14611
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Adequar o relato utilizando o verbo na sua flexão correta

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre uso verbal em relato

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Cópias do texto, caneta marca texto, projetor, 1 copo de leite, detergente, corantes alimentícios, recipiente para o leite, copo, conta-gotas

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos.

Referências sobre o assunto:

MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 min

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

  • Realize o experimento para os alunos. Você encontra o passo a passo do experimento no link dos materiais complementares.
  • Peça para os alunos tomarem nota dos principais pontos do experimento.
  • Enquanto realiza o experimento destaque a estrutura dos relatos e protocolos científicos. Dê a introdução do experimento, elenque os materiais utilizados, questione a ordem que os materiais aparecem e se esta ordem faz alguma diferença, realize o experimento no seu passo a passo de forma pausada para que os alunos identifiquem cada etapa. Demonstre os resultados obtidos e conclua o experimento. No site indicado para o experimento existe ilustrações. Projete ou imprima as imagens, elas facilitam a compreensão das etapas e ilustram o experimento.
  • Questione: Vocês conseguiram entender o experimento? Com qual intuito os cientistas o realizaram?
  • Faça uma retomada oral do experimento com a turma.
  • Adequaremos o relato deste experimento, portanto a ampla compreensão é necessária.

Materiais complementares: Para realizar o experimento, consulte o site: http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/arte-com-leite/198, acesso em 05/12/2018.

.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o texto.
  • Distribua cópias impressas para os alunos.
  • Organize os alunos em duplas para a realização da atividade.
  • Informe aos alunos que eles farão a leitura global do texto. Questione se perceberam alguma coisa estranha no texto ou não conseguiram entender alguma parte. Informe aos alunos que o que está estranho neste trecho do texto é o fato que, por detalhar o passo-a-passo do experimento, as frases não estão dando ordem, como nos outros textos que eles leram.
  • Informe que os alunos farão a adequação do texto, a fim de estabelecer a compreensão e adequação no seu tempo verbal correto.
  • Circule pelas duplas observando as hipóteses dos alunos para a identificação dos erros no texto e fazendo intervenções para ajudá-los a refletir sobre o uso do verbo no injuntivo.
  • Lembre aos alunos que nos relatos e protocolos científicos há diferenças entre as estruturas. No texto lido em especial destacamos a etapa do método. Os alunos precisam observar que é um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo e há o uso dos advérbios de tempo.
  • Reforce que o método tem caráter de ordem, pedido e orientação do procedimento, evidenciando uma importante característica do gênero.
  • Informe que a flexão do verbo em seu tempo precisa estar no passado, uma vez que a professora já realizou o experimento ou ainda poderemos usar os verbos de ação no presente destacando que o experimento está acontecendo. Lembre aos alunos que o texto precisa estar no injuntivo, ou seja, indicar uma ordem a executar.
  • Destaque que a linguagem usada nos relatos e protocolos é clara, direta e fala diretamente com o leitor.
  • Analise coletivamente o texto. Os alunos contribuirão na correção dizendo que palavras usaram para substituir os verbos conjugados.

Materiais complementares:

Atividade para impressão.

Resolução da atividade.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça a síntese das ideias das ações que o texto exprime. Monte um cartaz com o que podemos utilizar para escrever o método/procedimento dos cientistas em relatos e protocolos de experimentos científicos.
  • Para isso, guie os aluno com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma ação? Para que ela serve? Ressalte que as ações indicam o que o cientista precisa fazer na realização do experimento. observe que os verbos exercem função determinante para a compreensão de informações do texto, de quando se realizam as ações, quem as realiza e em que os eventos se situam.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Cópias do texto, caneta marca texto, projetor, 1 copo de leite, detergente, corantes alimentícios, recipiente para o leite, copo, conta-gotas

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos.

Referências sobre o assunto:

MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 min

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

  • Realize o experimento para os alunos. Você encontra o passo a passo do experimento no link dos materiais complementares.
  • Peça para os alunos tomarem nota dos principais pontos do experimento.
  • Enquanto realiza o experimento destaque a estrutura dos relatos e protocolos científicos. Dê a introdução do experimento, elenque os materiais utilizados, questione a ordem que os materiais aparecem e se esta ordem faz alguma diferença, realize o experimento no seu passo a passo de forma pausada para que os alunos identifiquem cada etapa. Demonstre os resultados obtidos e conclua o experimento. No site indicado para o experimento existe ilustrações. Projete ou imprima as imagens, elas facilitam a compreensão das etapas e ilustram o experimento.
  • Questione: Vocês conseguiram entender o experimento? Com qual intuito os cientistas o realizaram?
  • Faça uma retomada oral do experimento com a turma.
  • Adequaremos o relato deste experimento, portanto a ampla compreensão é necessária.

Materiais complementares: Para realizar o experimento, consulte o site: http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/arte-com-leite/198, acesso em 05/12/2018.

.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o texto.
  • Distribua cópias impressas para os alunos.
  • Organize os alunos em duplas para a realização da atividade.
  • Informe aos alunos que eles farão a leitura global do texto. Questione se perceberam alguma coisa estranha no texto ou não conseguiram entender alguma parte. Informe aos alunos que o que está estranho neste trecho do texto é o fato que, por detalhar o passo-a-passo do experimento, as frases não estão dando ordem, como nos outros textos que eles leram.
  • Informe que os alunos farão a adequação do texto, a fim de estabelecer a compreensão e adequação no seu tempo verbal correto.
  • Circule pelas duplas observando as hipóteses dos alunos para a identificação dos erros no texto e fazendo intervenções para ajudá-los a refletir sobre o uso do verbo no injuntivo.
  • Lembre aos alunos que nos relatos e protocolos científicos há diferenças entre as estruturas. No texto lido em especial destacamos a etapa do método. Os alunos precisam observar que é um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo e há o uso dos advérbios de tempo.
  • Reforce que o método tem caráter de ordem, pedido e orientação do procedimento, evidenciando uma importante característica do gênero.
  • Informe que a flexão do verbo em seu tempo precisa estar no passado, uma vez que a professora já realizou o experimento ou ainda poderemos usar os verbos de ação no presente destacando que o experimento está acontecendo. Lembre aos alunos que o texto precisa estar no injuntivo, ou seja, indicar uma ordem a executar.
  • Destaque que a linguagem usada nos relatos e protocolos é clara, direta e fala diretamente com o leitor.
  • Analise coletivamente o texto. Os alunos contribuirão na correção dizendo que palavras usaram para substituir os verbos conjugados.

Materiais complementares:

Atividade para impressão.

Resolução da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça a síntese das ideias das ações que o texto exprime. Monte um cartaz com o que podemos utilizar para escrever o método/procedimento dos cientistas em relatos e protocolos de experimentos científicos.
  • Para isso, guie os aluno com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma ação? Para que ela serve? Ressalte que as ações indicam o que o cientista precisa fazer na realização do experimento. observe que os verbos exercem função determinante para a compreensão de informações do texto, de quando se realizam as ações, quem as realiza e em que os eventos se situam.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano