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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Verbos de ação nos protocolos e relatos de experimentos científicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre relatos de experimentos científicos

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Cópias do texto, caneta marca-texto e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos e presença de alunos que não leiam convencionalmente.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Anna Maria de Pessoa, OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga. Escrevendo em aulas de ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 347-366, 2005.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 min

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

  • Projete o texto.
  • Distribua a atividade impressa para os alunos.
  • Faça a leitura coletiva do texto
  • Questione: Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz? Quem produz esse tipo de texto? O médico? Jornalista? Cientista?
  • É produzido com qual intenção? Onde encontramos esse tipo de texto? Para que ele serve? Informe aos alunos que é muito comum esse tipo de texto nas revistas, livros, protocolos e registros científicos. São extremamente úteis para relatar e apresentar informações sobre os experimentos científicos.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Explore o texto conversando com os alunos sobre cada estrutura do gênero, em especial a etapa do “Como fazer a experiência” (método) onde podemos estabelecer uma maior conexão com os verbos de ação. Importante ressaltar que usamos o imperativo em textos injuntivos que indicam pedido, ordem ou orientação.
  • É importante não cobrar neste momento as nomenclaturas, mas estimulá-los a perceber o seu uso nos relatos e protocolos de experimentos científico.

Materiais complementares: Atividade impressa, disponível aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o texto.
  • Distribua cópias impressas aos alunos.
  • Organize os alunos em duplas para a realização da atividade.
  • Informe aos alunos que eles usarão uma caneta marca textos para destacar as palavras que indicam uma intenção. Essa intenção pode ser uma ordem, orientação ou pedido.
  • Circule pelas duplas percebendo as hipóteses dos alunos para a identificação das palavras.
  • Retome que nos relatos e protocolos científicos há diferenças entre as estruturas. No texto lido, em especial na etapa do método, os alunos precisam observar que é um texto instrucional, portanto os verbos estão no injuntivo e há o uso dos advérbios de tempo. A pessoa é você/tu, ou seja, quem irá realizar a experiência.
  • Reforce que o método tem caráter de ordem, pedido e orientação do procedimento, evidenciando uma importante característica do gênero.
  • Ressalte que nos métodos utilizamos a 2ª pessoa do singular (tu/você), já nos resultados utilizamos a 3ª. Para isso peça aos alunos para que observem que o uso de verbos conjugados na terceira pessoa indica as ações que os objetos/materiais sofreram ao longo do experimento, como por exemplo: flutuava, afundava. Dessa forma, parte do texto é desenvolvida na segunda pessoa do singular, quando cita de quem parte a ação no objeto, enquanto na outra parte do texto surge a terceira pessoa, para fazer referência ao objeto que sofre a ação.
  • Guie os alunos com perguntas como: Na primeira oração do trecho, qual (quais) palavras vocês destacariam como uma ordem, orientação ou pedido? Ou seja, palavra (palavras) que expressam uma ação do cientista que está desenvolvendo o experimento? Qual a intenção dessas palavras? Espera-se que os alunos respondam que a intenção é guiar o leitor a seguir passo a passo as etapas propostas, a fim de garantir o sucesso do experimento. Como é a linguagem usada neste trecho? Destaque que a linguagem usada nos relatos e protocolos é clara, direta e fala diretamente com o leitor.
  • Após o grifo das palavras, peça aos alunos que tentem ler o trecho, retirando as palavras que foram grifadas. Questione: Como ficará o texto sem essas palavras? Os alunos perceberão que o texto não demonstrará as ações que o leitor precisa desempenhar para desenvolver o experimento.

Materiais complementares: Atividade para impressão disponível aqui.

A resolução da atividade está disponível aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Faça a síntese das ideias das ações que o texto exprime. Para isso, guie os aluno com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma ação? Para que ela serve? Ressalte que as ações indicam o que o cientista precisa fazer na realização do experimento.
  • Perceba que este plano enfatiza os verbos somente como uma ação, explorando o gênero estudado. A proposta é uma entrada para o estudo dos verbos, portanto a conceituação formal de verbos em sua concepção, variação e flexão não serão abordadas neste momento.
  • Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com a síntese das discussões que explique como deve ser a escrita dos cientistas na etapa dos métodos em relatos e protocolos de experimentos científicos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Cópias do texto, caneta marca-texto e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos e presença de alunos que não leiam convencionalmente.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Anna Maria de Pessoa, OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga. Escrevendo em aulas de ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 347-366, 2005.

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Tempo sugerido: 1 min

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 9 minutos

  • Projete o texto.
  • Distribua a atividade impressa para os alunos.
  • Faça a leitura coletiva do texto
  • Questione: Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz? Quem produz esse tipo de texto? O médico? Jornalista? Cientista?
  • É produzido com qual intenção? Onde encontramos esse tipo de texto? Para que ele serve? Informe aos alunos que é muito comum esse tipo de texto nas revistas, livros, protocolos e registros científicos. São extremamente úteis para relatar e apresentar informações sobre os experimentos científicos.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Explore o texto conversando com os alunos sobre cada estrutura do gênero, em especial a etapa do “Como fazer a experiência” (método) onde podemos estabelecer uma maior conexão com os verbos de ação. Importante ressaltar que usamos o imperativo em textos injuntivos que indicam pedido, ordem ou orientação.
  • É importante não cobrar neste momento as nomenclaturas, mas estimulá-los a perceber o seu uso nos relatos e protocolos de experimentos científico.

Materiais complementares: Atividade impressa, disponível aqui.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o texto.
  • Distribua cópias impressas aos alunos.
  • Organize os alunos em duplas para a realização da atividade.
  • Informe aos alunos que eles usarão uma caneta marca textos para destacar as palavras que indicam uma intenção. Essa intenção pode ser uma ordem, orientação ou pedido.
  • Circule pelas duplas percebendo as hipóteses dos alunos para a identificação das palavras.
  • Retome que nos relatos e protocolos científicos há diferenças entre as estruturas. No texto lido, em especial na etapa do método, os alunos precisam observar que é um texto instrucional, portanto os verbos estão no injuntivo e há o uso dos advérbios de tempo. A pessoa é você/tu, ou seja, quem irá realizar a experiência.
  • Reforce que o método tem caráter de ordem, pedido e orientação do procedimento, evidenciando uma importante característica do gênero.
  • Ressalte que nos métodos utilizamos a 2ª pessoa do singular (tu/você), já nos resultados utilizamos a 3ª. Para isso peça aos alunos para que observem que o uso de verbos conjugados na terceira pessoa indica as ações que os objetos/materiais sofreram ao longo do experimento, como por exemplo: flutuava, afundava. Dessa forma, parte do texto é desenvolvida na segunda pessoa do singular, quando cita de quem parte a ação no objeto, enquanto na outra parte do texto surge a terceira pessoa, para fazer referência ao objeto que sofre a ação.
  • Guie os alunos com perguntas como: Na primeira oração do trecho, qual (quais) palavras vocês destacariam como uma ordem, orientação ou pedido? Ou seja, palavra (palavras) que expressam uma ação do cientista que está desenvolvendo o experimento? Qual a intenção dessas palavras? Espera-se que os alunos respondam que a intenção é guiar o leitor a seguir passo a passo as etapas propostas, a fim de garantir o sucesso do experimento. Como é a linguagem usada neste trecho? Destaque que a linguagem usada nos relatos e protocolos é clara, direta e fala diretamente com o leitor.
  • Após o grifo das palavras, peça aos alunos que tentem ler o trecho, retirando as palavras que foram grifadas. Questione: Como ficará o texto sem essas palavras? Os alunos perceberão que o texto não demonstrará as ações que o leitor precisa desempenhar para desenvolver o experimento.

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A resolução da atividade está disponível aqui.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Faça a síntese das ideias das ações que o texto exprime. Para isso, guie os aluno com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma ação? Para que ela serve? Ressalte que as ações indicam o que o cientista precisa fazer na realização do experimento.
  • Perceba que este plano enfatiza os verbos somente como uma ação, explorando o gênero estudado. A proposta é uma entrada para o estudo dos verbos, portanto a conceituação formal de verbos em sua concepção, variação e flexão não serão abordadas neste momento.
  • Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com a síntese das discussões que explique como deve ser a escrita dos cientistas na etapa dos métodos em relatos e protocolos de experimentos científicos.

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