerá um ponto e ganha quem obtiver a maior pontuação. Ao todo, foram omitidos seis casos de utilização das aspas em discurso citado.
  • A notícia usada será a seguinte:
  • Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018.
  • Caso julgue necessário, o texto da notícia, adaptado para fins didáticos, bem como a resolução da atividade, estão disponíveis em material complementar.
  • Aproveite o momento do game e explique aos alunos que deadline é uma palavra em inglês que significa o fim de um prazo. Explique que esta palavra é muito usada no jornalismo e se refere ao tempo máximo para realização de uma tarefa, como a entrega de uma notícia ou de uma entrevista.
  • Após a troca dos textos entre os grupos de alunos e sua respectiva análise, peça que um representante-editor de cada grupo fale por vez, para a turma, se a inserção das aspas em discurso citado feita pelo outro grupo está correta e o porquê. E, assim, sucessivamente, até todos os grupos terem socializado os resultados encontrados. Corrija o uso das aspas junto com os alunos e marque os pontos de cada grupo no quadro. Peça que os alunos coloquem as aspas nos trechos adequados, após as correções, se necessário.
  • Durante esse momento, levante perguntas como:
  • A utilização das aspas em discurso citado feita pelo grupo está correta? Por quê?
  • De que forma foi possível perceber a necessidade de uso das aspas em discurso citado?
  • Quais verbos indicaram a presença de discurso citado no texto da notícia? Eles apareceram antes ou depois do discurso citado?
  • Ao final, entregue para os grupos, lápis das cores azul, vermelho e amarelo. Peça que os alunos pintem na notícia, com o lápis de cor azul, os verbos que apresentam a fala dos especialistas, com o lápis de cor vermelha, as aspas, e com o lápis de cor amarela o discurso dos especialistas.
  • Convide os alunos para socializarem as notícias, após as últimas modificações. Coloque as produções no mural da sala, para que os alunos tenham acesso sempre que necessário.

Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos, divididos em quatro grupos, participarão do game Central dos Deadlines e farão a leitura da notícia "Guerra ao H3N2" (Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos deverão inserir as aspas em discurso citado, que foram omitidas, e, em seguida, deverão trocar os textos entre si e corrigi-los. Ao final, os grupos resolverão questões relacionadas ao assunto.

Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos, divididos em quatro grupos, participarão do game Central dos Deadlines e farão a leitura da notícia "Guerra ao H3N2" (Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos deverão inserir as aspas em discurso citado, que foram omitidas, e, em seguida, deverão trocar os textos entre si e corrigi-los. Ao final, os grupos resolverão questões relacionadas ao assunto.

Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos, divididos em quatro grupos, participarão do game Central dos Deadlines e farão a leitura da notícia "Guerra ao H3N2" (Guten News: Guerra ao H3N2, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/900/guerra-ao-h3n2. Acesso em 15 de outubro de 2018), adaptada para fins didáticos. Após a leitura, os grupos deverão inserir as aspas em discurso citado, que foram omitidas, e, em seguida, deverão trocar os textos entre si e corrigi-los. Ao final, os grupos resolverão questões relacionadas ao assunto.

Materiais complementares: O texto da notícia "Guerra ao H3N2", adaptado para fins didáticos, está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos escrevam, em pedaços de papel, as principais funções das aspas em discurso citado aprendidas.
  • Passe uma sacola de tecido entre os alunos e peça que eles coloquem os papéis dentro dela.
  • Balance a sacola e passe, novamente, entre os alunos, pedindo que cada um retire um papel.
  • Convide três alunos para lerem, em voz alta, as respostas presentes nos papéis. A cada papel retirado, pergunte:
  • Vocês concordam com essa resposta? Por quê?
  • O que vocês acrescentariam?
  • Como podemos identificar as aspas em discurso citado em notícias, por exemplo?
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP26 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano