Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é localizar nas palavras a sílaba tônica e classificá-la de acordo com sua posição na palavra.
Materiais necessários: Cartaz com registros de descobertas feito na primeira aula. Caso não tenha feito, acesse aqui. Projetor, quadro ou painel de anotações.
Dificuldades antecipadas: O aluno não saber o que é sílaba. Não compreender que a junção das sílabas formam a palavra (exceto em monossílaba) e que uma delas se sobressai entre as demais (tônica). Trocar os nomes da classificação da sílaba tônica com a classificação quanto ao número de sílabas.
Referências sobre o assunto:
1- NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 14 de outubro de 2018.
2- BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1 : unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Proponha a análise das palavras do slide, considerando a sílaba tônica.
- Coletivamente, analisem uma a uma as palavras do slide.
- Peça que alguns alunos leiam as palavras em voz alta.
- Ressalte a importância de identificarem a sílaba tônica e a posição em que ela se encontra na palavra.
- Explore os termos utilizados para nomear a classificação das sílabas tônicas:
- Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última
- Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima.
- Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
- Retome o cartaz de registro da primeira aula, caso não a tenha feito consulte-a aqui.
- Se não for aplicar a primeira aula, providencie previamente um cartaz com os seguintes registros:
- Sílaba: As sílabas são fonemas ou grupo de fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz.
- Sílaba tônica: É a sílaba pronunciada com maior intensidade na palavra.
- Regularidades da classificação das sílabas tônicas quanto a sua posição:
- Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.
- Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo.
- Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
- Questione:
- Como identificamos a sílaba tônica? (Espera-se que o aluno responda que é preciso prestar bastante atenção no modo como as palavras são pronunciadas, observar o modo como as sílabas são pronunciadas, percebe-se que algumas são pronunciadas com mais força, outras com menos.
- O acento gráfico facilita classificar a sílaba tônica quanto a sua posição na palavras? Por quê? (Sim, porque o acento está relacionado com a intensidade dos fonemas, e o acento gráfico, como o agudo e o circunflexo, marca a sílaba tônica).
- Nas palavras sem acento gráfico, muitos alunos ficam na dúvida quanto à sílaba tônica, você como faz para identificar a sílaba tônica da palavra? (Espera-se que oa alunos digam que é pela pronúncia em voz alta da palavra que conseguem identificar a sílaba tônica).
Materiais complementares:
- Projetor ou cartaz com as imagens e palavras do slide, ou as escreva no quadro.
- O texto a seguir é uma leitura complementar para auxiliar o trabalho com gramática em sala de aula Desvendando o ensino de gramática com textos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se já conhecem o jogo STOP, caso não conheçam acesse aqui para saber mais.
- Socialize a proposta, ou seja, deixe claro o que os alunos precisam fazer. Forme duplas que possibilite discussões e oriente-os a estabelecer quem será o escriba. É preciso atenção na formação dessas duplas. No jogo STOP, o foco é ser rápido, deixe claro que nessa atividade o foco é preencher as quatro colunas, a dupla que acabar primeiro é um resultado, mas o principal é preencher corretamente analisando a palavra. Será utilizado o modelo do jogo STOP, mas não com o foco em ser o rápido.
- Apresente as regras do jogo descritas no slide.
- É importante que deixe claro como funcionará o jogo. É preciso escrever a palavra, identificar a sílaba tônica e a classificá-la.
- Cada bloco de palavra será dito uma única vez (três palavras), as duplas precisam estar atentas.
- Imprima a tabela (uma por dupla) e socialize a forma de preenchê-la, ou seja, a dupla precisa preencher os quatro campos antes de dizer stop, assim que uma das duplas disser, todos param e vão conferir as respostas validando a forma como foi preenchida e marcando as pontuações.
- Sugestão dos blocos de palavras: (poderá utilizar outras da sua escolha)
- Primeiro bloco
- árvore
- computador
- armário
- Segundo bloco
- peixe
- filé
- cardume
- Terceiro bloco
- fórmula
- mulher
- farmácia
Materiais complementares:
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima as tabelas, uma por dupla. Orientações no slide 4.
Materiais complementares:
- Para impressão das tabelas clique aqui.
- A resolução você encontra aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique que ao final de cada bloco de palavras em que a dupla diz STOP, haverá o momento de validação da tabela, ou seja, verificar se estão corretas e marcar pontuações.
- Todas as duplas precisam participar desse momento, pois haverá possibilidade de trocar ideias, resolver dúvidas ainda existentes e socializar hipóteses.
- Coletivamente, discuta as resoluções dos alunos.
- Apresente um tabela no quadro ou em cartaz e peça que a dupla que disse STOP primeiro, na sua tabela o primeiro bloco e palavras e coletivamente validem a resposta da dupla marcando a pontuação adequada. Na última coluna, som-se os pontos de cada linha da tabela. Na primeira coluna será considerado 10 pontos se a palavra estiver escrita sem erros ortográficos.
- Nesse momento de validação, questione os alunos sobre como identificar a sílaba tônica e que procedimento utilizam para classificá-la.
- Observe os procedimentos que as duplas apresentam e faça sua intervenções no momento da validação da tabela preenchida. Incentive as discussões em duplas e a consulta ao cartaz da primeira aula ou apresentado inicialmente.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Organize a sala em semicírculo, proponha a sistematização dos conhecimentos adquiridos com a aula.
- Conduza os alunos a perceberem e registrar o que a aula proporcionou em relação ao trabalho com a classificação das sílaba tônicas.
- Possibilite a troca de informações entre as duplas e questione:
- O que são oxítona?
- O que são paroxítona?
- O que são proparoxítonas?
(Espera-se que os alunos apresentem as seguintes respostas para as questões acima: Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens. Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo. Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas).
- Oriente os alunos a registrarem a conclusão da aula no caderno.
Materiais complementares:
- Projetor, cartaz do slide 7 ou questões escrito no quadro.