Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Sousa
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: G ou Gu?
Finalidade da aula: Analisar as regularidades da escrita de palavras com G ou GU.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental.
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica (alfabetização).
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP01 - Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades da escrita de palavras com G ou GU.
Materiais necessários: Folhas coloridas, caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação e para impressão.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar pouca fluência para ler e escrever, pois não dominam os padrões da escrita. As letras ou os dígrafos que podem representar um mesmo fonema em uma mesma posição e assim podem criar dificuldades na hora de escrever. Realize agrupamentos produtivos como duplas ou trios, criando oportunidade para trocas de conhecimentos intencionais.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em 04 de set. de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 - Acesso em 04 de set. de 2018.