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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Classificação da palavra de acordo com a sílaba tônica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Classificação da palavra de acordo com a sílaba tônica

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar em um texto palavras conforme a classificação da sílaba tônica apresentada.

Materiais necessários: Cartaz com registros de descobertas feito na primeira aula e complementado na segunda aula. Caso não tenha feito, acesse primeira aula e segunda aula. Projetor, quadro ou painel de anotações.

Dificuldades antecipadas: O aluno não conseguir distinguir as três classificações possíveis para a palavra quanto à posição da sílaba tônica e acreditar que a sílaba tônica só está em palavras acentuadas.

Referências sobre o assunto:

1- NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 14 de outubro de 2018.

2- BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1 : unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a observar a imagem e ler a frase.
  • Peça que um aluno leia a frase em voz alta.
  • Apresente a questão.
  • Explore coletivamente com os alunos as classificações de cada uma das palavras de acordo com a posição da sílaba tônica.
  • Ressalte que para saber a classificação, é importante identificar a sílaba tônica e a posição em que ela se encontra na palavra.
  • Retome o cartaz de registro da primeira aula, caso não a tenha feito consulte-a aqui e explore os termos utilizados para nomear a classificação das sílabas tônicas:
  • Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última
  • Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima.
  • Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
  • Questione:
  • Como são classificados os monossílabos, já que apresentam apenas uma sílaba? Por quê? ( Espera-se que os alunos cheguem a seguinte resposta: Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba. Podem ser chamados também de palavras monossílabas ou monossilábicas. Conforme a intensidade com que são pronunciados, os monossílabos são classificados em monossílabos tônicos e monossílabos átonos).
  • Alguma dessas palavras pode ser difícil a identificação da sílaba tônica? Por quê? (Dependo o contexto da frase em que o monossílabo está inserido. Os monossílabos átonos são aqueles pronunciados de maneira fraca, pois eles não têm acentuação própria, como por exemplo as palavras de, me, se, lhe , já os tônicos, são pronunciados com mais intensidade possuindo acentuação própria como pé, dê, lá).
  • Qual estratégia você utiliza para identificar a sílaba tônica? (Pronunciar a palavra em voz alta e identifica a sílaba com maior tonicidade).
  • Registre em cartaz ou no quadro as classificações feitas pelos alunos.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com a imagem e a frase, ou a escreva no quadro.
  • Material para registrar a classificação feita pelos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o quadro do slide e proponha a análise comparando com o quadro que os alunos fizeram anteriormente.
  • Durante a análise comparativa, incentive os alunos a diagnosticarem os possíveis erros cometido e o porquê aconteceram.
  • Elenque coletivamente estratégias que auxiliam na identificação das sílabas tônicas e na sua classificação quanto a sua posição.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se já conhecem o poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias. Leia-o para os alunos.
  • Explore as duas primeiras estrofes do poema.

Materiais complementares:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente aos alunos o slide e conduza-os a observarem o quadro e analisarem a tabela que o aluno apresentou à professora.
  • Questione para conduzir as discussões à partir da atividade com o intuito de promover a reflexão dos alunos por meio da revisão da tabela apresentada. Peça que, neste momento, apenas observem e reflitam sobre a distribuição das palavras na tabela:
  • Vocês concordam com a classificação feita pelo aluno? (Espera-se que os alunos mobilizem os conteúdos abordados e façam uma análise da classificação apresentada)
  • Será que a professora considerou tudo certo? (A partir da análise espera-se que os alunos percebam que a distribuição das palavras no quadro apresenta alguns problemas).

Materiais complementares:

  • Para impressão da situação a ser apresentada aos alunos, acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente aos alunos a colocação da professora em relação a tabela apresentada por seu aluno.
  • Proponha à turma analisar novamente a tabela, agora sabendo que há classificações incorretas, explore a localização dos erros cometidos pelo aluno.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima as tabelas, uma por aluno, e oriente-os a identificarem os erros cometidos individualmente.
  • Peça que preencham a sua tabela fazendo as devidas correções.
  • Exponha os cartazes utilizados no início da aula e circule pela sala fazendo as intervenções quando necessário.
  • Questione:
  • Por que você colocou essa palavra nessa coluna?
  • Que estratégia utilizou para identificar a sílaba tônica?
  • Por que essa palavra é paroxítona? (aponte para um das palavras que o aluno colocou no quadro das paroxítonas)
  • Ao concluírem o preenchimento das tabelas, socialize as respostas dos alunos.
  • Exponha uma tabela no quadro e coletivamente preencham e solucionem as possíveis dúvidas.

Materiais complementares:

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em semicírculo, proponha a sistematização dos conhecimentos adquiridos com a aula.
  • Conduza os alunos a perceberem e registrar o que a aula proporcionou em relação ao trabalho com a classificação das sílaba tônicas.
  • Oriente os alunos a registrarem a conclusão da aula no caderno.
  • Retome os cartazes do início da aula.

Materiais complementares:

  • Projetor, cartaz do slide 9 ou questões escrito no quadro.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar em um texto palavras conforme a classificação da sílaba tônica apresentada.

Materiais necessários: Cartaz com registros de descobertas feito na primeira aula e complementado na segunda aula. Caso não tenha feito, acesse primeira aula e segunda aula. Projetor, quadro ou painel de anotações.

Dificuldades antecipadas: O aluno não conseguir distinguir as três classificações possíveis para a palavra quanto à posição da sílaba tônica e acreditar que a sílaba tônica só está em palavras acentuadas.

Referências sobre o assunto:

1- NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 14 de outubro de 2018.

2- BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1 : unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a observar a imagem e ler a frase.
  • Peça que um aluno leia a frase em voz alta.
  • Apresente a questão.
  • Explore coletivamente com os alunos as classificações de cada uma das palavras de acordo com a posição da sílaba tônica.
  • Ressalte que para saber a classificação, é importante identificar a sílaba tônica e a posição em que ela se encontra na palavra.
  • Retome o cartaz de registro da primeira aula, caso não a tenha feito consulte-a aqui e explore os termos utilizados para nomear a classificação das sílabas tônicas:
  • Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última
  • Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima.
  • Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
  • Questione:
  • Como são classificados os monossílabos, já que apresentam apenas uma sílaba? Por quê? ( Espera-se que os alunos cheguem a seguinte resposta: Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba. Podem ser chamados também de palavras monossílabas ou monossilábicas. Conforme a intensidade com que são pronunciados, os monossílabos são classificados em monossílabos tônicos e monossílabos átonos).
  • Alguma dessas palavras pode ser difícil a identificação da sílaba tônica? Por quê? (Dependo o contexto da frase em que o monossílabo está inserido. Os monossílabos átonos são aqueles pronunciados de maneira fraca, pois eles não têm acentuação própria, como por exemplo as palavras de, me, se, lhe , já os tônicos, são pronunciados com mais intensidade possuindo acentuação própria como pé, dê, lá).
  • Qual estratégia você utiliza para identificar a sílaba tônica? (Pronunciar a palavra em voz alta e identifica a sílaba com maior tonicidade).
  • Registre em cartaz ou no quadro as classificações feitas pelos alunos.

Materiais complementares:

  • Projetor ou cartaz com a imagem e a frase, ou a escreva no quadro.
  • Material para registrar a classificação feita pelos alunos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o quadro do slide e proponha a análise comparando com o quadro que os alunos fizeram anteriormente.
  • Durante a análise comparativa, incentive os alunos a diagnosticarem os possíveis erros cometido e o porquê aconteceram.
  • Elenque coletivamente estratégias que auxiliam na identificação das sílabas tônicas e na sua classificação quanto a sua posição.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se já conhecem o poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias. Leia-o para os alunos.
  • Explore as duas primeiras estrofes do poema.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente aos alunos o slide e conduza-os a observarem o quadro e analisarem a tabela que o aluno apresentou à professora.
  • Questione para conduzir as discussões à partir da atividade com o intuito de promover a reflexão dos alunos por meio da revisão da tabela apresentada. Peça que, neste momento, apenas observem e reflitam sobre a distribuição das palavras na tabela:
  • Vocês concordam com a classificação feita pelo aluno? (Espera-se que os alunos mobilizem os conteúdos abordados e façam uma análise da classificação apresentada)
  • Será que a professora considerou tudo certo? (A partir da análise espera-se que os alunos percebam que a distribuição das palavras no quadro apresenta alguns problemas).

Materiais complementares:

  • Para impressão da situação a ser apresentada aos alunos, acesse aqui
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Orientações:

  • Apresente aos alunos a colocação da professora em relação a tabela apresentada por seu aluno.
  • Proponha à turma analisar novamente a tabela, agora sabendo que há classificações incorretas, explore a localização dos erros cometidos pelo aluno.

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Orientações:

  • Imprima as tabelas, uma por aluno, e oriente-os a identificarem os erros cometidos individualmente.
  • Peça que preencham a sua tabela fazendo as devidas correções.
  • Exponha os cartazes utilizados no início da aula e circule pela sala fazendo as intervenções quando necessário.
  • Questione:
  • Por que você colocou essa palavra nessa coluna?
  • Que estratégia utilizou para identificar a sílaba tônica?
  • Por que essa palavra é paroxítona? (aponte para um das palavras que o aluno colocou no quadro das paroxítonas)
  • Ao concluírem o preenchimento das tabelas, socialize as respostas dos alunos.
  • Exponha uma tabela no quadro e coletivamente preencham e solucionem as possíveis dúvidas.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em semicírculo, proponha a sistematização dos conhecimentos adquiridos com a aula.
  • Conduza os alunos a perceberem e registrar o que a aula proporcionou em relação ao trabalho com a classificação das sílaba tônicas.
  • Oriente os alunos a registrarem a conclusão da aula no caderno.
  • Retome os cartazes do início da aula.

Materiais complementares:

  • Projetor, cartaz do slide 9 ou questões escrito no quadro.

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