14599
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quem bagunçou os sinais de pontuação?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Quem bagunçou os sinais de pontuação?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Carta do plano 8 (pontuação trocada), disponível aqui;
Carta do plano 9 (sem pontuação), disponível aqui, e resolução da atividade, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Esta é a adaptação dos planos 8 e 9 desta sequência, por isso, em alguns momentos, haverá mais de uma opção de percurso. Envie aos estudantes um trecho do livro “A rebelião da pontuação”, no slide de introdução do plano 8, e peça que imaginem e escrevam como seriam as reclamações dos outros sinais de pontuação. Oriente que a reclamação deve ter relação com a função que o sinal exerce no texto. Outra opção é enviar a imagem da conversa de WhatsApp na introdução do plano 9. Nessa troca de mensagens não há pontuação, gerando dúvidas quanto ao sentido da mensagem. Envie os questionamentos desse slide. Em ambos os casos, diga para enviarem as respostas ao grupo, de modo que todos possam compartilhar suas ideias.

Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, uma das duas cartas do desenvolvimento dos planos originais. A carta do plano 8 traz a pontuação invertida e a carta do plano 9 não tem pontuação. Em ambos os casos os estudantes devem atribuir sentido ao texto, buscando a pontuação que mais lhes parecer adequada. Caso vocês estejam seguindo esta sequência de aulas, é possível que os estudantes já estejam familiarizados com a função de cada uma das pontuações no texto; contudo, se achar necessário, retome o conteúdo para que possam realizar a tarefa com mais autonomia. Como os textos de ambas as cartas são breves, sugerimos que solicite que reescrevam-nas empregando a pontuação adequada em arquivo digital ou no caderno.
Estipule um prazo para término e envio desta atividade.

Fechamento
Combine uma videochamada para analisarem juntos a pontuação empregada pelos estudantes nas cartas. Compartilhe sua tela com o texto da carta e discuta a função de cada uma das pontuações. Tanto o plano 8 quanto o 9 apresentam boas orientações para conduzir essa reflexão. Para finalizar, registrem conclusões sobre o que aprenderam a respeito do uso das pontuações. Vocês podem escrever as conclusões coletivamente, mas lembre-se de solicitar que os estudantes também façam seus registros pessoais. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, adapte alguns dos questionamentos do plano original para que os estudantes possam refletir sobre a função das pontuações no texto. Envie o arquivo com a resolução da atividade e solicite que comparem com o que fizeram, autocorrigindo-se. Depois, peça que registrem conclusões feitas após a tarefa e enviem a você. Analise as respostas recebidas e dê uma devolutiva geral para a turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a auxiliar os estudantes a realizarem as atividades, incentivando-os em seus estudos e conversando sobre a importância de uma escrita bem organizada e pontuada para que seja possível compreender a mensagem que se quer transmitir.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_01SQA08

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas