Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rayssa Hitzschky
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Entre aspas
Finalidade da aula: Exercitar a regularidade de utilização das aspas em discurso citado
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Adequação do texto às normas de escrita
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC:EF05LP26
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso das aspas em discurso citado, por meio do gênero discursivo notícia.
Materiais necessários: Trecho impresso da notícia "Perigo nos jardins", notícia "Planeta Vermelho" impressa, lápis, borracha, quadro, pincel, venda, caderno.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades com a identificação e a inserção das aspas em discurso citado.
Referências sobre o assunto: JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994. 321p.
PASCOALINA, B. O. S. A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis. D.E.L.T.A, 33.4, 2017, p. 1177-1208. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v33n4/1678-460X-delta-33-04-1177.pdf. Acesso em 06 de julho de 2018.
Código: LPO5_08ATS02
(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.
AULA 01
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes