14601
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Discurso direto ou indireto?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Discurso direto ou indireto?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andréia Cristina Berretta Martins

Lendas indígenas são de tradição oral, o que significa que foram contadas e recontadas de pai para filho e passadas de uma geração para a outra.

Proponha uma experimentação em casa com uma roda de narrativas orais e peça para os familiares participarem.

Na atividade, os mais velhos podem começar contando alguma história da família, tentando lembrar detalhes da experiência como cores, sons, sabores e sensações presentes.

Em seguida, o desafio dos mais novos será recontar as histórias de seus pais e avós para outras pessoas. Enfatize que eles devem se lembrar de descrever com detalhes:
- O início da narrativa (onde aconteceu, quando e com quem);
- O meio (o que de fato ocorreu);
- O desfecho (como tudo terminou).

Esse será um momento rico e prazeroso para toda família!

Sugestão Enviada Por: Renata Capovilla e Greta Fragata


Código: LPO4_02SQA07

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas