14610
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso da vírgula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Uso da vírgula

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir e perceber a importância da pontuação na compreensão leitora. Identificar os sinais de pontuação, com ênfase na vírgula, em frases e pequenos textos. Ler textos e reconhecer as situações que propiciem do uso correto da vírgula.

Materiais necessários: cartolina, canetas coloridas, fichas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas: Falta de ritmo e sequência lógica na leitura em virtude de pouco uso ou desconhecimento dos sinais de pontuação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf - Acesso em 06 set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos se eles sabem qual a importância/necessidade da pontuação.
  • Escreva as hipóteses no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em grupo de três ou quatro componentes.
  • Dê uns 2 minutos para os grupos discutirem como irão pontuar.
  • Questione sobre as hipóteses de solução.
  • Em seguida, reflita com os grupos como eles pontuaram.
  • Veja nas sugestões abaixo, se estas alternativas foram apresentadas. Use giz colorido para destacar a pontuação.

Não corra, o cachorro vem vindo! Qual o sentido desta frase? Espera-se que os alunos percebam que é para a pessoa não correr. Explique que em alguns casos, correr só deixará o cachorro mais descontrolado.

Não. Corra, o cachorro vem vindo! Qual o sentido desta frase? Espera-se que os alunos percebam que é para a pessoa correr, pois o cachorro vem vindo e poderá atacá-lo.

Materiais complementares:

Este slide é bem curto, poderá ser copiado no quadro. Contudo, caso queira uma cópia deste slide para impressão, acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

Explore os elementos da capa do livro. Aponte o nome do autor e ilustrador da obra. A seguir, questione seus alunos:

  • Observando a capa, qual o tema da história que vamos ler?
  • Qual será o gênero textual?

Materiais complementares:

Computador e data show.

Acesse a cópia do texto aqui

Acesse a cópia da biografia do autor aqui

As ilustrações deste livro são feitas em patchwork. Para um trabalho interdisciplinar, o professor pode fazer uma releitura de algumas passagens do livro em aulas posteriores, caso tenha a obra em mãos ou sua versão virtual.

Fonte: BOSCHI, Helter. Contos de sapos. São Paulo. Ed. Noovha America, 2011

Este livro foi autorizado pelo autor, especialmente para os planos Nova Escola. Por isso, é interessante instigá-los quanto à curiosidade e pesquisa pela obra.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma cópia da atividade para cada aluno.
  • Peça aos grupos que leiam silenciosamente, depois questione-os:
  • Como foi ler este texto? Vocês tiveram dificuldade em algum momento da leitura?
  • Há alguma explicação para esse fato?
  • Afinal, o que há de diferente no texto?

Tenha o texto projetado ou ampliado (ainda que seja num papel pardo), pois é essencial que o aluno visualize o texto, para melhor compreensão.

  • Se os alunos perceberem que faltam vírgulas no texto, peça que releiam e que coloquem, até o 12° parágrafo, as vírgulas, coletivamente. O professor como mediador deve a cada pontuação, refletir com os alunos o porquê de cada vírgula, bem como os “elementos” que ela separa, enriquecer o entendimento com outros exemplos do dia a dia do aluno.
  • A partir do 13° parágrafo, deixe que os alunos continuem em grupo. Solicite que pontuem de acordo com a decisão do grupo.
  • Quando terminarem, confronte as respostas dos grupos, questionando o porquê da vírgula naquela(s) frase(s).
  • Pontue o texto de acordo com a maioria das respostas dos grupo (versão coletiva).
  • Apresente a versão original do autor (projetada ou ampliada), comparando as duas versões e refletindo sobre as vírgulas utilizadas pelo autor.
  • Apresente o texto pontuado, mas agora com grifos sinalizando as razões pelas quais a vírgula foi usada.

Materiais complementares:

Resolução da pontuação: aqui

Resolução das reflexões: aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Continuação do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Continuação do texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar a alguém quando a vírgula deve ser utilizada de forma correta e escreva essa orientação num cartaz.
  • Espera-se que os alunos respondam:
  • Vocativo (chamamento).
  • Aposto (explicação ou especificação).
  • Separar local e data.
  • Enumerar ou listar objetos e frase independentes.
  • Separar conectivos ou advérbios.

Material complementar:

Para uma cópia deste slide, acesse aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir e perceber a importância da pontuação na compreensão leitora. Identificar os sinais de pontuação, com ênfase na vírgula, em frases e pequenos textos. Ler textos e reconhecer as situações que propiciem do uso correto da vírgula.

Materiais necessários: cartolina, canetas coloridas, fichas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas: Falta de ritmo e sequência lógica na leitura em virtude de pouco uso ou desconhecimento dos sinais de pontuação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf - Acesso em 06 set. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos se eles sabem qual a importância/necessidade da pontuação.
  • Escreva as hipóteses no quadro.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em grupo de três ou quatro componentes.
  • Dê uns 2 minutos para os grupos discutirem como irão pontuar.
  • Questione sobre as hipóteses de solução.
  • Em seguida, reflita com os grupos como eles pontuaram.
  • Veja nas sugestões abaixo, se estas alternativas foram apresentadas. Use giz colorido para destacar a pontuação.

Não corra, o cachorro vem vindo! Qual o sentido desta frase? Espera-se que os alunos percebam que é para a pessoa não correr. Explique que em alguns casos, correr só deixará o cachorro mais descontrolado.

Não. Corra, o cachorro vem vindo! Qual o sentido desta frase? Espera-se que os alunos percebam que é para a pessoa correr, pois o cachorro vem vindo e poderá atacá-lo.

Materiais complementares:

Este slide é bem curto, poderá ser copiado no quadro. Contudo, caso queira uma cópia deste slide para impressão, acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

Explore os elementos da capa do livro. Aponte o nome do autor e ilustrador da obra. A seguir, questione seus alunos:

  • Observando a capa, qual o tema da história que vamos ler?
  • Qual será o gênero textual?

Materiais complementares:

Computador e data show.

Acesse a cópia do texto aqui

Acesse a cópia da biografia do autor aqui

As ilustrações deste livro são feitas em patchwork. Para um trabalho interdisciplinar, o professor pode fazer uma releitura de algumas passagens do livro em aulas posteriores, caso tenha a obra em mãos ou sua versão virtual.

Fonte: BOSCHI, Helter. Contos de sapos. São Paulo. Ed. Noovha America, 2011

Este livro foi autorizado pelo autor, especialmente para os planos Nova Escola. Por isso, é interessante instigá-los quanto à curiosidade e pesquisa pela obra.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma cópia da atividade para cada aluno.
  • Peça aos grupos que leiam silenciosamente, depois questione-os:
  • Como foi ler este texto? Vocês tiveram dificuldade em algum momento da leitura?
  • Há alguma explicação para esse fato?
  • Afinal, o que há de diferente no texto?

Tenha o texto projetado ou ampliado (ainda que seja num papel pardo), pois é essencial que o aluno visualize o texto, para melhor compreensão.

  • Se os alunos perceberem que faltam vírgulas no texto, peça que releiam e que coloquem, até o 12° parágrafo, as vírgulas, coletivamente. O professor como mediador deve a cada pontuação, refletir com os alunos o porquê de cada vírgula, bem como os “elementos” que ela separa, enriquecer o entendimento com outros exemplos do dia a dia do aluno.
  • A partir do 13° parágrafo, deixe que os alunos continuem em grupo. Solicite que pontuem de acordo com a decisão do grupo.
  • Quando terminarem, confronte as respostas dos grupos, questionando o porquê da vírgula naquela(s) frase(s).
  • Pontue o texto de acordo com a maioria das respostas dos grupo (versão coletiva).
  • Apresente a versão original do autor (projetada ou ampliada), comparando as duas versões e refletindo sobre as vírgulas utilizadas pelo autor.
  • Apresente o texto pontuado, mas agora com grifos sinalizando as razões pelas quais a vírgula foi usada.

Materiais complementares:

Resolução da pontuação: aqui

Resolução das reflexões: aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

Continuação do texto.

Slide Plano Aula

Orientações:

Continuação do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar a alguém quando a vírgula deve ser utilizada de forma correta e escreva essa orientação num cartaz.
  • Espera-se que os alunos respondam:
  • Vocativo (chamamento).
  • Aposto (explicação ou especificação).
  • Separar local e data.
  • Enumerar ou listar objetos e frase independentes.
  • Separar conectivos ou advérbios.

Material complementar:

Para uma cópia deste slide, acesse aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano