14590
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Verbos de ação em relatos e protocolos de experimentos científicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre verbos em relatos de experimentos científicos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: Formulários Google (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

- Materiais:
Texto para a atividade, disponível aqui;
Texto para completar, disponível aqui.

Introdução
Compartilhe o texto pelo WhatsApp (pode ser através de uma foto) ou envie um formulário com o texto (você pode inseri-lo como imagem, no formato jpeg), com as principais perguntas sugeridas nas orientações do plano. Uma opção é oferecer perguntas com múltipla escolha para reflexão do aluno durante a exploração da importância e características dos verbos nesse gênero textual. Envie áudios pelo WhatsApp orientando a realização da atividade, seguindo a proposta do plano.

Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos o texto em um documento do Google, com uma cópia para cada aluno. Oriente-os por áudio, pelo WhatsApp, a completarem o texto no documento com as palavras disponíveis no quadro, alterando-as para dar sentido ao texto. Em seguida, envie as perguntas pelo WhatsApp e peça que respondam de acordo com as palavras que usaram. Se preferir, organize uma videochamada para verificar a lista de verbos usados e promover a reflexão proposta no plano para a atividade.

Fechamento
Ainda pelo WhatsApp, peça que os alunos enviem uma lista de palavras (verbos) que podem ser usadas em textos do gênero, a partir do que foi observado na atividade. Envie uma pergunta de cada vez, das que foram sugeridas nas orientações do plano, pelo mesmo canal. Se tiver optado pela videochamada, peça que escrevam no chat e organize através do Jamboard uma síntese do que eles apresentarem, que deverá ser guardada como registro para que possam consultar futuramente.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando com a criança o experimento proposto. Isso reforçará a função do gênero e o sentido de cada parte do texto, sua organização e a importância dos verbos. Envie áudios aos responsáveis orientando sobre a importância da participação da família e como essa participação poderá acontecer na atividade.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_05SQA08

(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas