14595
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Carta de leitor: compondo e inserindo adjetivos no gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Carta de leitor: compondo e inserindo adjetivos no gênero

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Materiais complementares:
Texto da atividade: Introdução (disponível aqui);
Texto da atividade: Desenvolvimento (disponível aqui).

- Opcionais: Google Sites (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Dicionário Online (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o texto em um documento do Google, ou crie um site no Google com as duas possibilidades de texto: um com o adjetivo “felizes” e o outro com o adjetivo “tristes”. Você pode criar um formulário com as perguntas sugeridas no plano e inseri-lo no site, ou enviar o link do formulário pelo WhatsApp. Você também pode fazer as perguntas em áudio, com as orientações para a atividade, seguindo a sugestão do plano.

Desenvolvimento
Compartilhe o próximo texto inserindo-o no site. Acrescente um formulário com as perguntas ou insira-as no próprio site para que sejam respondidas oralmente, pelo WhatsApp ou no formulário. Garanta que os alunos não têm dúvidas de compreensão do texto.
Convide os alunos a escreverem uma carta de leitor a partir da notícia. Mande as orientações pelo WhatsApp, pedindo que enviem sugestões de adjetivos pelo mesmo canal. Em seguida, peça que mandem sugestões, em áudio, do que poderia conter em uma carta de leitor em resposta à notícia, usando os adjetivos sugeridos. Siga as orientações do plano.

Fechamento
Crie um documento no Google com as sugestões apresentadas pelos alunos, com espaços definidos com o nome de cada um, para que eles respondam às perguntas finais, propostas no plano. Certifique-se de que os alunos concluam que os adjetivos são importantes para o texto.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero explorando outras cartas e matérias dos sites indicados nas atividades. Peça que compartilhem com o professor ou com os colegas o que acharem interessante. Sugira que ajudem a criança se ela quiser enviar uma carta para um site de revista ou jornal.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_06SQA09

(EF03LP23) Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas