Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor:Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Verbos de ação em relatos e protocolos de experimentos científicos
Finalidade da aula: Adequar relatórios de observação e pesquisa às regras e normas que regem a modalidade específica do gênero.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Relato e protocolos de experimentos científicos
Objeto(s) do conhecimento: Adequação do texto às normas de escrita
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP26
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor ou atividades impressas.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos e presença de alunos que não leiam convencionalmente.
Referências sobre o assunto:
MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Código: LPO3_05SQA08
(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.
AULA 01
AULA 02
AULA 10
AULA 11
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes