9956
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Elaboração de problemas de multiplicação de números racionais

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Elaborar problemas que envolvam multiplicação de um número decimal por um número inteiro.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA DIAS DO NASCIMENTO

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Monica Dias do Nascimento

Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF05MA08:  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Elaborar problemas que envolvam multiplicação de um número decimal por um número inteiro.

Conceito-chave

Ampliação da operação de multiplicação com números racionais.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • cola,
  • cópia das atividades.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Pretende-se com esse momento da aula retomar a discussão a respeito da operação da multiplicação entre um número decimal e um número inteiro, assim como analisar a estrutura básica de um problema matemático.

Solução:

A solução para o problema é: 1,25 x 7 = 8,75; Ela receberá R$ 8,75.

Propósito: Rever alguns conceitos que o aluno já deve ter construído, a partir da resolução coletiva do problema proposto. Dessa forma sugerimos alguns questionamentos que podem ajudar na retomada dos referidos conceitos.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo informado no problema?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Poderíamos resolver o problema utilizando a operação da adição? Justifique.
  • Você concorda com um aluno que resolveu o problema utilizando a operação da multiplicação?
  • Vamos refletir: Como o problema apresenta a repetição de um mesmo valor por um certa quantidade de vezes, portanto a operação a qual está relacionada é a multiplicação.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A atividade principal será realizada em três momentos: atividade 1, atividade 2 e atividade 3.

Na primeira parte, vamos elaborar um problema matemático utilizando imagens. Na segunda, vamos montar um problema matemático utilizando partes de um texto. Na última parte, construiremos e resolveremos um problema matemático, coletivamente.

Propósito: Utilizar as representações como instrumento facilitador para a produção textual, ou seja, para elaborar um problema matemático.

Discuta com a turma:

  • O que o texto que você montou quer dizer? Qual é a principal mensagem?
  • Como você resolveria esse problema?
  • A forma como você montou o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
  • Observe a construção do colega ao lado, você compreendeu o problema que ele montou?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicação de leitura complementar:

Leia a matéria “Problemas matemáticos sem problemas”, indicada no link abaixo. A matéria apresenta uma reflexão a respeito da dificuldade dos alunos para compreenderem os enunciados dos problemas, assim como propõe estratégias para o trabalho de compreensão e resolução de problemas matemáticos.

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: É interessante levar o aluno a perceber a coerência da montagem, assim como da sua estrutura. E para isso alguns questionamentos podem contribuir.

A atividade consiste na organização de um problema de matemático, já elaborado, que foi apresentado de forma desorganizada. O objetivo é levar o aluno a perceber a importância e a necessidade de coerência e de uma certa lógica ao construir um texto. Além de perceber elementos ortográficos e suas respectivas funções e relevâncias dentro de um texto.

Propósito: Proporcionar continuidade ao trabalho de elaboração de problemas utilizando outras estratégias de produção textual, neste caso organização de fragmentos de situações problemas.

Discuta com a turma:

  • Ao ler o texto que você organizou, você consegue compreender o problema?
  • Qual é a informação principal?
  • Qual é a pergunta principal?
  • Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
  • Observe a construção do colega ao lado, você concorda?
  • Qual é a solução de cada problema que você organizou?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: É interessante levar o aluno a perceber a coerência da montagem, assim como da sua estrutura. E para isso alguns questionamentos podem contribuir.

A atividade propõe o exercício de elaboração de um problema matemático levando-se em consideração os principais aspectos de um problema, além de resolvê-lo. Esta atividade deve ser realizada coletivamente, com a condução do professor no quadro, mediante a informação dada, ressaltando que esta informação apenas norteará o assunto da situação que será construída, mas o aluno pode atribuir valores ao litro de gasolina, tanto antes quanto após o aumento e outras problematizações também.

Propósito: Proporcionar continuidade ao trabalho de elaboração de problemas utilizando outras estratégias de produção textual.

Discuta com a turma:

  • Ao ler informação dada, você consegue imaginar uma situação problema?
  • Qual é a informação que não pode faltar no problema?
  • Qual pode ser a pergunta principal?
  • Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
  • Qual é a solução de cada problema que você organizou?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
  • Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
  • Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
  • Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
  • Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.

Propósito: O objetivo deste momento da aula é enfatizar os principais aspectos discutidos.

Discuta com a turma:

  • Quais os elementos que não podem faltar ao elaborar um problema?
  • Em qual contexto do problema devemos utilizar a operação da multiplicação?
  • Quais foram as dificuldades em elaborar problemas que envolvessem números decimais?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Essa atividade pretende de forma objetiva identificar o nível de articulação entre os conceitos discutidos na aula para a elaboração de um problema.

Propósito: O objetivo deste momento da aula é identificar a habilidade do aluno em articular as ideias de forma coerente para a elaboração de um problema que envolva a multiplicação de um número natural por um número decimal.

Discussão com a turma:

  • Qual foi a principal dificuldade que você encontrou para elaborar o problema?
  • O problema que você criou pode ser resolvido por outra operação? Qual?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Monica Dias do Nascimento

Mentor: Sônia Maria dos S. Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF05MA08:  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Elaborar problemas que envolvam multiplicação de um número decimal por um número inteiro.

Conceito-chave

Ampliação da operação de multiplicação com números racionais.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • cola,
  • cópia das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Pretende-se com esse momento da aula retomar a discussão a respeito da operação da multiplicação entre um número decimal e um número inteiro, assim como analisar a estrutura básica de um problema matemático.

Solução:

A solução para o problema é: 1,25 x 7 = 8,75; Ela receberá R$ 8,75.

Propósito: Rever alguns conceitos que o aluno já deve ter construído, a partir da resolução coletiva do problema proposto. Dessa forma sugerimos alguns questionamentos que podem ajudar na retomada dos referidos conceitos.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo informado no problema?
  • Qual é a pergunta do problema?
  • Poderíamos resolver o problema utilizando a operação da adição? Justifique.
  • Você concorda com um aluno que resolveu o problema utilizando a operação da multiplicação?
  • Vamos refletir: Como o problema apresenta a repetição de um mesmo valor por um certa quantidade de vezes, portanto a operação a qual está relacionada é a multiplicação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: A atividade principal será realizada em três momentos: atividade 1, atividade 2 e atividade 3.

Na primeira parte, vamos elaborar um problema matemático utilizando imagens. Na segunda, vamos montar um problema matemático utilizando partes de um texto. Na última parte, construiremos e resolveremos um problema matemático, coletivamente.

Propósito: Utilizar as representações como instrumento facilitador para a produção textual, ou seja, para elaborar um problema matemático.

Discuta com a turma:

  • O que o texto que você montou quer dizer? Qual é a principal mensagem?
  • Como você resolveria esse problema?
  • A forma como você montou o texto favorece a compreensão do mesmo?
  • Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
  • Observe a construção do colega ao lado, você compreendeu o problema que ele montou?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicação de leitura complementar:

Leia a matéria “Problemas matemáticos sem problemas”, indicada no link abaixo. A matéria apresenta uma reflexão a respeito da dificuldade dos alunos para compreenderem os enunciados dos problemas, assim como propõe estratégias para o trabalho de compreensão e resolução de problemas matemáticos.

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: É interessante levar o aluno a perceber a coerência da montagem, assim como da sua estrutura. E para isso alguns questionamentos podem contribuir.

A atividade consiste na organização de um problema de matemático, já elaborado, que foi apresentado de forma desorganizada. O objetivo é levar o aluno a perceber a importância e a necessidade de coerência e de uma certa lógica ao construir um texto. Além de perceber elementos ortográficos e suas respectivas funções e relevâncias dentro de um texto.

Propósito: Proporcionar continuidade ao trabalho de elaboração de problemas utilizando outras estratégias de produção textual, neste caso organização de fragmentos de situações problemas.

Discuta com a turma:

  • Ao ler o texto que você organizou, você consegue compreender o problema?
  • Qual é a informação principal?
  • Qual é a pergunta principal?
  • Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
  • Observe a construção do colega ao lado, você concorda?
  • Qual é a solução de cada problema que você organizou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: É interessante levar o aluno a perceber a coerência da montagem, assim como da sua estrutura. E para isso alguns questionamentos podem contribuir.

A atividade propõe o exercício de elaboração de um problema matemático levando-se em consideração os principais aspectos de um problema, além de resolvê-lo. Esta atividade deve ser realizada coletivamente, com a condução do professor no quadro, mediante a informação dada, ressaltando que esta informação apenas norteará o assunto da situação que será construída, mas o aluno pode atribuir valores ao litro de gasolina, tanto antes quanto após o aumento e outras problematizações também.

Propósito: Proporcionar continuidade ao trabalho de elaboração de problemas utilizando outras estratégias de produção textual.

Discuta com a turma:

  • Ao ler informação dada, você consegue imaginar uma situação problema?
  • Qual é a informação que não pode faltar no problema?
  • Qual pode ser a pergunta principal?
  • Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
  • Qual é a solução de cada problema que você organizou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
  • Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
  • Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
  • Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.

Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
  • Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.

Propósito: O objetivo deste momento da aula é enfatizar os principais aspectos discutidos.

Discuta com a turma:

  • Quais os elementos que não podem faltar ao elaborar um problema?
  • Em qual contexto do problema devemos utilizar a operação da multiplicação?
  • Quais foram as dificuldades em elaborar problemas que envolvessem números decimais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Essa atividade pretende de forma objetiva identificar o nível de articulação entre os conceitos discutidos na aula para a elaboração de um problema.

Propósito: O objetivo deste momento da aula é identificar a habilidade do aluno em articular as ideias de forma coerente para a elaboração de um problema que envolva a multiplicação de um número natural por um número decimal.

Discussão com a turma:

  • Qual foi a principal dificuldade que você encontrou para elaborar o problema?
  • O problema que você criou pode ser resolvido por outra operação? Qual?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano