14595
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Carta de leitor: compondo e inserindo adjetivos no gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Carta de leitor: compondo e inserindo adjetivos no gênero

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer os adjetivos; reconhecer as características da carta de leitor;

Referência sobre o assunto:

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 11 de dez de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em círculo ou meia lua, a fim de que os alunos possam estar frente a frente, para que assim tenham o contato visual com os colegas, bem como, desenvolver a atividade com mais concentração e interação. Se não for possível esse tipo de organização, divida-os em grupos.
  • Projete o slide, imprima ou escreva o texto no quadro.
  • Peça para que cada aluno leia uma parte do texto.
  • Após a leitura, pergunte aos alunos:
  • Alguém sabe qual gênero textual acabamos de ler? (Espera-se que os alunos identifiquem que se trata de uma carta de leitor. Se os alunos não identificarem o gênero do texto, pergunte a eles qual é o gênero com o qual começamos com uma saudação. Eles poderão responder que em uma carta, começamos com uma saudação. Continue questionando: Vamos ler o texto novamente? Será que trata-se de uma carta pessoal? Para quem os alunos da Escola Professor João Oliveira Lima escrevem? Será que esses alunos leem as matérias publicadas pela revista? Podemos dizer que esses alunos são leitores da revista? Como podemos chamar essa carta, se não é uma carta pessoal?) Se os alunos não tiverem conhecimento prévio sobre o gênero, sugerimos que antes de aplicar essa aula, aplique a aula 1, dessa sequência. Se os alunos necessitarem de mais repertório sobre carta de leitor, acesse o site http://chc.org.br/artigo/fala-aqui/, ou acesse a aula 2 dessa sequência.
  • Alguém sabe a qual classe gramatical a palavra grifada pertence? (Espera-se que os alunos reconheçam a palavra felizes como um adjetivo. Se isso não acontecer, pergunte aos alunos: a quem a palavra felizes se refere? Podemos dizer que a palavra felizes trata-se de uma característica? Que nome damos, na Língua Portuguesa às palavras que são características?) Se os alunos não identificarem, apresente a eles outros adjetivos. Você poderá encontrar outros exemplos na aula 7, dessa sequência.
  • Vamos reler o trecho: “Gostamos muito do texto e ficaríamos bem felizes se nossa cartinha fosse publicada”. Se trocássemos a palavra felizes pela palavra tristes, esse trecho teria coerência? Qual adjetivo o autor poderia ter colocado no lugar do adjetivo felizes, de modo que o trecho não perdesse o sentido? (Se houver necessidade, disponibilize dicionários para ajudar os alunos a realizarem essa tarefa. Cuide para que todos os alunos consigam procurar no dicionário, auxiliando os estudantes com mais dificuldades. Se for necessário, faça uma breve explicação de como encontrar uma palavra no dicionário)

Materiais complementares: Texto para impressão, disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e, se possível, imprima-o, distribuindo para a turma.
  • Faça a leitura coletiva do texto com a turma. Você poderá solicitar que cada aluno leia uma parte do texto.

Materiais complementares: Texto para impressão, disponível aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Converse com a turma sobre o texto:
  • Qual é o assunto do texto?
  • Na sua opinião, antes de ler o texto você saberia o assunto do texto? Como?
  • Na sua opinião, por que o texto tem como título “ O NONO PLANETA”? Poderia ter outro título? Qual?
  • Você acha que os cientistas ainda encontrarão mais novidades sobre outros planetas?
  • O último trecho da notícia faz uma pergunta “Agora, sabe o que é mais curioso nessa história? Um dos dois cientistas que descobriram este possível planeta é exatamente o que mais brigou para que Plutão fosse rebaixado e deixasse de fazer parte da categoria dos planetas! Parece que ele achou uma forma de compensar isso… O que você acha? “. Se pudéssemos responder essa pergunta, o que você responderia?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retorne com os alunos a introdução da aula e questione-os:
  • Observando a carta de leitor apresentada no início da aula, quais partes poderíamos perceber no texto? Como ele começa? Depois da saudação inicial, o que vem? Há alguma sugestão de tema a ser explorado pela revista, numa publicação futura? Como é a despedida da carta?
  • Pensando na notícia lida: Você gostou da notícia? O que mais te chamou a atenção?
  • Quais adjetivos poderíamos listar para essa carta? E para a revista e suas publicações?

2. Peça para que os alunos escrevam num pedacinho de papel o adjetivo sugerido e que o dobrem.

3. Passe um saquinho plástico ou um envelope, feito de papel ofício, depois peça para que os alunos coloquem dentro do saquinho ou envelope os papéis dobrados.

4. Explique aos alunos que o saquinho ou envelope deverá passar de mão em mão e, um por vez, deverá tirar um papelzinho ler o adjetivo, depois completar o texto “ Carta de Leitor”, introduzindo o adjetivo sorteado, no mesmo.

5. Comece a carta assim: “ Olá pessoal da CHC…”

6. Eleja um aluno para ser o escriba da carta que será produzida, se for possível.

7. Passe o saquinho e o primeiro aluno deverá tirar um adjetivo do saquinho ou envelope e continuar a carta, introduzindo o adjetivo. Oriente os alunos a refletirem sobre a coerência do texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma.
  • Converse com a turma sobre a atividade do texto colaborativo:
  • A atividade realizada, na qual vocês tiveram que introduzir o adjetivo sorteado num texto colaborativo, foi difícil? Por quê?
  • Na sua opinião, antes de produzirmos um texto, é importante levar em consideração os adjetivos que serão utilizados? Por quê?
  • Houve algum adjetivo que não condizia com o contexto? Qual foi a solução para resolver esse problema?
  • De forma geral, a carta de leitor produzida, teve coerência? Por quê?

4. Os adjetivos que introduzimos no texto, são importantes? Qual a importância dessas palavras? Vamos anotar no caderno? (Espera-se que os alunos concluam que os adjetivos são importantíssimos para o texto, pois são eles que caracterizam um substantivo, descrevendo-o, às vezes modificando o sentido do texto e/ou do substantivo e algumas vezes tornando o trecho do texto ou o texto inteiro incoerente.)

5. Sabemos que os adjetivos caracterizam um substantivo e por isso são muito importantes. Sem os adjetivos num determinado texto é possível compreender exatamente os detalhes do mesmo? Vamos anotar no caderno, nossas conclusões?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer os adjetivos; reconhecer as características da carta de leitor;

Referência sobre o assunto:

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 11 de dez de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em círculo ou meia lua, a fim de que os alunos possam estar frente a frente, para que assim tenham o contato visual com os colegas, bem como, desenvolver a atividade com mais concentração e interação. Se não for possível esse tipo de organização, divida-os em grupos.
  • Projete o slide, imprima ou escreva o texto no quadro.
  • Peça para que cada aluno leia uma parte do texto.
  • Após a leitura, pergunte aos alunos:
  • Alguém sabe qual gênero textual acabamos de ler? (Espera-se que os alunos identifiquem que se trata de uma carta de leitor. Se os alunos não identificarem o gênero do texto, pergunte a eles qual é o gênero com o qual começamos com uma saudação. Eles poderão responder que em uma carta, começamos com uma saudação. Continue questionando: Vamos ler o texto novamente? Será que trata-se de uma carta pessoal? Para quem os alunos da Escola Professor João Oliveira Lima escrevem? Será que esses alunos leem as matérias publicadas pela revista? Podemos dizer que esses alunos são leitores da revista? Como podemos chamar essa carta, se não é uma carta pessoal?) Se os alunos não tiverem conhecimento prévio sobre o gênero, sugerimos que antes de aplicar essa aula, aplique a aula 1, dessa sequência. Se os alunos necessitarem de mais repertório sobre carta de leitor, acesse o site http://chc.org.br/artigo/fala-aqui/, ou acesse a aula 2 dessa sequência.
  • Alguém sabe a qual classe gramatical a palavra grifada pertence? (Espera-se que os alunos reconheçam a palavra felizes como um adjetivo. Se isso não acontecer, pergunte aos alunos: a quem a palavra felizes se refere? Podemos dizer que a palavra felizes trata-se de uma característica? Que nome damos, na Língua Portuguesa às palavras que são características?) Se os alunos não identificarem, apresente a eles outros adjetivos. Você poderá encontrar outros exemplos na aula 7, dessa sequência.
  • Vamos reler o trecho: “Gostamos muito do texto e ficaríamos bem felizes se nossa cartinha fosse publicada”. Se trocássemos a palavra felizes pela palavra tristes, esse trecho teria coerência? Qual adjetivo o autor poderia ter colocado no lugar do adjetivo felizes, de modo que o trecho não perdesse o sentido? (Se houver necessidade, disponibilize dicionários para ajudar os alunos a realizarem essa tarefa. Cuide para que todos os alunos consigam procurar no dicionário, auxiliando os estudantes com mais dificuldades. Se for necessário, faça uma breve explicação de como encontrar uma palavra no dicionário)

Materiais complementares: Texto para impressão, disponível aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e, se possível, imprima-o, distribuindo para a turma.
  • Faça a leitura coletiva do texto com a turma. Você poderá solicitar que cada aluno leia uma parte do texto.

Materiais complementares: Texto para impressão, disponível aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Converse com a turma sobre o texto:
  • Qual é o assunto do texto?
  • Na sua opinião, antes de ler o texto você saberia o assunto do texto? Como?
  • Na sua opinião, por que o texto tem como título “ O NONO PLANETA”? Poderia ter outro título? Qual?
  • Você acha que os cientistas ainda encontrarão mais novidades sobre outros planetas?
  • O último trecho da notícia faz uma pergunta “Agora, sabe o que é mais curioso nessa história? Um dos dois cientistas que descobriram este possível planeta é exatamente o que mais brigou para que Plutão fosse rebaixado e deixasse de fazer parte da categoria dos planetas! Parece que ele achou uma forma de compensar isso… O que você acha? “. Se pudéssemos responder essa pergunta, o que você responderia?

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retorne com os alunos a introdução da aula e questione-os:
  • Observando a carta de leitor apresentada no início da aula, quais partes poderíamos perceber no texto? Como ele começa? Depois da saudação inicial, o que vem? Há alguma sugestão de tema a ser explorado pela revista, numa publicação futura? Como é a despedida da carta?
  • Pensando na notícia lida: Você gostou da notícia? O que mais te chamou a atenção?
  • Quais adjetivos poderíamos listar para essa carta? E para a revista e suas publicações?

2. Peça para que os alunos escrevam num pedacinho de papel o adjetivo sugerido e que o dobrem.

3. Passe um saquinho plástico ou um envelope, feito de papel ofício, depois peça para que os alunos coloquem dentro do saquinho ou envelope os papéis dobrados.

4. Explique aos alunos que o saquinho ou envelope deverá passar de mão em mão e, um por vez, deverá tirar um papelzinho ler o adjetivo, depois completar o texto “ Carta de Leitor”, introduzindo o adjetivo sorteado, no mesmo.

5. Comece a carta assim: “ Olá pessoal da CHC…”

6. Eleja um aluno para ser o escriba da carta que será produzida, se for possível.

7. Passe o saquinho e o primeiro aluno deverá tirar um adjetivo do saquinho ou envelope e continuar a carta, introduzindo o adjetivo. Oriente os alunos a refletirem sobre a coerência do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma.
  • Converse com a turma sobre a atividade do texto colaborativo:
  • A atividade realizada, na qual vocês tiveram que introduzir o adjetivo sorteado num texto colaborativo, foi difícil? Por quê?
  • Na sua opinião, antes de produzirmos um texto, é importante levar em consideração os adjetivos que serão utilizados? Por quê?
  • Houve algum adjetivo que não condizia com o contexto? Qual foi a solução para resolver esse problema?
  • De forma geral, a carta de leitor produzida, teve coerência? Por quê?

4. Os adjetivos que introduzimos no texto, são importantes? Qual a importância dessas palavras? Vamos anotar no caderno? (Espera-se que os alunos concluam que os adjetivos são importantíssimos para o texto, pois são eles que caracterizam um substantivo, descrevendo-o, às vezes modificando o sentido do texto e/ou do substantivo e algumas vezes tornando o trecho do texto ou o texto inteiro incoerente.)

5. Sabemos que os adjetivos caracterizam um substantivo e por isso são muito importantes. Sem os adjetivos num determinado texto é possível compreender exatamente os detalhes do mesmo? Vamos anotar no caderno, nossas conclusões?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano