Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francislene Vilela Dourado
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Verbos de ação nos protocolos e relatos de experimentos científicos
Finalidade da aula: Investigar e descobrir a função dos verbos em relatos de experimentos e em protocolos científicos
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Relato e protocolos de experimentos científicos
Objeto(s) do conhecimento: Adequação do texto às normas de escrita
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP26
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Cópias do texto, caneta marca-texto e projetor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos e presença de alunos que não leiam convencionalmente.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Anna Maria de Pessoa, OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga. Escrevendo em aulas de ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 347-366, 2005.
Código: LPO3_05SQA07
(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.
AULA 01
AULA 02
AULA 10
AULA 11
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes