14604
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Como pontuar texto expositivo de divulgação científica para crianças?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Como pontuar texto expositivo de divulgação científica para crianças?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo Quintal da Cultura  “Via Láctea”, disponível aqui;
Texto lacunado, disponível aqui, e Resolução da atividade, disponível aqui;
Atividade de texto lacunado online, disponível aqui
Atividade de associação, pontuação e função, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o vídeo que está na Introdução do plano original e pergunte aos estudantes o que eles sabem sobre a Via Láctea e o Sistema Solar (tema dos textos de divulgação científica da atividade de Desenvolvimento). Solicite que enviem as respostas ao grupo, de modo que todos possam compartilhar seus saberes.

Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, a atividade com os textos lacunados para que os estudantes os pontuem (se vocês estiverem seguindo esta sequência de aulas, é possível que eles já estejam familiarizados com a função de algumas pontuações; caso contrário vale a pena retomá-las). Caso você não consiga entregar as atividades impressas aos estudantes, pode utilizar o link disponível aqui, com a opção de pontuar online o primeiro texto. Estipule um prazo para o término da tarefa.

Fechamento
Combine uma videochamada para fazer a socialização da atividade. Compartilhe a tela com os textos lacunados e pontue-os junto com os estudantes, discutindo com eles segundo as orientações do plano original. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Se não for possível fazer a videochamada, envie o arquivo com a resolução da atividade para autocorreção, mas não deixe de enviar também alguns comentários que possam apoiar a reflexão sobre o uso das pontuações.

Para finalizar, envie um último desafio: uma atividade de associação entre algumas pontuações e suas funções (disponível aqui). Os estudantes podem registrar em seus cadernos o que associaram e lhe enviar uma foto, ou você pode criar um arquivo no Google Jamboard com a imagem e enviar uma cópia a cada um deles. Estipule um prazo para a finalização da atividade e dê uma devolutiva geral para a turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a auxiliar os estudantes na leitura dos textos e na realização das tarefas. Podem conversar sobre o conteúdo dos textos e a importância da pontuação na escrita, estimulando que os estudantes pensem sobre isso. As famílias podem auxiliar também na comunicação com a turma por meio de mensagens e videochamadas.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_04SQA08

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas