14605
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Pontuação de verbetes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Pontuação de verbetes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo Quintal da Cultura  “Repente da pontuação”, disponível aqui;
Verbete – Jabuti, disponível aqui;
Verbete – Golfinho, disponível aqui;
Verbete – Boto, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (Docs – tutorial disponível aqui, e Apresentações – tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o vídeo que está na Introdução do plano original, retomando com os estudantes a função de cada uma das pontuações.

Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, as seguintes perguntas: “Jabuti sabe falar? Boto-cor-de-rosa existe? Boto e golfinho são a mesma coisa?”. Lembre-os que textos de divulgação científica podem trazer informações precisas sobre esses animais. Envie então os verbetes da enciclopédia Britannica sobre esses animais. Solicite que os estudantes escolham um dos animais para escreverem seus próprios verbetes, seguindo as perguntas norteadoras que estão no plano original e dando atenção especial à pontuação utilizada. Se achar possível, forme duplas e incentive os alunos a elaborarem o verbete juntos, se comunicando por videochamada ou mensagens e escrevendo em um arquivo compartilhado no Google Drive. Estipule um prazo para o envio das atividades.

Fechamento
Combine uma videochamada para fazer a socialização dos verbetes escritos pelos estudantes. Prepare antecipadamente um arquivo com os verbetes já recebidos e compartilhe sua tela para que todos possam ver. Problematize alguns aspectos que poderiam ser melhorados, dando especial atenção à pontuação, que foi tema desta aula. Conclua junto com os estudantes quais são as pontuações mais utilizadas na escrita de verbetes. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Se não for possível fazer a videochamada, analise os verbetes recebidos e procure dar uma devolutiva geral, incentivando a turma a seguir refletindo sobre o uso das pontuações.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a auxiliar na leitura dos textos, na construção dos verbetes e, se possível, na troca entre os estudantes. Esse movimento de troca entre os pares enriquece as aprendizagens e fortalece os laços com a turma.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_04SQA09

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas