14612
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Entre aspas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre uso de aspas

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso das aspas em discurso citado, por meio do gênero discursivo notícia.

Materiais necessários: Projetor, slides ou folhas impressas com a notícia "Lenta cicatrização", cartolinas, canetinhas coloridas, lápis, borracha, régua, quadro, pincel, pedaços de papel, cola.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades no momento de compreensão das notícias, bem como na estruturação do mural expositivo.

Referências sobre o assunto: JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994. 321p.

PASCOALINA, B. O. S. A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis. D.E.L.T.A, 33.4, 2017, p. 1177-1208. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v33n4/1678-460X-delta-33-04-1177.pdf. Acesso em 06 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando para os alunos:
  • Vocês leem e/ou escutam muitas notícias no dia a dia?
  • Quais os principais temas das notícias?
  • Por meio de qual instrumento vocês têm acesso às notícias?
  • Quem já observou a utilização de aspas em notícias?
  • Converse com os alunos sobre a escuta e a leitura de notícias e sobre a importância deste gênero para o acesso às informações.
  • Em seguida, apresente uma notícia para os alunos, usando projetor e slides. Caso não seja possível a utilização do equipamento tecnológico, entregue a notícia impressa para a turma. Caso julgue necessário, o texto da notícia está disponível em material complementar. A notícia será:
  • Guten News: Lenta cicatrização, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/830/lenta-cicatriza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 09 de outubro de 2018.
  • Explique que a notícia será lida colaborativamente e em voz alta. Peça que um aluno leia o título e o primeiro parágrafo da notícia. Em seguida, peça que o aluno escolha um outro para ler o segundo parágrafo e, assim, sucessivamente, até os cinco parágrafos terem sido lidos. No total, cinco alunos farão a leitura da notícia.
  • Após a leitura, levante os seguintes questionamentos:
  • O que a notícia aborda?
  • Podemos encontrar falas de pessoas na notícia? Como identificamos estas falas?
  • Durante a leitura, observamos aspas no texto da notícia? Qual a função das aspas observadas?
  • Após as aspas, identificamos verbos que indicam as falas das pessoas, como, por exemplo, dizer, afirmar, explicar, dentre outros? Como eles aparecem escritos no texto?

Materiais complementares: O texto da notícia "Lenta cicatrização" está disponível neste link.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos farão a leitura, de forma compartilhada e em voz alta, da notícia "Lenta cicatrização" (Guten News: Lenta cicatrização, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/830/lenta-cicatriza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 09 de outubro de 2018).

Em seguida, responderão aos questionamentos levantados por você.

Materiais complementares: O texto da notícia "Lenta cicatrização" está disponível neste link.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos farão a leitura de forma compartilhada e em voz alta da notícia "Lenta cicatrização" (Guten News: Lenta cicatrização, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/830/lenta-cicatriza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 09 de outubro de 2018).

Em seguida, responderão aos questionamentos levantados por você.

Materiais complementares: O texto da notícia "Lenta cicatrização" está disponível neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em quatro grupos e peça que eles criem um mural expositivo relativo à notícia "Lenta cicatrização". Ao todo, serão produzidos quatro murais, um para cada grupo. Explique que o mural terá quatro colunas, com os seguintes títulos: tema da notícia, falas de especialistas no assunto, recurso gráfico usado para indicação das falas e verbos utilizados para apresentação das falas.
  • Entregue cartolinas para os grupos, além de canetinhas coloridas, lápis, borracha e régua. Organize os alunos em pequenos círculos, de forma que a construção dos murais possa ser discutida entre eles.
  • Coloque, no quadro, uma sugestão de modelo para o mural, para que a atividade seja melhor visualizada pelos alunos. Lembre que esta sugestão serve, apenas, como uma orientação, uma vez que o espaço para as respostas, em cada coluna, poderá ser maior.
  • Ao final, peça que os grupos socializem os murais expositivos construídos.
  • Após a apresentação, faça algumas perguntas:
  • Como os grupos perceberam as falas das pessoas, geralmente, especialistas no assunto, na notícia?
  • Qual recurso gráfico foi utilizado para a indicação destas falas?
  • Quais verbos foram usados para apresentação das falas? Em que tempo estão? Presente, passado ou futuro?
  • Qual a função das aspas na notícia?
  • Sintetize as respostas dos alunos no quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Ao final da aula, reúna os alunos em uma grande roda e entregue pedaços de papel, cartolina, canetinhas coloridas e cola para a turma. Peça que eles escrevam nos papéis as principais descobertas sobre o uso das aspas em discurso citado. Depois, oriente os alunos a colarem os papéis na cartolina, criando um Mural das descobertas.
  • Antes da escrita feita pelos alunos, faça as seguintes perguntas:
  • Como percebemos as falas das pessoas, geralmente, especialistas no assunto, além da fala do jornalista, que é o autor da notícia?
  • De que forma as aspas são utilizadas nas notícias?
  • Qual a função das aspas em discursos citados?
  • Afixe o mural em um local visível para os alunos, de modo que eles possam acessá-lo sempre que necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso das aspas em discurso citado, por meio do gênero discursivo notícia.

Materiais necessários: Projetor, slides ou folhas impressas com a notícia "Lenta cicatrização", cartolinas, canetinhas coloridas, lápis, borracha, régua, quadro, pincel, pedaços de papel, cola.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades no momento de compreensão das notícias, bem como na estruturação do mural expositivo.

Referências sobre o assunto: JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994. 321p.

PASCOALINA, B. O. S. A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis. D.E.L.T.A, 33.4, 2017, p. 1177-1208. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v33n4/1678-460X-delta-33-04-1177.pdf. Acesso em 06 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando para os alunos:
  • Vocês leem e/ou escutam muitas notícias no dia a dia?
  • Quais os principais temas das notícias?
  • Por meio de qual instrumento vocês têm acesso às notícias?
  • Quem já observou a utilização de aspas em notícias?
  • Converse com os alunos sobre a escuta e a leitura de notícias e sobre a importância deste gênero para o acesso às informações.
  • Em seguida, apresente uma notícia para os alunos, usando projetor e slides. Caso não seja possível a utilização do equipamento tecnológico, entregue a notícia impressa para a turma. Caso julgue necessário, o texto da notícia está disponível em material complementar. A notícia será:
  • Guten News: Lenta cicatrização, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/830/lenta-cicatriza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 09 de outubro de 2018.
  • Explique que a notícia será lida colaborativamente e em voz alta. Peça que um aluno leia o título e o primeiro parágrafo da notícia. Em seguida, peça que o aluno escolha um outro para ler o segundo parágrafo e, assim, sucessivamente, até os cinco parágrafos terem sido lidos. No total, cinco alunos farão a leitura da notícia.
  • Após a leitura, levante os seguintes questionamentos:
  • O que a notícia aborda?
  • Podemos encontrar falas de pessoas na notícia? Como identificamos estas falas?
  • Durante a leitura, observamos aspas no texto da notícia? Qual a função das aspas observadas?
  • Após as aspas, identificamos verbos que indicam as falas das pessoas, como, por exemplo, dizer, afirmar, explicar, dentre outros? Como eles aparecem escritos no texto?

Materiais complementares: O texto da notícia "Lenta cicatrização" está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos farão a leitura, de forma compartilhada e em voz alta, da notícia "Lenta cicatrização" (Guten News: Lenta cicatrização, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/830/lenta-cicatriza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 09 de outubro de 2018).

Em seguida, responderão aos questionamentos levantados por você.

Materiais complementares: O texto da notícia "Lenta cicatrização" está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos farão a leitura de forma compartilhada e em voz alta da notícia "Lenta cicatrização" (Guten News: Lenta cicatrização, Melissa Schröder, disponível em https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/830/lenta-cicatriza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 09 de outubro de 2018).

Em seguida, responderão aos questionamentos levantados por você.

Materiais complementares: O texto da notícia "Lenta cicatrização" está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em quatro grupos e peça que eles criem um mural expositivo relativo à notícia "Lenta cicatrização". Ao todo, serão produzidos quatro murais, um para cada grupo. Explique que o mural terá quatro colunas, com os seguintes títulos: tema da notícia, falas de especialistas no assunto, recurso gráfico usado para indicação das falas e verbos utilizados para apresentação das falas.
  • Entregue cartolinas para os grupos, além de canetinhas coloridas, lápis, borracha e régua. Organize os alunos em pequenos círculos, de forma que a construção dos murais possa ser discutida entre eles.
  • Coloque, no quadro, uma sugestão de modelo para o mural, para que a atividade seja melhor visualizada pelos alunos. Lembre que esta sugestão serve, apenas, como uma orientação, uma vez que o espaço para as respostas, em cada coluna, poderá ser maior.
  • Ao final, peça que os grupos socializem os murais expositivos construídos.
  • Após a apresentação, faça algumas perguntas:
  • Como os grupos perceberam as falas das pessoas, geralmente, especialistas no assunto, na notícia?
  • Qual recurso gráfico foi utilizado para a indicação destas falas?
  • Quais verbos foram usados para apresentação das falas? Em que tempo estão? Presente, passado ou futuro?
  • Qual a função das aspas na notícia?
  • Sintetize as respostas dos alunos no quadro.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Ao final da aula, reúna os alunos em uma grande roda e entregue pedaços de papel, cartolina, canetinhas coloridas e cola para a turma. Peça que eles escrevam nos papéis as principais descobertas sobre o uso das aspas em discurso citado. Depois, oriente os alunos a colarem os papéis na cartolina, criando um Mural das descobertas.
  • Antes da escrita feita pelos alunos, faça as seguintes perguntas:
  • Como percebemos as falas das pessoas, geralmente, especialistas no assunto, além da fala do jornalista, que é o autor da notícia?
  • De que forma as aspas são utilizadas nas notícias?
  • Qual a função das aspas em discursos citados?
  • Afixe o mural em um local visível para os alunos, de modo que eles possam acessá-lo sempre que necessário.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP26 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano