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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - G ou Gu?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construção do sistema alfabético

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades da escrita de palavras com G ou GU.

Materiais necessários: Folhas coloridas, caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação e para impressão.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar pouca fluência para ler e escrever, pois não dominam os padrões da escrita. As letras ou os dígrafos que podem representar um mesmo fonema em uma mesma posição e assim podem criar dificuldades na hora de escrever. Realize agrupamentos produtivos como duplas ou trios, criando oportunidade para trocas de conhecimentos intencionais.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em 04 de set. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 - Acesso em 04 de set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras G/Gu, projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente e oralmente. Essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Relembre as discussões realizadas na aula anterior sobre as primeiras descobertas quanto o uso de G/Gu. Caso essa seja sua primeira aula comece refletindo com os alunos sobre a escrita e explicitando que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando G seguido das vogais A, O, U e Gu seguido das vogais E, I.
  • Projete as imagens. Caso não tenha como projetar, imprima as imagens e as palavras que as relacionam, com a finalidade de preparar os alunos para uma leitura intencional, ou seja, que o aluno ao ler a palavra consiga identificar qual a escrita correta. Caso o aluno não consiga, o professor deve ser o modelo, servindo de apoio nos casos de dúvida.
  • Leve em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação que é a aplicação real da atividade, crie um propósito para a escrita correta da representação do fonema/grafema em questão, por isso medie a leitura para não perder tempo didático, a ideia é que reflitam sobre a imagem/palavra e escrita correta.
  • O objetivo da atividade é que o aluno descubra que o grafema G pode representar dois fonemas: /g/ - seguido de A,O, U e das consoantes L e R como em gato, glossário, grosseiro e o fonema /ž/ sugerido pelo nome da letra (princípio acrofônico), quando seguido das vogais I, E, como em gelo, girafa.
  • Espera-se que as crianças percebam que a letra G, seguida de E ou de I, nunca representa /g/, daí a necessidade do dígrafo GU, como em caranguejo e preguiça.
  • Peça aos alunos que observem as imagens e analisem qual é a escrita correta.
  • Questione: ‘O que percebem em cada situação?’, ‘Será que o som da palavra muda de acordo com a escrita?’, ‘A palavra gelo gera dúvida quanto a escrita? Qual a melhor forma de descobrir a escrita correta de uma palavra?’, realizar coletivamente a atividade, com base em análise, possibilita aos alunos organizarem o que sabem para antecipar futuras escritas.
  • A regra não será definida rigidamente, o ponto forte da aula é criar situações que alunos possam se apoiar para escreverem corretamente, e consequentemente ampliar a competência linguística.
  • Ao observarem o som produzido pelo uso do G/GU em cada palavra, chame a atenção para a letra que vem depois da letra G. Essa será uma das principais dicas ao analisarem palavras escritas com G.
  • Atente-se aos dígrafos que ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema no caso da letra G serão considerados dígrafos as letras gu quando estiverem seguidas das vogais E/I para representar o fonema G, por exemplo a palavra ÁGUA não é dígrafo, pois você ouve todas as letras.
  • Peça aos alunos que digam qual é a escrita correta de acordo com a imagem e justifique a escolha, que será pautada na organização de um conjunto de regras, da qual os alunos conseguem tomar certos cuidados antecipando como deve ser a escrever.

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita).

Atividade impressa, disponível aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete as imagens. Caso não possa, imprima a atividade.
  • Continue o questionamento sobre a escrita correta de acordo com a imagem e justificando a escolha.

Materiais complementares: Atividade em folha para impressão, disponível aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas, considerando os diferentes níveis de aprendizagem que pode existir na sala de aula. Os agrupamentos produtivos podem proporcionar situações de conflito, debate, argumentação e isso se constitui como boa ferramenta para que exercitem as regularidades ortográficas da aula.
  • Entregue a atividade de exercitação e diga aos alunos que devem completar as lacunas da atividade usando a palavra correta quanto ao uso de G ou Gu.
  • Peça aos alunos que analisem as palavras antes da escolha e expliquem o que percebem quando a letra G é seguida pelas vogais A, O, U e o que percebem quando a letra G acompanhada de U é seguida pelas vogais E, I. Ajude os alunos a estabelecerem relações entre o som que a letra G representa de acordo com a letra que vem depois.
  • Ao término da atividade, junte as duplas e forme quartetos. Peça aos alunos que troquem informações entre eles sobre a escrita que fizeram, para que confrontem suas hipóteses e possam debater entre eles a escolha feita em usar G ou Gu.
  • Circule entre os grupos, fazendo intervenções que os ajude a refletir sobre as regularidades. Para isso, faça perguntas como: “Quais letras aparecem depois de Gu que formam o mesmo som?”, “A escrita do G nas palavras portuguesa e formiga tem o mesmo som?”, “Se colocarmos ou tirarmos a letra U depois da letra G muda o som da palavra portuguesa?”.
  • Realize a correção/socialização no coletivo. Para isso, projete a atividade (se não puder projetar, escreva as palavras corretas no quadro ou em folhas coloridas para que seja fixada no painel de descobertas).
  • Peça aos alunos que verifiquem a escrita e façam uma autocorreção.
  • Faça novas perguntas disparadoras como: O som da letra G como na palavra girafa podemos confundir com o som de qual letra?, Se duas palavras são escritas com G, mas apresentam sons diferentes como podemos saber qual é a escrita correta? Aqui é um bom momento para enfatizar o uso de fontes de pesquisa como o painel de descobertas, o caderno e o dicionário.

Materiais complementares: Folhas coloridas, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita), caderno, tv e projetor.

A atividade impressa, disponível aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Faça um fechamento coletivo da aula para sistematizar as regularidades.
  • O contexto interno da palavra é que determina que letra usar em sua grafia nos casos citados pela habilidade. Levar o aluno a construir regras é a estratégia indicada, e pode ocorrer pela análise comparativa das ocorrências em listas de palavras, favorecendo a antecipação do contexto em que é correto usar uma ou outra letra, o que o contribui para a compreensão da regra.
  • Retome as descobertas discutidas até aqui. Espera-se que, tendo vivenciado aprendizagens desafiadoras e estabelecido relações de semelhança e diferença, os alunos possam organizar o que sabem com base na elaboração de uma “regra” comum para o grupo.
  • Questione os alunos sobre a sonoridade de cada palavra e o que observaram com a atividade. Peça ao alunos exemplos de palavras com G seguidas por uma das vogais: A, O, U, depois peça exemplos de palavras com GU seguidas por E, I. Faça uma pergunta desafiadora: Quando depois do G ocorre a letra U, nem sempre o som de U é pronunciado, verdade ou mentira? Após ouvir os comentários dos alunos dê alguns exemplos de palavras e aborde de forma comparativa dando exemplos: aguentar e caranguejo, guitarra e linguiça. Conforme estudamos até fonética (som) dessas palavras é o mesmo? E se eu omitir alguma letra muda? E se acrescentar alguma letra muda o som ou o sentido da palavra?
  • Após essas perguntas, questione se descobriram algo novo e se podem melhorar o registro coletivo no painel de descobertas.
  • Registre o que os alunos falam, para isso, ouça as considerações dos alunos e reformule-as de modo que consigam sintetizar algumas regras vistas até aqui, para isso anote/confronte o que os alunos falam sobre as regularidades para serem expostas no painel de descobertas. As atividades que envolvem a escrita coletiva de textos permitem um ajustamento da fala, sendo um dos eixos do trabalho com a alfabetização, a exposição oral.
  • Faça um fechamento realizando o registro coletivo incluindo as novas descobertas que pode ser em cartaz no papel pardo ou em outro suporte que seja fixado no painel de descobertas ortográficas que deve ficar exposto em sala de aula para consultas posteriores.
  • Ao final, peça aos alunos que anotem no caderno os registros para que sirva como consulta quando acharem necessário.

Materiais complementares: Cartaz, painel de descobertas e caderno.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades da escrita de palavras com G ou GU.

Materiais necessários: Folhas coloridas, caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação e para impressão.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar pouca fluência para ler e escrever, pois não dominam os padrões da escrita. As letras ou os dígrafos que podem representar um mesmo fonema em uma mesma posição e assim podem criar dificuldades na hora de escrever. Realize agrupamentos produtivos como duplas ou trios, criando oportunidade para trocas de conhecimentos intencionais.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em 04 de set. de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 - Acesso em 04 de set. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras G/Gu, projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Realize a tarefa coletivamente e oralmente. Essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
  • Relembre as discussões realizadas na aula anterior sobre as primeiras descobertas quanto o uso de G/Gu. Caso essa seja sua primeira aula comece refletindo com os alunos sobre a escrita e explicitando que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando G seguido das vogais A, O, U e Gu seguido das vogais E, I.
  • Projete as imagens. Caso não tenha como projetar, imprima as imagens e as palavras que as relacionam, com a finalidade de preparar os alunos para uma leitura intencional, ou seja, que o aluno ao ler a palavra consiga identificar qual a escrita correta. Caso o aluno não consiga, o professor deve ser o modelo, servindo de apoio nos casos de dúvida.
  • Leve em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação que é a aplicação real da atividade, crie um propósito para a escrita correta da representação do fonema/grafema em questão, por isso medie a leitura para não perder tempo didático, a ideia é que reflitam sobre a imagem/palavra e escrita correta.
  • O objetivo da atividade é que o aluno descubra que o grafema G pode representar dois fonemas: /g/ - seguido de A,O, U e das consoantes L e R como em gato, glossário, grosseiro e o fonema /ž/ sugerido pelo nome da letra (princípio acrofônico), quando seguido das vogais I, E, como em gelo, girafa.
  • Espera-se que as crianças percebam que a letra G, seguida de E ou de I, nunca representa /g/, daí a necessidade do dígrafo GU, como em caranguejo e preguiça.
  • Peça aos alunos que observem as imagens e analisem qual é a escrita correta.
  • Questione: ‘O que percebem em cada situação?’, ‘Será que o som da palavra muda de acordo com a escrita?’, ‘A palavra gelo gera dúvida quanto a escrita? Qual a melhor forma de descobrir a escrita correta de uma palavra?’, realizar coletivamente a atividade, com base em análise, possibilita aos alunos organizarem o que sabem para antecipar futuras escritas.
  • A regra não será definida rigidamente, o ponto forte da aula é criar situações que alunos possam se apoiar para escreverem corretamente, e consequentemente ampliar a competência linguística.
  • Ao observarem o som produzido pelo uso do G/GU em cada palavra, chame a atenção para a letra que vem depois da letra G. Essa será uma das principais dicas ao analisarem palavras escritas com G.
  • Atente-se aos dígrafos que ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema no caso da letra G serão considerados dígrafos as letras gu quando estiverem seguidas das vogais E/I para representar o fonema G, por exemplo a palavra ÁGUA não é dígrafo, pois você ouve todas as letras.
  • Peça aos alunos que digam qual é a escrita correta de acordo com a imagem e justifique a escolha, que será pautada na organização de um conjunto de regras, da qual os alunos conseguem tomar certos cuidados antecipando como deve ser a escrever.

Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita).

Atividade impressa, disponível aqui.

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Orientações:

  • Projete as imagens. Caso não possa, imprima a atividade.
  • Continue o questionamento sobre a escrita correta de acordo com a imagem e justificando a escolha.

Materiais complementares: Atividade em folha para impressão, disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas, considerando os diferentes níveis de aprendizagem que pode existir na sala de aula. Os agrupamentos produtivos podem proporcionar situações de conflito, debate, argumentação e isso se constitui como boa ferramenta para que exercitem as regularidades ortográficas da aula.
  • Entregue a atividade de exercitação e diga aos alunos que devem completar as lacunas da atividade usando a palavra correta quanto ao uso de G ou Gu.
  • Peça aos alunos que analisem as palavras antes da escolha e expliquem o que percebem quando a letra G é seguida pelas vogais A, O, U e o que percebem quando a letra G acompanhada de U é seguida pelas vogais E, I. Ajude os alunos a estabelecerem relações entre o som que a letra G representa de acordo com a letra que vem depois.
  • Ao término da atividade, junte as duplas e forme quartetos. Peça aos alunos que troquem informações entre eles sobre a escrita que fizeram, para que confrontem suas hipóteses e possam debater entre eles a escolha feita em usar G ou Gu.
  • Circule entre os grupos, fazendo intervenções que os ajude a refletir sobre as regularidades. Para isso, faça perguntas como: “Quais letras aparecem depois de Gu que formam o mesmo som?”, “A escrita do G nas palavras portuguesa e formiga tem o mesmo som?”, “Se colocarmos ou tirarmos a letra U depois da letra G muda o som da palavra portuguesa?”.
  • Realize a correção/socialização no coletivo. Para isso, projete a atividade (se não puder projetar, escreva as palavras corretas no quadro ou em folhas coloridas para que seja fixada no painel de descobertas).
  • Peça aos alunos que verifiquem a escrita e façam uma autocorreção.
  • Faça novas perguntas disparadoras como: O som da letra G como na palavra girafa podemos confundir com o som de qual letra?, Se duas palavras são escritas com G, mas apresentam sons diferentes como podemos saber qual é a escrita correta? Aqui é um bom momento para enfatizar o uso de fontes de pesquisa como o painel de descobertas, o caderno e o dicionário.

Materiais complementares: Folhas coloridas, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita), caderno, tv e projetor.

A atividade impressa, disponível aqui.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Faça um fechamento coletivo da aula para sistematizar as regularidades.
  • O contexto interno da palavra é que determina que letra usar em sua grafia nos casos citados pela habilidade. Levar o aluno a construir regras é a estratégia indicada, e pode ocorrer pela análise comparativa das ocorrências em listas de palavras, favorecendo a antecipação do contexto em que é correto usar uma ou outra letra, o que o contribui para a compreensão da regra.
  • Retome as descobertas discutidas até aqui. Espera-se que, tendo vivenciado aprendizagens desafiadoras e estabelecido relações de semelhança e diferença, os alunos possam organizar o que sabem com base na elaboração de uma “regra” comum para o grupo.
  • Questione os alunos sobre a sonoridade de cada palavra e o que observaram com a atividade. Peça ao alunos exemplos de palavras com G seguidas por uma das vogais: A, O, U, depois peça exemplos de palavras com GU seguidas por E, I. Faça uma pergunta desafiadora: Quando depois do G ocorre a letra U, nem sempre o som de U é pronunciado, verdade ou mentira? Após ouvir os comentários dos alunos dê alguns exemplos de palavras e aborde de forma comparativa dando exemplos: aguentar e caranguejo, guitarra e linguiça. Conforme estudamos até fonética (som) dessas palavras é o mesmo? E se eu omitir alguma letra muda? E se acrescentar alguma letra muda o som ou o sentido da palavra?
  • Após essas perguntas, questione se descobriram algo novo e se podem melhorar o registro coletivo no painel de descobertas.
  • Registre o que os alunos falam, para isso, ouça as considerações dos alunos e reformule-as de modo que consigam sintetizar algumas regras vistas até aqui, para isso anote/confronte o que os alunos falam sobre as regularidades para serem expostas no painel de descobertas. As atividades que envolvem a escrita coletiva de textos permitem um ajustamento da fala, sendo um dos eixos do trabalho com a alfabetização, a exposição oral.
  • Faça um fechamento realizando o registro coletivo incluindo as novas descobertas que pode ser em cartaz no papel pardo ou em outro suporte que seja fixado no painel de descobertas ortográficas que deve ficar exposto em sala de aula para consultas posteriores.
  • Ao final, peça aos alunos que anotem no caderno os registros para que sirva como consulta quando acharem necessário.

Materiais complementares: Cartaz, painel de descobertas e caderno.

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