14605
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Pontuação de verbetes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Pontuação de verbetes

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor de slides, acesso à internet, cópias das atividades propostas para leitura e para as atividades.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar dificuldade para retextualizar o texto de divulgação científica para crianças, usado como fonte de informação para a produção de um verbete. Por isso trabalhe com a turma dividida em duplas. Cuide para que sejam formadas por pares de níveis de conhecimentos diferentes, mas que possam se ajudar. Para tornar o desafio possível, guie a seleção de informações para a escrita do verbete com perguntas como : “Qual é o nome do animal?” “Onde ele vive?” “Cite duas características desse animal.” Dessa maneira, o foco do desafio será na pontuação, não na escolha do que escrever. Se for necessário, fique perto das duplas com dificuldades, esclarecendo as dúvidas sobre pontuação. Não dê respostas prontas, instigue o pensamento. Diga-lhes: “Vamos ler o que você escreveu.” “Era essa a mensagem que gostaria de transmitir?” “A mensagem foi encerrada, que ponto podemos usar?”

Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente-lhes o título da aula.
  • O vídeo que segue tem a finalidade de aguçar o conhecimento que os alunos já têm sobre os sinais de pontuação.
  • Esta é a nona da aula de uma sequência de atividades sobre o gênero verbete, no entanto pode ser ministrada isoladamente.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos, se conhecem este vídeo da turma do Quintal da Cultura? Convide-os para assistir (duração 3 min).
  • Após assistirem, comente com eles sobre o as funções da pontuação abordadas neste vídeo:

Ponto de interrogação: usado para perguntas.

Ponto de exclamação: usado para indicar susto, espanto ou surpresa.

Dois pontos: usado para enumerar ou para dar uma explicação.

Vírgula: usada para separar elementos em uma mesma frase.

Ponto final: para encerrar uma frase.

Materiais complementares:.

Fonte: Quintal da Cultura. Repente da pontuação, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TNbI-YpFfKw. Acesso em 16/10/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Para linkar o tema da aula com o vídeo e despertar a curiosidade do alunos, pergunte-lhes:
  • “Jabuti sabe falar?”
  • “Boto-cor-de-rosa existe?”
  • “Boto e golfinho são a mesma coisa?”
  • Após instigá-los, ouça suas hipóteses.
  • Divida os alunos em duplas e explique que sorteará 3 textos diferentes. Cada dupla ficará com um texto de divulgação científica sobre um desses animais. Cuide para que parcelas iguais da turma recebam o mesmo texto.
  • Explique-lhes que os textos são de uma enciclopédia digital, e que nele será possível encontrar respostas para essas perguntas, além de outras informações.
  • Antes de entregar-lhes os texto para leitura, mostre-lhes as imagens dos textos em sua fonte original: a enciclopédia online.

Materiais complementares:

Textos para impressão Jabuti: aqui

Textos para impressão Golfinho: aqui

Textos para impressão Boto: aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre aos alunos a imagem do verbete do Jabuti na enciclopédia online.

Materiais complementares:

Fonte: Verbete Jabuti. Enciclopédia digital Britannica. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/jabuti/483306 . Acesso em 29/09/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre aos alunos a imagem do verbete do Boto cor de rosa na enciclopédia online.

Materiais complementares:

Fonte: Verbete Boto cor de Rosa. Enciclopédia digital Britannica. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/boto-cor-de-rosa/487777. Acesso em 29/10/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre aos alunos a imagem do verbete do Golfinho na enciclopédia online.

Materiais complementares:

Fonte: Verbete Golfinho. Enciclopédia digital Britannica. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/golfinho/481162. Acesso em 29/10/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura, informe os alunos que, nas duplas, eles produzirão um texto escrito, em forma de verbete, sobre este animal.
  • Explique-lhes os passos da atividade:
  • Em duplas, escrevam um verbete sobre um dos animais que foram tema da aula.
  • Utilize o texto recebido e as perguntas do slide seguinte para nortear a sua escrita.
  • Escreva atento a pontuação.
  • Faça a formatação e a diagramação de acordo com o gênero verbete de enciclopédia.
  • Leia para a turma.
  • Fixe no mural da sala, para que todos possam apreciar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para direcionar a seleção de informações para compor o verbete, ofereça-lhes essas perguntas norteadoras.
  • As perguntas são para auxiliar os alunos na escrita, de modo que possam focar não só no conteúdo a ser escrito, mas também na forma de organização do conteúdo, fazendo uso de parágrafos e de sinais de pontuação.
  • Distribua folhas sulfite para que escrevam os verbetes ou imprima cópias da atividade.
  • Determine 20 minutos para a realização dessa atividade.
  • Após esse tempo, cada dupla deverá ler a sua produção aos colegas, fixando o verbete produzido no quadro da sala de aula para que todos possam ler.

Materiais complementares:

Cópia da atividade para redação de verbete: aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após a audição da leitura dos verbetes produzidos, pergunte aos alunos como foi viver essa experiência da produção de verbetes de enciclopédia infantil. Que tipo de informação vocês produziram? Que tipo de pontuação utilizaram?
  • É importante que entendam que produziram frases informativas, por isso a pontuação mais usada foi o ponto final e a vírgula. Houve possibilidade de usar os dois pontos, o ponto e vírgula também.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor de slides, acesso à internet, cópias das atividades propostas para leitura e para as atividades.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar dificuldade para retextualizar o texto de divulgação científica para crianças, usado como fonte de informação para a produção de um verbete. Por isso trabalhe com a turma dividida em duplas. Cuide para que sejam formadas por pares de níveis de conhecimentos diferentes, mas que possam se ajudar. Para tornar o desafio possível, guie a seleção de informações para a escrita do verbete com perguntas como : “Qual é o nome do animal?” “Onde ele vive?” “Cite duas características desse animal.” Dessa maneira, o foco do desafio será na pontuação, não na escolha do que escrever. Se for necessário, fique perto das duplas com dificuldades, esclarecendo as dúvidas sobre pontuação. Não dê respostas prontas, instigue o pensamento. Diga-lhes: “Vamos ler o que você escreveu.” “Era essa a mensagem que gostaria de transmitir?” “A mensagem foi encerrada, que ponto podemos usar?”

Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente-lhes o título da aula.
  • O vídeo que segue tem a finalidade de aguçar o conhecimento que os alunos já têm sobre os sinais de pontuação.
  • Esta é a nona da aula de uma sequência de atividades sobre o gênero verbete, no entanto pode ser ministrada isoladamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos, se conhecem este vídeo da turma do Quintal da Cultura? Convide-os para assistir (duração 3 min).
  • Após assistirem, comente com eles sobre o as funções da pontuação abordadas neste vídeo:

Ponto de interrogação: usado para perguntas.

Ponto de exclamação: usado para indicar susto, espanto ou surpresa.

Dois pontos: usado para enumerar ou para dar uma explicação.

Vírgula: usada para separar elementos em uma mesma frase.

Ponto final: para encerrar uma frase.

Materiais complementares:.

Fonte: Quintal da Cultura. Repente da pontuação, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TNbI-YpFfKw. Acesso em 16/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Para linkar o tema da aula com o vídeo e despertar a curiosidade do alunos, pergunte-lhes:
  • “Jabuti sabe falar?”
  • “Boto-cor-de-rosa existe?”
  • “Boto e golfinho são a mesma coisa?”
  • Após instigá-los, ouça suas hipóteses.
  • Divida os alunos em duplas e explique que sorteará 3 textos diferentes. Cada dupla ficará com um texto de divulgação científica sobre um desses animais. Cuide para que parcelas iguais da turma recebam o mesmo texto.
  • Explique-lhes que os textos são de uma enciclopédia digital, e que nele será possível encontrar respostas para essas perguntas, além de outras informações.
  • Antes de entregar-lhes os texto para leitura, mostre-lhes as imagens dos textos em sua fonte original: a enciclopédia online.

Materiais complementares:

Textos para impressão Jabuti: aqui

Textos para impressão Golfinho: aqui

Textos para impressão Boto: aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre aos alunos a imagem do verbete do Jabuti na enciclopédia online.

Materiais complementares:

Fonte: Verbete Jabuti. Enciclopédia digital Britannica. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/jabuti/483306 . Acesso em 29/09/2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre aos alunos a imagem do verbete do Boto cor de rosa na enciclopédia online.

Materiais complementares:

Fonte: Verbete Boto cor de Rosa. Enciclopédia digital Britannica. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/boto-cor-de-rosa/487777. Acesso em 29/10/2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre aos alunos a imagem do verbete do Golfinho na enciclopédia online.

Materiais complementares:

Fonte: Verbete Golfinho. Enciclopédia digital Britannica. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/golfinho/481162. Acesso em 29/10/2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura, informe os alunos que, nas duplas, eles produzirão um texto escrito, em forma de verbete, sobre este animal.
  • Explique-lhes os passos da atividade:
  • Em duplas, escrevam um verbete sobre um dos animais que foram tema da aula.
  • Utilize o texto recebido e as perguntas do slide seguinte para nortear a sua escrita.
  • Escreva atento a pontuação.
  • Faça a formatação e a diagramação de acordo com o gênero verbete de enciclopédia.
  • Leia para a turma.
  • Fixe no mural da sala, para que todos possam apreciar.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para direcionar a seleção de informações para compor o verbete, ofereça-lhes essas perguntas norteadoras.
  • As perguntas são para auxiliar os alunos na escrita, de modo que possam focar não só no conteúdo a ser escrito, mas também na forma de organização do conteúdo, fazendo uso de parágrafos e de sinais de pontuação.
  • Distribua folhas sulfite para que escrevam os verbetes ou imprima cópias da atividade.
  • Determine 20 minutos para a realização dessa atividade.
  • Após esse tempo, cada dupla deverá ler a sua produção aos colegas, fixando o verbete produzido no quadro da sala de aula para que todos possam ler.

Materiais complementares:

Cópia da atividade para redação de verbete: aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após a audição da leitura dos verbetes produzidos, pergunte aos alunos como foi viver essa experiência da produção de verbetes de enciclopédia infantil. Que tipo de informação vocês produziram? Que tipo de pontuação utilizaram?
  • É importante que entendam que produziram frases informativas, por isso a pontuação mais usada foi o ponto final e a vírgula. Houve possibilidade de usar os dois pontos, o ponto e vírgula também.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano