Atividade para impressão - Verbete: jabuti
Plano de Aula
Plano de aula: Pontuação de verbetes
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor de slides, acesso à internet, cópias das atividades propostas para leitura e para as atividades.
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar dificuldade para retextualizar o texto de divulgação científica para crianças, usado como fonte de informação para a produção de um verbete. Por isso trabalhe com a turma dividida em duplas. Cuide para que sejam formadas por pares de níveis de conhecimentos diferentes, mas que possam se ajudar. Para tornar o desafio possível, guie a seleção de informações para a escrita do verbete com perguntas como : “Qual é o nome do animal?” “Onde ele vive?” “Cite duas características desse animal.” Dessa maneira, o foco do desafio será na pontuação, não na escolha do que escrever. Se for necessário, fique perto das duplas com dificuldades, esclarecendo as dúvidas sobre pontuação. Não dê respostas prontas, instigue o pensamento. Diga-lhes: “Vamos ler o que você escreveu.” “Era essa a mensagem que gostaria de transmitir?” “A mensagem foi encerrada, que ponto podemos usar?”
Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente-lhes o título da aula.
- O vídeo que segue tem a finalidade de aguçar o conhecimento que os alunos já têm sobre os sinais de pontuação.
- Esta é a nona da aula de uma sequência de atividades sobre o gênero verbete, no entanto pode ser ministrada isoladamente.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos, se conhecem este vídeo da turma do Quintal da Cultura? Convide-os para assistir (duração 3 min).
- Após assistirem, comente com eles sobre o as funções da pontuação abordadas neste vídeo:
Ponto de interrogação: usado para perguntas.
Ponto de exclamação: usado para indicar susto, espanto ou surpresa.
Dois pontos: usado para enumerar ou para dar uma explicação.
Vírgula: usada para separar elementos em uma mesma frase.
Ponto final: para encerrar uma frase.
Materiais complementares:.
Fonte: Quintal da Cultura. Repente da pontuação, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TNbI-YpFfKw. Acesso em 16/10/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Para linkar o tema da aula com o vídeo e despertar a curiosidade do alunos, pergunte-lhes:
- “Jabuti sabe falar?”
- “Boto-cor-de-rosa existe?”
- “Boto e golfinho são a mesma coisa?”
- Após instigá-los, ouça suas hipóteses.
- Divida os alunos em duplas e explique que sorteará 3 textos diferentes. Cada dupla ficará com um texto de divulgação científica sobre um desses animais. Cuide para que parcelas iguais da turma recebam o mesmo texto.
- Explique-lhes que os textos são de uma enciclopédia digital, e que nele será possível encontrar respostas para essas perguntas, além de outras informações.
- Antes de entregar-lhes os texto para leitura, mostre-lhes as imagens dos textos em sua fonte original: a enciclopédia online.
Materiais complementares:
Textos para impressão Jabuti: aqui
Textos para impressão Golfinho: aqui
Textos para impressão Boto: aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Mostre aos alunos a imagem do verbete do Jabuti na enciclopédia online.
Materiais complementares:
Fonte: Verbete Jabuti. Enciclopédia digital Britannica. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/jabuti/483306 . Acesso em 29/09/2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Mostre aos alunos a imagem do verbete do Boto cor de rosa na enciclopédia online.
Materiais complementares:
Fonte: Verbete Boto cor de Rosa. Enciclopédia digital Britannica. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/boto-cor-de-rosa/487777. Acesso em 29/10/2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Mostre aos alunos a imagem do verbete do Golfinho na enciclopédia online.
Materiais complementares:
Fonte: Verbete Golfinho. Enciclopédia digital Britannica. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/golfinho/481162. Acesso em 29/10/2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a leitura, informe os alunos que, nas duplas, eles produzirão um texto escrito, em forma de verbete, sobre este animal.
- Explique-lhes os passos da atividade:
- Em duplas, escrevam um verbete sobre um dos animais que foram tema da aula.
- Utilize o texto recebido e as perguntas do slide seguinte para nortear a sua escrita.
- Escreva atento a pontuação.
- Faça a formatação e a diagramação de acordo com o gênero verbete de enciclopédia.
- Leia para a turma.
- Fixe no mural da sala, para que todos possam apreciar.
Desenvolvimento
Orientações:
- Para direcionar a seleção de informações para compor o verbete, ofereça-lhes essas perguntas norteadoras.
- As perguntas são para auxiliar os alunos na escrita, de modo que possam focar não só no conteúdo a ser escrito, mas também na forma de organização do conteúdo, fazendo uso de parágrafos e de sinais de pontuação.
- Distribua folhas sulfite para que escrevam os verbetes ou imprima cópias da atividade.
- Determine 20 minutos para a realização dessa atividade.
- Após esse tempo, cada dupla deverá ler a sua produção aos colegas, fixando o verbete produzido no quadro da sala de aula para que todos possam ler.
Materiais complementares:
Cópia da atividade para redação de verbete: aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Após a audição da leitura dos verbetes produzidos, pergunte aos alunos como foi viver essa experiência da produção de verbetes de enciclopédia infantil. Que tipo de informação vocês produziram? Que tipo de pontuação utilizaram?
- É importante que entendam que produziram frases informativas, por isso a pontuação mais usada foi o ponto final e a vírgula. Houve possibilidade de usar os dois pontos, o ponto e vírgula também.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo Quintal da Cultura – “Repente da pontuação”, disponível aqui;
Verbete – Jabuti, disponível aqui;
Verbete – Golfinho, disponível aqui;
Verbete – Boto, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (Docs – tutorial disponível aqui, e Apresentações – tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o vídeo que está na Introdução do plano original, retomando com os estudantes a função de cada uma das pontuações.
Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, as seguintes perguntas: “Jabuti sabe falar? Boto-cor-de-rosa existe? Boto e golfinho são a mesma coisa?”. Lembre-os que textos de divulgação científica podem trazer informações precisas sobre esses animais. Envie então os verbetes da enciclopédia Britannica sobre esses animais. Solicite que os estudantes escolham um dos animais para escreverem seus próprios verbetes, seguindo as perguntas norteadoras que estão no plano original e dando atenção especial à pontuação utilizada. Se achar possível, forme duplas e incentive os alunos a elaborarem o verbete juntos, se comunicando por videochamada ou mensagens e escrevendo em um arquivo compartilhado no Google Drive. Estipule um prazo para o envio das atividades.
Fechamento
Combine uma videochamada para fazer a socialização dos verbetes escritos pelos estudantes. Prepare antecipadamente um arquivo com os verbetes já recebidos e compartilhe sua tela para que todos possam ver. Problematize alguns aspectos que poderiam ser melhorados, dando especial atenção à pontuação, que foi tema desta aula. Conclua junto com os estudantes quais são as pontuações mais utilizadas na escrita de verbetes. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Se não for possível fazer a videochamada, analise os verbetes recebidos e procure dar uma devolutiva geral, incentivando a turma a seguir refletindo sobre o uso das pontuações.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a auxiliar na leitura dos textos, na construção dos verbetes e, se possível, na troca entre os estudantes. Esse movimento de troca entre os pares enriquece as aprendizagens e fortalece os laços com a turma.