Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso das aspas em discurso citado, por meio do gênero discursivo notícia.
Materiais necessários: Projetor, slides ou folhas impressas com a notícia "Lenta cicatrização", cartolinas, canetinhas coloridas, lápis, borracha, régua, quadro, pincel, pedaços de papel, cola.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades no momento de compreensão das notícias, bem como na estruturação do mural expositivo.
Referências sobre o assunto: JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994. 321p.
PASCOALINA, B. O. S. A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis. D.E.L.T.A, 33.4, 2017, p. 1177-1208. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v33n4/1678-460X-delta-33-04-1177.pdf. Acesso em 06 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Inicie a aula perguntando para os alunos:
- Vocês leem e/ou escutam muitas notícias no dia a dia?
- Quais os principais temas das notícias?
- Por meio de qual instrumento vocês têm acesso às notícias?
- Quem já observou a utilização de aspas em notícias?
- Converse com os alunos sobre a escuta e a leitura de notícias e sobre a importância deste gênero para o acesso às informações.
- Em seguida, apresente uma notícia para os alunos, usando projetor e slides. Caso não seja possível a utilização do equipamento tecnológico, entregue a notícia impressa para a turma. Caso julgue necessário, o texto da notícia está disponível em material complementar. A notícia será:
- Guten News: Lenta cicatrização, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/830/lenta-cicatriza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 09 de outubro de 2018.
- Explique que a notícia será lida colaborativamente e em voz alta. Peça que um aluno leia o título e o primeiro parágrafo da notícia. Em seguida, peça que o aluno escolha um outro para ler o segundo parágrafo e, assim, sucessivamente, até os cinco parágrafos terem sido lidos. No total, cinco alunos farão a leitura da notícia.
- Após a leitura, levante os seguintes questionamentos:
- O que a notícia aborda?
- Podemos encontrar falas de pessoas na notícia? Como identificamos estas falas?
- Durante a leitura, observamos aspas no texto da notícia? Qual a função das aspas observadas?
- Após as aspas, identificamos verbos que indicam as falas das pessoas, como, por exemplo, dizer, afirmar, explicar, dentre outros? Como eles aparecem escritos no texto?
Materiais complementares: O texto da notícia "Lenta cicatrização" está disponível neste link.
Introdução
Orientações: Os alunos farão a leitura, de forma compartilhada e em voz alta, da notícia "Lenta cicatrização" (Guten News: Lenta cicatrização, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/830/lenta-cicatriza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 09 de outubro de 2018).
Em seguida, responderão aos questionamentos levantados por você.
Materiais complementares: O texto da notícia "Lenta cicatrização" está disponível neste link.
Introdução
Orientações: Os alunos farão a leitura de forma compartilhada e em voz alta da notícia "Lenta cicatrização" (Guten News: Lenta cicatrização, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/830/lenta-cicatriza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 09 de outubro de 2018).
Em seguida, responderão aos questionamentos levantados por você.
Materiais complementares: O texto da notícia "Lenta cicatrização" está disponível neste link.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em quatro grupos e peça que eles criem um mural expositivo relativo à notícia "Lenta cicatrização". Ao todo, serão produzidos quatro murais, um para cada grupo. Explique que o mural terá quatro colunas, com os seguintes títulos: tema da notícia, falas de especialistas no assunto, recurso gráfico usado para indicação das falas e verbos utilizados para apresentação das falas.
- Entregue cartolinas para os grupos, além de canetinhas coloridas, lápis, borracha e régua. Organize os alunos em pequenos círculos, de forma que a construção dos murais possa ser discutida entre eles.
- Coloque, no quadro, uma sugestão de modelo para o mural, para que a atividade seja melhor visualizada pelos alunos. Lembre que esta sugestão serve, apenas, como uma orientação, uma vez que o espaço para as respostas, em cada coluna, poderá ser maior.
- Ao final, peça que os grupos socializem os murais expositivos construídos.
- Após a apresentação, faça algumas perguntas:
- Como os grupos perceberam as falas das pessoas, geralmente, especialistas no assunto, na notícia?
- Qual recurso gráfico foi utilizado para a indicação destas falas?
- Quais verbos foram usados para apresentação das falas? Em que tempo estão? Presente, passado ou futuro?
- Qual a função das aspas na notícia?
- Sintetize as respostas dos alunos no quadro.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Ao final da aula, reúna os alunos em uma grande roda e entregue pedaços de papel, cartolina, canetinhas coloridas e cola para a turma. Peça que eles escrevam nos papéis as principais descobertas sobre o uso das aspas em discurso citado. Depois, oriente os alunos a colarem os papéis na cartolina, criando um Mural das descobertas.
- Antes da escrita feita pelos alunos, faça as seguintes perguntas:
- Como percebemos as falas das pessoas, geralmente, especialistas no assunto, além da fala do jornalista, que é o autor da notícia?
- De que forma as aspas são utilizadas nas notícias?
- Qual a função das aspas em discursos citados?
- Afixe o mural em um local visível para os alunos, de modo que eles possam acessá-lo sempre que necessário.