Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Cópias do texto, caneta marca texto, projetor, 1 copo de leite, detergente, corantes alimentícios, recipiente para o leite, copo, conta-gotas
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos.
Referências sobre o assunto:
MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 min
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
- Realize o experimento para os alunos. Você encontra o passo a passo do experimento no link dos materiais complementares.
- Peça para os alunos tomarem nota dos principais pontos do experimento.
- Enquanto realiza o experimento destaque a estrutura dos relatos e protocolos científicos. Dê a introdução do experimento, elenque os materiais utilizados, questione a ordem que os materiais aparecem e se esta ordem faz alguma diferença, realize o experimento no seu passo a passo de forma pausada para que os alunos identifiquem cada etapa. Demonstre os resultados obtidos e conclua o experimento. No site indicado para o experimento existe ilustrações. Projete ou imprima as imagens, elas facilitam a compreensão das etapas e ilustram o experimento.
- Questione: Vocês conseguiram entender o experimento? Com qual intuito os cientistas o realizaram?
- Faça uma retomada oral do experimento com a turma.
- Adequaremos o relato deste experimento, portanto a ampla compreensão é necessária.
Materiais complementares: Para realizar o experimento, consulte o site: http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/arte-com-leite/198, acesso em 05/12/2018.
.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete o texto.
- Distribua cópias impressas para os alunos.
- Organize os alunos em duplas para a realização da atividade.
- Informe aos alunos que eles farão a leitura global do texto. Questione se perceberam alguma coisa estranha no texto ou não conseguiram entender alguma parte. Informe aos alunos que o que está estranho neste trecho do texto é o fato que, por detalhar o passo-a-passo do experimento, as frases não estão dando ordem, como nos outros textos que eles leram.
- Informe que os alunos farão a adequação do texto, a fim de estabelecer a compreensão e adequação no seu tempo verbal correto.
- Circule pelas duplas observando as hipóteses dos alunos para a identificação dos erros no texto e fazendo intervenções para ajudá-los a refletir sobre o uso do verbo no injuntivo.
- Lembre aos alunos que nos relatos e protocolos científicos há diferenças entre as estruturas. No texto lido em especial destacamos a etapa do método. Os alunos precisam observar que é um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo e há o uso dos advérbios de tempo.
- Reforce que o método tem caráter de ordem, pedido e orientação do procedimento, evidenciando uma importante característica do gênero.
- Informe que a flexão do verbo em seu tempo precisa estar no passado, uma vez que a professora já realizou o experimento ou ainda poderemos usar os verbos de ação no presente destacando que o experimento está acontecendo. Lembre aos alunos que o texto precisa estar no injuntivo, ou seja, indicar uma ordem a executar.
- Destaque que a linguagem usada nos relatos e protocolos é clara, direta e fala diretamente com o leitor.
- Analise coletivamente o texto. Os alunos contribuirão na correção dizendo que palavras usaram para substituir os verbos conjugados.
Materiais complementares:
Atividade para impressão.
Resolução da atividade.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Faça a síntese das ideias das ações que o texto exprime. Monte um cartaz com o que podemos utilizar para escrever o método/procedimento dos cientistas em relatos e protocolos de experimentos científicos.
- Para isso, guie os aluno com questionamentos:
- Como podemos determinar o que é uma ação? Para que ela serve? Ressalte que as ações indicam o que o cientista precisa fazer na realização do experimento. observe que os verbos exercem função determinante para a compreensão de informações do texto, de quando se realizam as ações, quem as realiza e em que os eventos se situam.