Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 6 minutos.
Orientações: Sensibilize os alunos com uma caixa surpresa. Prepare uma caixa e coloque um calendário dentro dela. Permita que, um por um, olhem o que tem dentro da caixa sem contar aos demais. Depois que todos olharem a caixa, inicie os questionamentos sobre o calendário. Discuta com a turma e mostre o calendário escolar da sua escola para que tenham um primeiro contato. Você pode ver mais sugestões sobre o trabalho com o calendário aqui.
Propósito: Entrar em contato com o calendário.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é isso que está na caixa?
- Para que serve?
- Vocês já viram um calendário escolar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Instigue os alunos apresentando a Karina. Fale sobre a sua ansiedade em relação ao início das aulas.
Propósito: Aguçar o interesse dos alunos pela atividade.
Discuta com a turma:·
- Vocês ficam ansiosos com o início das aulas? Por que?
- Lembram o mês em que as aulas começaram esse ano? Qual foi?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após conhecer Karina e suas preocupações, chame a atenção dos alunos para observarem a legenda e os primeiros meses do calendário escolar da sua escola. Você pode ver mais sugestões de atividades com o calendário aqui.
Propósito: Chamar a atenção da turma para entrar em contato com o calendário escolar.
Discuta com a turma: Alguém já viu um calendário escolar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Solicitar que os alunos observem o Calendário Escolar, com cuidado, tentando compreendê-lo. Os dias da semana neste calendário aparece como letras, D de Domingo, S de Segunda e assim por diante, oriente-os para que tenham essa compreensão.
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o calendário escolar.
Discuta com a turma:·
- Quais os meses estão presentes neste calendário escolar?
- Para que serve uma legenda?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após conhecer Karina e suas preocupações, faça a leitura dos primeiros meses do calendário escolar para compreenderem a legenda. Em seguida, individualmente, peça que realizem a atividade. Deixe que discutam em pequenos grupos as soluções que encontraram. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de compreensão da legenda.
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o calendário escolar.
Discuta com a turma:
- Vocês utilizaram a legenda para compreender o calendário?
- Tiveram dificuldade? Quais?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente mais essa problemática, enquanto os alunos podem continuar em grupos para a resolução do problema. Coloque no quadro as datas que os grupos encontraram. Discuta com a turma a forma como encontraram essas informações no Calendário Escolar.
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o calendário escolar.
- Discuta com a turma:·
Como vocês encontraram as informações para resolver os problemas? Foi fácil? - Quais ícones simbolizam a Semana de Provas e a Entrega dos Boletins?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente a terceira problemática, deixem discutir em grupos e encontrar a solução. Em seguida, peça que cada grupo escolha um representante e apresente sua resposta. Verifique se houve respostas diferentes e peça para explicarem como chegaram nessa resposta.
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o mês em qual Karina se encontra apoiando-se no calendário.
Discuta com a turma:·
- O amigo de Karina nos dá uma informação importante, alguém descobriu qual é?
- Como saber o mês que Ana se encontrava? Foi difícil encontrar essa informação?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, passe para esta série de slides. Inicie as discussões com as respostas de Maria e José, e escolha um aluno para fazer a leitura em voz alta. Peça aos alunos que exponham sua opinião, dizendo se concordam ou não. Maria indicou que começa dia 5 de fevereiro, pois a carinha feliz simboliza o início das aulas. José identificou que dia 5 de fevereiro é feriado, portanto as aulas começaram dia 6 de fevereiro. É preciso que os alunos tenham entendido a legenda. Então, certifique-se dessa compreensão, questionando os alunos.
Propósito: Compreender a legenda.
Discuta com a turma:
- Sua resposta se parece com alguma das informações acima?
- Quem você acha que encontrou a resposta certa? Maria ou José?
- Como você fez para descobrir a resposta?
- Qual o ícone da legenda simboliza o início das aulas?
- Como vocês iniciaram a busca das informações?
- Que outras informações você encontrou no calendário?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente ao alunos as três respostas dadas. Faça uma simulação dramatizada com os alunos, utilizando a problematização de Karina para situar-se no tempo. Pergunte se alguém se identificou com alguma das respostas.
Propósito: Analisar os acertos e erros das três opções.
Discuta com a turma:
- Quem acertou?
- Pedro e Paula encontraram a mesma resposta? Vocês concordam com eles?
- Porque Cauê encontrou uma resposta diferente dos outros?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresentar para os alunos as respostas de Marcos e Raissa. Iniciar as discussões. Quando chegarem à conclusão que Marcos acertou, questione então sobre o erro de Raissa.
Propósito: Perceber no calendário as sextas-feiras do mês de abril e refletir sobre o erro.
Discuta com a turma:
- Você concorda com Marcos ou Raissa? Ou com nenhum dos dois?
- Os dias que Marcos apontou (6, 13, 20 e 27) correspondem às sextas-feiras? E os dias da Raissa?
- Porque Raissa acredita que sejam apenas duas sextas-feiras, os dias 6 e 20? Você concorda com ela?
- Os dias 13 e 27 não são sextas-feiras?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente as respostas de João e Antonio para os alunos. Pergunte quem concorda com cada um. Questione os alunos que escolheram a resposta do Antonio o porquê dele ter ficado confuso entre as datas.
Propósito: Encontrar informações no calendário e discutir a soluções encontradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Porque você acha que Antônio ficou confuso entre o dia 13 e 27?
- Você concorda com João? Porque?
- A calculadora representa o dia da entrega dos boletins?
- Qual dia começa a semana de provas? Qual o ìcone da legenda que representa o início da semana de provas?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito de tempo retomando as discussões em sala a respeito do calendário escolar, situando os alunos no espaço e tempo das atividades escolares.
Propósito: Retomar o conceito aprendido na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade, retomando com os alunos os passos que seguiram para encontrar as informações necessárias para responder a problematização.
Propósito: Finalizar a aula, relembrando as atividades propostas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça aos alunos em pequenos grupos leiam a atividade e a realizem. Oriente-os a prestar atenção ao calendário escolar. Circule pela sala e verifique se os alunos estão realizando as discussões. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Valorize o caminho percorrido por cada grupo de alunos.
Propósito: Verificar se os alunos estão conseguindo retirar as informações do calendário escolar e quais estratégias utilizadas para a proposta.