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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Discurso direto ou indireto?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Discurso direto ou indireto?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andréia Cristina Berretta Martins

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo “Culturas indígenas: povo Maraguá”, disponível aqui;
Capa do livro “Contos da Floresta” e ilustração do texto “Dois velhos surdos”, disponível aqui;
Texto “Dois velhos surdos”, disponível aqui;
Atividade do plano 7, disponível aqui;
Atividade do plano 8, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui e Jamboard (tutorial disponível aqui);
Jogo “encontre o par”, disponível aqui.

Introdução
Esta é a adaptação dos planos 07 e 08 desta sequência, por isso em alguns momentos haverá mais de uma opção de percurso. Para iniciar, convide os estudantes para conhecerem um pouco sobre a cultura povo indígena Maraguá. Envie o vídeo que está na introdução de ambos os planos e sugira que o assistam até o final. Caso ache interessante, envie também um resumo do vídeo, que está nas orientações dos planos originais. Sugira que comentem no grupo o que descobriram sobre essa cultura.

Desenvolvimento
Envie a imagem da capa do livro “Contos da Floresta” e a ilustração da história que eles vão ler. Informe que essa é uma das histórias de assombração do povo Maraguá. Sugira que comentem no grupo o que eles acham que vão encontrar nessa história. Envie o texto “Dois velhos surdos” e, se possível, o áudio com a sua leitura. Nesse momento, você pode optar por enviar a atividade do plano 07, disponível aqui, ou a do plano 08, disponível aqui. Ambas vão apoiar a reflexão dos alunos a respeito da pontuação (localizar, definir funções e aplicar) e sobre os efeitos de sentido causados pela escolha dos verbos de enunciação nas falas dos personagens (além do uso de letras maiúsculas quando os personagens gritam e minúscula quando murmuram). Caso não consiga entregar as atividades impressas, peça que os estudantes escrevam as respostas no caderno ou copie os textos dos arquivos que estão em PDF e cole-os no Word ou no Google Docs, para que os estudantes possam responder no computador.
Estipule um prazo para o término da atividade e combine uma videochamada para socialização as respostas. Utilize as orientações dos planos originais para aprofundar a discussão com os estudantes.
Caso não seja possível realizar a videochamada, procure ter acesso às respostas dos estudantes (por meio de fotos dos cadernos ou recebimento dos arquivos digitais) para elaborar uma devolutiva para toda a turma (em formato de texto, vídeo ou áudio).

Fechamento
Para fechamento da proposta, envie aos estudantes as perguntas dos planos 07 e 08: “Qual foi a função de cada uma das pontuações no texto?”; “Quais verbos de enunciação foram utilizados?”; “Quando identificamos o discurso direto no texto? Quando é utilizado o discurso indireto?” e “Que efeitos de sentido o autor criou usando trechos em maiúscula, minúscula e diferentes verbos de enunciação?”.
Estipule um prazo para o envio das respostas e dê uma devolutiva seguindo as orientações de fechamento dos planos originais.
Se achar interessante, você pode ainda enviar uma atividade extra aos estudantes, o jogo “encontre o par”, de associação entre trechos do texto que foram reescritos em discurso direto ou indireto (disponível aqui). Esse jogo também pode ser entregue impresso, com as partes recortadas, ou feito por você em um arquivo no Google Jamboard; nesse caso, lembre-se de enviar uma cópia a cada estudante, para que eles não editem o arquivo original (veja o modelo que preparamos para essa atividade, disponível aqui).

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para assistirem ao vídeo sobre o povo Maraguá e lerem as lendas junto com as crianças, conhecendo mais sobre a literatura e os autores indígenas. As famílias podem auxiliar também no acesso dos estudantes aos materiais e na comunicação com a turma.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_02SQA07

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.


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